Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EXTREME SAILING SERIES

Mais de 50 mil pessoas viram barcos no Douro

Ao terceiro dia, o vento finalmente apareceu em força e os catamarãs da Extreme Sailing Series puderam soltar toda a sua energia como um puro sangue que se liberta das rédeas. Ao longo dos três dias da prova mais de 50 mil pessoas acorreram às ribeiras de Porto e Vila Nova de Gaia, tornando-a a etapa com a maior assistência desde que o circuito foi criado, em 2007.

RTP

Os Grandes Veleiros pela sexta vez em Portugal

É a sexta vez que Portugal vai albergar o evento "The Tall Ship Races". Entre 19 e 22 de julho, Lisboa vai receber 45 grandes veleiros provenientes de Saint Malo, França, com três mil tripulantes, com a organização a apontar para a marca do milhão de visitantes, naquela que será a primeira etapa da prova. Depois, os navios seguem para Cadiz, em Espanha, onde irão disputar a segunda etapa.

TALL SHIP RACES - 19 A 22 DE JULHO, EM LISBOA

Navegar continua a ser preciso

No outro lado da linha do telefone soou a voz de uma mãe: "Mas o que é que vocês fizeram ao meu filho?" Marta Lobato, directora da ‘Tall Ships Races’ em Portugal, estremeceu, só de ouvir. Afinal, não era caso para isso. O rapaz, que antes de embarcar numa viagem na caravela ‘Vera Cruz’ "não se importava com ninguém" mudou, mas para melhor. Até já fazia a cama e punha a mesa.
Nem outra coisa seria de esperar, depois do tal jovem ter participado nas ‘Tall Ships Races’, regatas organizadas anualmente pela Sail Training International, uma associação com vista a promover a formação e o treino de mar, assim como a convivência intercultural de jovens de todo o Mundo.

Madeirense participa nos Tall Ships 2012

A Comunidade Britânica da Madeira decidiu oferecer uma aventura a um madeirense residente no lar da Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM), que, durante os próximos 15 dias, vai viajar a bordo do veleiro 'The Lord Nelson' , da 'Jubilee Sailing Trust', uma embarcação preparada para pessoas com deficiências físicas que participa no "Ships Race 2012 Tall".

MSC Cruzeiros transmite Jogos Olímpicos 2012

De 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012, os passageiros de todos os navios da frota MSC Cruzeiros vão poder combinar as suas férias de Verão com a emoção dos Jogos Olímpicos, sintonizando-se com Londres e vivendo em directo a emoção e a tensão que só este grandioso evento internacional proporciona.

Extreme Sailing Series arrancou no Porto

O Extreme Sailing Series, Act 4, etapa do Porto, começou esta quinta-feira a todo o gás, com grande ondulação e vento forte a criar uma corrida emocionante. As novas caras do circuito - Fred Le Peutrec e Andrew Walsh - mostraram que podem competir com os skippers mais experientes, ambos a liderar as respectivas equipas para vitórias em regatas no dia da abertura, mas foi Leigh McMillan quem acabou em primeiro. No final do dia McMillan, da equipa The Wave, Muscat previu que esta «será a etapa mais difícil no circuito deste ano».

PRÉMIO NO VALOR DE 400 MIL DÓLARES

Madeira incluída na prova mundial de pesca do Blue Marlin

O vigésimo oitavo Campeonato do Mundo de Pesca do Blue Marlin, iniciado esta quarta-feira, incluiu também a Madeira, marcada pela preferência de muitos pescadores internacionais que já se encontram na região há alguns dias para participarem nesta prova que tem uma duração de 17 horas. Findo este tempo, as embarcações têm de regressar obrigatoriamente à marina de onde partiram.
O pescador que capturar o maior peixe receberá um prémio no valor de 400.000 dólares; se não houver vencedor, o prémio acumula com o do próximo ano.

COMEÇA ESTA QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO, NO PORTO E EM GAIA

Extreme Sailing Series

Foram-se os aviões da Red Bull Air Race, entram os "fórmula 1 da vela". As marginais do Porto e Vila Nova de Gaia recebem, pela primeira vez, este ano, uma das oito etapas do Extreme Sailing Series, uma corrida que recebe "a elite de skippers e tripulações olímpicas e veteranas da Taça América nas primeiras regatas em estilo stadium races".
Ultrapassar os 40 mil espectadores é o objectivo dos organizadores da Extreme Sailing Series no Porto, uma competição de vela orçada em 800 mil euros que promete muita animação dentro e fora de água.

DESPORTOS NÁUTICOS

Medão/Supertubos - A onda perfeita

A praia de Peniche já passou de segredo bem guardado a meca internacional do surf. Os praticantes de surf acorrem aos magotes, atraídos pelas ondas que, não só são grandes, como têm a forma ideal. Acácio Grandela, hoje com 39 anos, lembra-se bem da primeira vez que apanhou uma onda na praia do Medão, junto de Peniche. Este empresário da restauração, natural do vizinho Baleal, tinha então 14 anos, e foi convidado para participar num campeonato de escolas de surf.

Embaixador argentino prepara visita do ARA Libertad à Madeira

O navio-escola argentino ARA Libertad deverá chegar ao Porto do Funchal dia sete de Agosto, onde permanecerá até ao dia 10, rumando depois para o Porto de Lisboa. Para preparar esta estadia, que inclui vários eventos na região, o embaixador da Argentina em Lisboa, Jorge Faurie, encontra-se na Madeira, tendo reunido na manhã desta terça-feira com a Presidente da Administração dos Portos da Madeira, Alexandra Mendonça.
 

DE 15 A 22 DE JULHO

Atlantis CUP/Regata da Autonomia vai unir quatro ilhas dos Açores

A Atlantis CUP/Regata da Autonomia, a maior prova de vela de cruzeiro que se realiza nos Açores, vai unir quatro das nove ilhas do arquipélago entre 15 e 22 de Julho, num total de 273 milhas náuticas.
"Espera-se uma boa adesão a esta importante prova", afirma Fernando Menezes, presidente do Clube Naval da Horta, que organiza a competição, frisando que a regata, além da componente desportiva, é também "uma forma simbólica de celebrar a autonomia no mar".

Marinha apoia a Selecção Nacional

A Marinha Portuguesa apoia a Selecção Nacional que participa no Campeonato Europeu de Futebol 2012, com um vídeo realizado e protagonizado por profissionais de diversas unidades.

GOVERNO CONTA COM UM SECRETÁRIO DE ESTADO SURFISTA

Quanto vale uma onda em Portugal?

“Quanto vale uma onda” em Portugal é o objectivo de um estudo académico, que está a ser desenvolvido por investigadores universitários, economistas, ambientalistas e surfistas que esperam ter uma resposta já em Novembro.
O estudo “Value of Waves and Ocean Culture” (VoW) foi apresentado na Universidade Nova de Lisboa, e contou com a presença de investigadores, ambientalistas, autarcas e até de um secretário de Estado “surfista”, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

CONFERÊNCIA, ESTA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JUNHO

«Figueira da Foz, a Cidade, o Mar e a Cidadania»

A Coimbra Business School do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, em conjunto com o Lions Clube de Coimbra e a SOS Cabedelo realizam esta segunda-feira, 18 de Junho, pelas 18h, a conferência "Figueira da Foz, a Cidade, o Mar e a Cidadania".
A conferência terá lugar no auditório do ISCAP e a sua abertura será feita pelo surfista e escritor Gonçalo Cadilhe.

Canoa de mar envolvida em viagem transatlântica chega à Marina da Horta

Chegou quarta-feira à Marina da Horta a canoa de mar “Vitéz”, um audacioso projecto de Gábor Rakonczay que nesta embarcação de 7.5 metros, única no seu género, fez a primeira travessia oceânica deste tipo entre Grã-Canária e Antígua.
O percurso de 2808 milhas náuticas foi percorrido em 60 dias por este húngaro de 31 anos. Rakonczay já cruzara o oceano anteriormente por duas vezes em veleiros e uma vez num barco a remos de 9 metros, com um companheiro, em 2007, fazendo nessa última volta o mesmo percurso que a canoa “Vitéz” agora efectuou.

ESTE SÁBADO, 16 DE JUNHO

Surf adaptado em Peniche

A SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado apresenta o seu primeiro evento oficial dia 16 de Junho, pelas 10h da manhã, na Praia do Baleal, em Peniche. O objectivo da SURFaddict é a divulgação da prática de surf por pessoas portadoras de deficiência motora, visual ou cognitiva. A praia do Baleal conta com todas as condições de acessibilidade necessárias à prática deste desporto.
Vários surfistas portadores de deficiência vão demonstrar a modalidade, cuja prática estará aberta, de forma gratuita, a todos os que quiserem experimentar.

REGATA SANTA JOANA - PORTO DE AVEIRO - UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Clube Náutico Boca da Barra na senda das vitórias

Decorreu na tarde de sábado, 9 de Junho, no campo de Regatas do Sporting Clube de Aveiro, a já tradicional Regata de Santa Joana.
Estiveram em competição diversas classes distribuídas por varios clubes da região, tendo o C.N.B.B. Clube Náutico Boca da Barra alcançado duas vitórias nas divisões da classe Laser em que competiu.

HOJE, 9 DE JUNHO

Regata Santa Joana - Porto de Aveiro - Universidade de Aveiro

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA), em parceria com o Núcleo de Desportos Náuticos da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) organiza hoje, 9 de Junho, a “Regata Santa Joana / Porto de Aveiro / Universidade de Aveiro”, reunindo mais de uma centena de velejadores das mais variadas classes no Campus Náutico do clube aveirense, localizado em pleno coração das marinhas de sal, logo após o “Eco-museu da Troncalhada”.

REGATA DE EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DO ESTUÁRIO DO TEJO ESTE DOMINGO

Associação Naval Sarilhense colabora com a Volvo Ocean Race

A Associação Naval Sarilhense (ANS) foi convidada a colaborar com a organização da Volvo Ocean Race Lisboa, durante o período em que os veleiros participantes nesta prova estiverem em Lisboa. Uma prova que se constitui aliás como a maior e mais antiga regata de circum-navegação à vela com escalas, acompanhada por milhões de espectadores em todo o mundo.
No âmbito desta colaboração, será organizada, este domingo (3 de Junho), pelas 12h00, uma Regata de Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo.

ESTE DOMINGO, NO CABO DA ROCA, EM CASCAIS

Pesca Submarina Solidária

Este domingo, 3 de Junho, decorre um evento de Pesca Submarina Solidária na zona do Cabo da Roca, em Cascais, organizado pelo Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada (CNOCA) e pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, e que tem o apoio da Marinha.

Total: 345
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18