Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Investigadores de Peniche preparam hambúrguer de peixe

Investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, estão a estudar a preparação de um inovador hambúrguer de peixe, que será comercializado ainda este ano.

O incentivo ao consumo de peixe é um dos objetivos do novo produto e o grupo de investigadores já testou a aplicação de diferentes espécies de peixe ao hambúrguer, desde pescada, tintureira e paloco, espécies às quais se pretende acrescentar maior valor comercial.
Cavala e sardinha, espécies capturadas na costa atlântica portuguesa, são outras possibilidades.

Maria Manuel Gil, docente que coordena a investigação, explicou à agência Lusa que a ideia partiu de uma fábrica de pescado de Peniche e tem como objetivo, também, o aproveitamento de "produtos da subprodução e de partes comestíveis que não têm valor comercial".
Além disso, valorizar e acrescentar valor comercial a algumas espécies pouco consumidas, como a cavala, ou que são comercializadas congeladas, como a tintureira, estão também entre as pretensões dos promotores.

A equipa está a testar a formulação do produto na cozinha com diferentes espécies de pescado e prepara-se para avançar para a criação de dois protótipos que serão fabricados à escala industrial ainda este ano: um hambúrguer de peixe para crianças e outro para adultos.

O produto inovador no mercado nacional, uma vez que só existe hambúrguer de atum, vai ser produzido pela Nigel, uma fábrica de Peniche.
"Queremos ter um produto sem espinhas, saudável e fácil de confecionar, para incentivar as crianças e jovens a comer peixe", afirmou Elsa Nicolau, da administração da empresa.

Uma cadeira de distribuição alimentar está interessa na comercialização do produto.
A fábrica fatura por ano 11 milhões de euros, metade dos quais são oriundos da exportação.
A empresa, que se dedica à preparação de peixe para vendê-lo congelado e ao fabrico de refeições pré-cozinhadas de peixe, emprega 102 trabalhadores.

fonte
 

VEJA A PRIMEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP