Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Exportações no porto de Sines crescem 27% e mercadorias 11%

O Porto de Sines fechou o ano de 2012 com um novo máximo histórico de movimentação de mercadorias, alcançando um total de 28,6 milhões de toneladas movimentadas. Representa um crescimento global homólogo de 11%, puxado pelos três principais segmentos de carga, os granéis sólidos, a carga geral e os graneis líquidos. De destacar ainda que os movimentos de carga tiveram um crescimento muito mais acentuado que os movimentos de descarga, com os primeiros a aumentarem 18% e os segundos a cresceram 8%.

Para o novo recorde de movimentação de mercadorias destacaram-se muito positivamente o Terminal Multipurpose, o Terminal de Contentores (TXXI) e o Terminal de Graneis Líquidos, registando um crescimento homólogo de 34%, de 23% e de 7%, respetivamente.

Nos contentores foi igualmente registado um novo máximo histórico no ano que agora terminou, tendo sido movimentados 553.063 TEU, mais 24% que em 2011. Com a 2.ª fase de expansão do Terminal XXI concluída em 2012, o movimento de contentores continuou a crescer sustentadamente nos serviços já existentes e iniciaram-se novos serviços que lhe permitiu consolidar a rede de ligações diretas para praticamente todos os continentes do mundo.

O número de navios escalados cresceu 5% e, globalmente, o seu porte aumentou 13%, estando em linha com o perfil cada vez mais sustentado deste porto “hub” ao receber navios de grande dimensão e de calados acima de 16 metros.

Este crescimento global teve reflexos diretos no comportamento excecional das exportações que atingiram um valor global de 6,8 milhões de toneladas, ou seja, mais 27% em comparação com o ano anterior.

O top 10 dos destinos das exportações foram os Estados Unidos da América, China, Brasil, Gibraltar, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica, Espanha e Marrocos. As principais mercadorias exportadas foram os vários tipos de refinados, os mármores e granitos, a pasta e papel, produtos químicos, coque e semicoque, maquinarias e produtos portugueses para consumo.
 

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA