Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Pescadores de Peniche e SPEA juntos no MedAves Pesca
Concluída a fase preparatória, vai arrancar o projecto MedAves Pesca, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), “que pretende trabalhar com pescadores de Peniche para juntos desenvolverem formas de reduzir o número de aves que morrem devido às capturas acidentais nas artes de pesca”, conforme informou a sociedade.
![]() |
DGRM clarifica regras sobre obrigações de descarga de capturas
Em vigor desde 1 de Janeiro deste ano, as obrigações de descarga da pesca capturada são agora resumidas numa nota explicativa da DGRM sobre o assunto, com referência às regras aplicáveis, isenções previstas, implicações no registo das capturas e na estiva a bordo
![]() |
Polvo bate a sardinha em valor de vendas nas lotas
O polvo, com 35,5 milhões de euros e um aumento de 7,1% no preço médio por quilo, foi a espécie mais relevante, em valor de vendas, nas lotas portuguesas durante o ano de 2018, anunciou o gabinete da Ministra do Mar.
![]() |
Município e Pescadores da Nazaré estudam criação de Cabaz de Peixe
O Município e a Associação de Armadores e Pescadores da Nazaré iniciaram conversações com vista à criação de um “cabaz de peixe”, semelhante ao que existe em outros concelhos portugueses com atividade piscatória.
O objetivo da proposta de criação de um cabaz de peixe fresco, pescado na costa pelas embarcações locais, a que poderão juntar-se os legumes produzidos pelo concelho, “é criar circuitos curtos de venda por intermédio e apresentar um preço mais competitivo para o comprado”, explica Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.
![]() |
Melhoria contínua dos processos de controlo e inspecção das pescas
Publicados dois despachos do SIFICAP
Esta terça-feira, 8 de Janeiro, foram publicados dois despachos da Direcção de Serviços de Inspecção, Monitorização e Controlo das Actividades Marítimas (SIFICAP), nos termos dos n.os 6 e 7 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 79/2001.
A publicação destes despachos é fundamental para a melhoria contínua dos processos de controlo e inspecção das pescas.
![]() |
EM 2018
VALOR DO PESCADO COMERCIALIZADO NAS LOTAS DO CONTINENTE PORTUGUÊS SUBIU 4,9% ATINGINDO 205 MILHÕES DE EUROS
O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, ascendeu a 205,1 milhões de euros em 2018, o que representa um crescimento de 4,9% em comparação com os 195,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde 2008.
![]() |
SESIMBRA
Um dos peixes mais saborosos do mundo
O saber dos homens do mar de Sesimbra e as técnicas artesanais que foram desenvolvendo ao longo dos tempos, assim como as caraterísticas do seu mar, fazem com que o peixe capturado pela frota sesimbrense seja reconhecido por muitos chefs como um dos mais saborosos do mundo.
![]() |
Docapesca adjudica reabilitação de armazéns no Porto de Pesca de Sines
A Docapesca anunciou esta quinta-feira que vai avançar com a empreitada de reabilitação dos blocos D e E dos armazéns do porto de pesca de Sines.
De acordo com a empresa, trata-se de um investimento que ascende a 32 mil euros, no âmbito da política de melhoramento das características físicas, de higiene e segurança das infraestruturas nos portos de pesca.
![]() |
Período de candidaturas a apoio à proibição da pesca da sardinha foi alargado
O Governo alterou o regime de apoio à cessação temporária da pesca da sardinha, alargando o período de apresentação candidaturas de dez para 20 dias após o início da paragem e modificando as condições de elegibilidade, foi anunciado esta quarta-feira, avança a Lusa.
“As candidaturas são apresentadas online pelos armadores, no prazo de 20 dias úteis contados do início de paragem, através do Balcão 2020“, lê-se numa portaria publicada em Diário da República.
![]() |
Porto de Sesimbra vai ter novo estendal de pesca já em Março
O Porto de Sesimbra vai contar com um novo estendal das artes de pesca palangre a partir de meados de Março. A obra, promovida pela Docapesca e que representa um investimento de 122 mil euros, incide na requalificação de um espaço com cerca de 3 600 metros quadrados no porto de pesca e tem um prazo de execução de 90 dias.
![]() |
Regime sancionatório aplicável à pesca maritima
Parlamento concede ao Governo autorização legislativa
Pela Lei n.º 68/2018, de 26 de dezembro, a Assembleia da República confere ao Governo autorização legislativa para, no âmbito do regime jurídico aplicável ao exercício da atividade da pesca comercial marítima, tipificar comportamentos como factos ilícitos, censuráveis e passíveis de aplicação de coima, sujeitá-los à aplicação de medidas cautelares e sanções acessórias e estabelecer valor das respetivas coimas, bem como o regime de notificações e de efeito do recurso.
![]() |
SEAitALL teve sessão de encerramento do projecto
Decorreu recentemente a sessão de encerramento do projecto SEAitALL, que visa o desenvolvimento de soluções inteligentes para monitorização e controlo de pesca. Conforme detalha Pedro Lousã, Coordenador-geral do projecto, o SEAitALL é uma evolução do MONICAP (Monitorização Contínua das Actividades de Pesca), criada nos anos 80 do século XX, em Portugal, que terá sido pioneiro nessa matéria.
![]() |
Venda de pescado em lota nos Açores
Gui Menezes: este «é um dos melhores anos de sempre»
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, admitiu que 2018 é “um dos melhores anos de sempre” em vendas de pescado em lota e lembrou que este ano já se alcançaram 35 milhões de euros em primeira venda na região, mais 30% do que em 2017.
![]() |
PONG Pesca assinou Declaração dos Açores sobre pesca de atum de salto e vara
A PONG-Pesca assinou a Declaração dos Açores, “que pretende apoiar a Pesca de Atum de Salto e Vara e estabelece o compromisso definitivo para garantir um futuro sustentável e equitativo para estas pescarias, bem como para dar prioridade às necessidades das comunidades e culturas a elas associadas”, refere a organização.
![]() |
POSSIBILIDADES DE PESCA PARA PORTUGAL SOBEM 24% EM 2019
Portugal obteve, no «Conselho AGRI/PESCAS de 17 e 18 de dezembro, possibilidades de pesca para 2019 que atingem globalmente um valor recorde de 131 mil toneladas, a que corresponde um aumento de mais 24% face a 2018, um nível que ultrapassa mesmo o valor de 2017, quando esse valor global já havia subido ao patamar das 119 mil tons.
![]() |
TAVIRA
Já começou dragagem para repôr acesso ao porto de Santa Luzia
A Docapesca já deu início à “dragagem de restabelecimento do acesso marítimo aos cais flutuantes do porto de pesca de Santa Luzia, em Tavira”, conforme informa em comunicado. A operação deve estar concluída em 60 dias e representa um investimento aproximado de 150 mil euros.
![]() |
Portugal consome 20% do bacalhau capturado no mundo
De acordo com os dados enviados à Lusa pelo Conselho Norueguês da Pesca (NSC, na sigla em inglês), o mercado português é o que mais consome bacalhau salgado no mundo, o equivalente a 20% de todo o bacalhau capturado a nível mundial.
![]() |
AÇORES
Fundopesca activado
O Conselho Administrativo do Fundopesca, um fundo de compensação salarial para pescadores dos Açores, decidiu activar o fundo, informou o Governo Regional dos Açores. Presidido pelo Director Regional das Pescas dos Açores, Luís Rodrigues, o fundo vai abranger “700 pescadores, que vão receber o equivalente a meio salário mínimo, ou seja, 305 euros”, referiu aquele responsável.
![]() |
Docapesca abre concurso para modernizar lota de Olhão
A Docapesca lançou um concurso público para a repavimentação do edifício da lota de Olhão, com o valor base de 200 mil euros e prazo de execução de 120 dias, no âmbito de um “conjunto de intervenções no porto de pesca de Olhão, que visam a reorganização e melhoria das condições de trabalho na área portuária”, enquadrada no “objectivo estratégico da Docapesca de modernização e beneficiação dos estabelecimentos de primeira venda de pescado e áreas adjacentes”.
![]() |
Lotas algarvias vendem menos sardinha e mais cavala
Foi vendido menos peixe e a um preço médio mais baixo nas lotas algarvias, nos primeiros oito meses de 2018, em comparação com período igual de 2017, segundo dados Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). A quantidade de sardinha caiu quase para metade, enquanto a de cavala aumentou.