Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
LAGOS
Arte Xávega, a pesca por arrasto na Meia Praia
Um dos tipos de pesca mais antigos do Algarve continua a persistir no areal da Meia-Praia por um dos únicos mestres da arte xávega que ainda tem licença, em Lagos – José Glória, mais conhecido por Mestre Zé Bala.
![]() |
NORUEGA
Nos fiordes, à boleia do salmão
Nas últimas décadas, os fiordes da Noruega encheram-se de viveiros onde cresce o salmão que o país exporta para cerca de 140 países. Depois de anos de críticas à qualidade do peixe criado em aquacultura, os produtores estão a abrir as portas a quem quiser verificar como tudo é feito. Entre fiordes, viveiros e a mesa de um restaurante, o país deixa-se ver à boleia de um peixe de carne rosa.
![]() |
Governo determinou quotas para frota portuguesa no Atlântico Norte
O Governo determinou as quotas para os navios portugueses de pesca que operam no Atlântico Norte e licenciou onze navios que partem da Gafanha da Nazaré à pesca de bacalhau, cantarilho, raia e verdinho.
![]() |
Histórias de Jovens Pescadores
David Caçoila, homem do mar desde que se conhece
David Caçoila, 36 anos, casado, um filho, é homem do mar desde que se conhece. Aprendeu com pai a gostar do mar, sobretudo na apanha da alga, em São Martinho do Porto, onde ainda vive. Esta experiência levou-o, com naturalidade, à Marinha, onde foi Mergulhador da Armada Portuguesa durante 3 anos. Ganhou os conhecimentos que lhe permitem hoje ser um profissional do mar.
![]() |
PORTO DE PESCA COSTEIRA DE AVEIRO
Docapesca avança para nova dragagem na área da lota
A Docapesca abriu um concurso para a dragagem de conservação de fundos do porto de pesca costeira de Aveiro. Vai investir 305 mil euros numa operação que tem como objetivo a melhoria das condições de segurança, navegabilidade e de estacionamento de embarcações neste porto.
![]() |
Albufeira - intervenção no porto de pesca
A Docapesca - Portos e Lotas efectuou uma intervenção no porto de pesca de Albufeira, que teve como objectivo melhorar as condições para a atracagem de embarcações.
Segundo revela a empresa, encontra-se já concluída a requalificação do sistema de bóias de amarração de embarcações naquele porto algarvio, com capacidade total para 40 barcos. A Docapesca acrescenta que esta intervenção implicou a substituição de todos os pontos de amarração.
![]() |
Biqueirão também já pode ser pescado à sexta-feira
A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, desde 8 de Agosto, passou também a ser permitida a pesca de biqueirão (Engraulis encrasicholus) à sexta-feira.
Explica aquela Direcção-Geral que “considerando a evolução das descargas efectuadas desde 1 de Julho último, considera-se poder ser autorizada a captura de biqueirão à sexta-feira”.
![]() |
REPORTAGEM ESPECIAL SIC
Pescadores do fim do mundo
Cada vez mais indonésios chegam a Portugal para trabalhar no setor da pesca. No ano passado, só nos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, estiveram registados perto de 200 homens. Os armadores dizem que sem eles a frota pesqueira pára.
![]() |
Mariscadores algarvios:
«No corpo tenho água salgada ao invés de sangue»
É com Francisco Cruz, mariscador profissional algarvio, que entramos nas águas frias e revoltas do Atlântico. Chico, como é conhecido localmente, fala de uma labuta árdua à cata de percebes. “No corpo tenho água salgada ao invés de sangue”, confidencia.
![]() |
Fileira do Pescado
A FILEIRA DO PESCADO pretende promover e valorizar a qualidade e a sustentabilidade do pescado consumido em Portugal, assumindo-se como um interlocutor privilegiado com as diversas instituições e com o consumidor.
![]() |
Governo aumenta quota de pesca da sardinha em 1.800 toneladas
“A biomassa cresceu 24% e nós tomámos a decisão de aumentar a quota em 25%”, afirmou esta quinta-feira a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estimando que este aumento da quota permita “manter a pesca da sardinha até outubro”.
Os dados avançados pela governante, em Peniche, apontam para “um aumento de 1.800 toneladas” de sardinha que os pescadores vão poder pescar a mais do que a quota prevista de 2.181 toneladas, que podiam capturar, a partir do mês de agosto.
![]() |
LOTAÇOR
A Pesca nos Açores
A Pesca que nos Açores remonta à colonização das ilhas, explora cerca de 80 das mais de 500 espécies marinhas que compõem o ecossistema. Maioritariamente artesanal, os aparelhos de linha e anzol dominam as diversas pescarias.
Aliás, nas águas em torno dos Açores a potencialidade pesqueira é condicionada pela profundidade, fortes correntes e pela natureza e irregularidade do fundo, que dificultam a utilização de artes de pesca. Assim, a pesca praticada pela frota regional é realizada na proximidade das ilhas, nos bancos de pesca e nos montes submarinos que apresentam profundidades menores do que os 1.000 metros.
![]() |
Mulheres-arrais, as pescadeiras com o dever do mar
Andam no mar desde sempre, ou pelo menos desde há 100 anos, o que é um tempo imemorial. Mas são uma rareza num mundo masculino e ainda parecem gostar de se invisibilizar: são as mulheres que vão com os seus homens de barco e começam a mandar. A NM andou com elas, e com eles, todos são casais, na costa brava do Alto Minho, da Apúlia até Viana e elas contam porque é que não resistem ao mar.
![]() |
Câmara da Murtosa investe na construção de três armazéns de apoio à Arte Xávega, na praia da Torreira
A Câmara Municipal da Murtosa iniciou, recentemente, a empreitada de construção de três armazéns de apoio à Arte Xávega, na praia da Torreira, adjudicada à empresa Edibeiras - Edifícios e Obras Públicas das Beiras, L.da, pelo valor 357.768,63€.
As infraestruturas serão alocadas às três Companhas de Arte Xávega que actualmente operam no Concelho da Murtosa e visam qualificar as condições do exercício da atividade, beneficiando uma comunidade com grande relevância económica, social e cultural, ajudando a perpetuar artes de pesca que fazem parte da matriz identitária das gentes da Murtosa.
![]() |
Ministra do Mar diz haver condições para pescar mais sardinha em Portugal
A Ministra do Mar disse esta terça-feira haver condições para aumentar a quota de captura de sardinha, contrariando as declarações do diretor-geral das Pescas da Comissão Europeia, que assinalou que o `stock` em Portugal e Espanha está "em mau estado".
"Entendo que será um desconhecimento sobre os últimos dados que nós já temos, já analisámos, e que permitem com certeza termos aqui pelo menos uma base para pedirmos um ligeiro aumento daquilo que é a quantidade a pescar pelos nossos pescadores e pelos pescadores espanhóis", disse a ministra.
![]() |
Docapesca abre concurso para reabilitação da Lota da Fuzeta
A Docapesca abriu o concurso público para a reabilitação do edifício da lota da Fuzeta, no concelho de Olhão, com um preço base de 320 mil euros. A necessidade de requalificação da Lota da Fuzeta tem como primordial objectivo melhoria das condições higiossanitárias da infra-estrutura e a valorização do pescado transaccionado.
![]() |
Docapesca investe 236 mil euros no Porto de Pesca de Matosinhos
A Docapesca – Portos e Lotas abriu concurso para a requalificação do sistema de captação de água salgada, filtragem e tratamento prévio à distribuição às pontes-cais do Porto de Pesca de Matosinhos, com um preço base de 235.902 euros e um prazo máximo de execução de 120 dias.
![]() |
Novo concurso para o Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico
Foi publicado dia 25, no Jornal Oficial, um novo concurso público para o Núcleo de Pescas da Madalena, no Pico, com novo valor base de 990 mil euros.
A empreitada prevê a construção de dois cais, um de alagem com 20 metros e um outro auxiliar com 17 metros, o que permite aumentar, cerca de 50% a zona acostável para a pesca local. Os trabalhos incluem igualmente a construção de um terrapleno com 1.200 metros quadrados e uma zona diferenciada para os pescadores.
![]() |
SARDINHAS
Loucos por elas
Está gorda ou magra, congelada ou fresca, é da espanhola ou da portuguesa, há muita ou pouca? A sardinha provoca muitas dúvidas, polémicas e, sobretudo, muito apetite. Depois de meses de jejum, o "EXPRESSO" falou com pescadores, conserveiros, cientistas e cozinheiros e diz-nos tudo sobre o peixe mais desejado.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Lançado concurso para melhoramentos no cais da lota
A Docapesca prepara trabalhos de melhoramentos das estruturas de protecção e acesso de cais no porto de pesca costeira de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.
A primeira fase desta empreitada de obras públicas acaba de ser colocada a concurso público. O valor base dos trabalhos é de 135.000 euros e o prazo de execução de 132 dias. Os trabalhos dizem respeito a reparação e manutenção de instalações.