Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

P&O Cruises em Ponta Delgada com cerca de 6000 turistas

O final desta semana e o início da próxima assinalam um importante movimento de navios de cruzeiro em Ponta Delgada. Assim, de quinta a segunda-feira, os Açores registam três escalas do conhecido operador britânico P&O Cruises. No conjunto, os navios Oriana, Aurora e Azura trazem a São Miguel cerca de 6000 passageiros e 2700 tripulantes, gerando-se dias com os já habituais colorido e movimentação que os turistas dão à cidade.

Dia 10 de Janeiro, o navio de cruzeiros Oriana realizou a primeira de três escalas previstas para este ano nos Açores. Proveniente de Southampton, visitou Ponta Delgada em mais um itinerário com destino às Caraíbas, onde vai realizar um périplo por St. Maarten, Antigua, St. Lucia, Barbados e St. Kitts. Inaugurado em 1995, o Oriana foi construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Mede 260 metros de comprimento, 32 metros de largura, 7,9 metros de calado, possui 69,153 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para 1820 hóspedes e 820 tripulantes.
Destaque especial para o facto de na viagem de regresso a Inglaterra, o Oriana realizar escala na Horta, no dia 26 de Janeiro, o que é demonstrativo da cada vez maior importância que os Açores assumem nas rotas atlânticas.

Esta sexta, as Portas do Mar foram palco da primeira escala que o navio de cruzeiros Aurora realizou no seu worldcruise de 2013. A estadia assumiu particular importância por se enquadrar no âmbito de um cruzeiro de circunavegação, no qual serão contempladas visitas a locais emblemáticos como Caraíbas, Canal do Panamá, São Francisco, Honolulu, Bora Bora, Auckland, Sydney, Osaka, Shangai, Hong Kong, Singapura, Mumbai, Dubai, Suez, Haifa, Roma, Lisboa, entre outros. Como principais características do Aurora, destacamos os seus 270 metros de comprimento, 32 metros de largura e 7,9 metros de calado. Possui 76,152 mil toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 1895 passageiros e 850 tripulantes.

Segunda feira, dia 14 de Janeiro, visita Ponta Delgada o navio de cruzeiros Azura, também da operadora britânica P&O Cruises. Com itinerário iniciado em Southampton, efetua escala Ponta Delgada num trajeto com destino às Caraíbas, onde tem previsto visitas a St. Maarten, St. Kitts, St. Lucia, e Barbados. É aguardado nas Portas do Mar pelas 07.00 horas e prevê-se que cá permaneça até às 15.00 horas, altura em que retomará a viagem com destino a Philipsburg, capital de St. Maarten.
Claramente vocacionado para o mercado britânico, o Azura foi inaugurado em Abril de 2010, após ter sido construído nos estaleiros italianos de Fincantieri. Com 290 metros de comprimento, 36 metros de largura e 8,5 metros de calado, possui 116 mil toneladas de arqueação bruta e transporta, no máximo, 3510 passageiros e 1239 tripulantes.