Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ALGARVE E ANDALUZIA PROMOVEM OS DESCOBRIMENTOS

Projeto temático DESCUBRITER apresentado em Sagres

Um museu virtual dos Descobrimentos, jornadas sobre o papel dos portugueses e andaluzes nas expedições marítimas da época e passeios a bordo de réplicas de embarcações históricas são as principais ações do projeto «Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos», apresentado esta sexta-feira em Sagres. A iniciativa junta o Algarve a Andaluzia e quer levar os turistas a navegar pela epopeia que envolveu as duas regiões entre os séculos XV e XVII.

Para já, a maior parte das ações ainda só está no papel, mas todas terão de ser postas em prática até ao final de julho. Desde um museu interativo online com documentos, imagens, vídeos e arquivos relacionados com os Descobrimentos até campanhas de sensibilização em barcos semelhantes aos usados nas viagens ultramarinas da época, muitas são as propostas deste projeto que liga sete entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (Diputación de Sevilla), Ayuntamiento de Palos de la Frontera, Turismo do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Vila do Bispo e Promosagres.

Num investimento de cerca de 450 mil euros, cofinanciados a 75 por cento pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP), esta rota turística pretende promover a cultura, a história e o património das navegações do território de onde partiram as primeiras expedições marítimas do mundo.

«Este é um projeto lúdico de grande envergadura, e com rigor histórico, que está a ser desenvolvido por uma equipa transfronteiriça que inclui entidades algarvias. É uma iniciativa que vai certamente valorizar o património luso-espanhol», sustenta o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva.

A apresentação oficial do Descubriter decorreu a bordo da Nao Victoria, uma réplica à escala natural do barco que no século XVI completou a primeira viagem de circumnavegação, sob o comando de Juan Elcano. Esta singular nau ficará atracada no porto da Baleeira, em Sagres, até ao dia 19 de fevereiro e será ponto de passagem de centenas de turistas e de escolas. As visitas são gratuitas e ocorrerão em dois períodos: de manhã (para as escolas) das 10h00 às 14h00, e de tarde (público em geral) das 16h00 às 18h30.

FARO, 2013-02-15
ERTA/GREX, N.º 07/13

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Sítio na Internet: www.descubriter.com
Turismo do Algarve
Gabinete de Relações Externas
Tel.: 289 800 423 / 498
E-mail: comunicacao@turismodoalgarve.pt