Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FUNCHAL

Europeu de RS:X preparado para os duelos no mar

Durante quase toda esta quinta-feira os 79 velejadores, que hoje vão entrar na água para discutirem, ao longo de sete dias, o título de campeão europeu de 2012 de vela, da classe RS:X, tiveram intenso trabalho para ultimar os pormenores para o evento que pela primeira vez é disputado na Madeira, mais propriamente no Funchal.

INTERCÉLTICA

A fileira náutica no centro da economia do mar

A Intercéltica continua a colocar a náutica na agenda, nacional e europeia, do mar, reforçando a importância deste sector para o desenvolvimento económico de Portugal. Participou activamente na recente edição da Nauticampo, na FIL, em Lisboa, onde também teve lugar a apresentação das próximas edições dos Atlantic Games. Em Março próximo promoverá, no Porto, a última reunião plenária do NEA2, cujo êxito faz deste projecto uma referência para a Estratégia Marítima Atlântica.

Centro Náutico abre em Algés

O novo Centro Náutico de Algés já iniciou a sua actividade, com a chegada das primeiras embarcações para trabalhos de manutenção e reparações.
Este equipamento náutico é gerido pela entidade criada em conjunto pela Marina de Lagos/MSF e Sopromar, vencedora do concurso público promovido pela Administração do Porto de Lisboa (APL) em 2011 para a construção e gestão do Centro Náutico de Algés, em regime de concessão por 27 anos. O valor do investimento em curso é de 2,7 milhões de euros.

VELA

Campeonato Europeu da Classe Olímpica de RS:X na Madeira

Mais de uma centena de velejadores de 24 países participam de 23 de Fevereiro a 1 de Março no Campeonato Europeu da Classe Olímpica de RS:X que decorre na Madeira, numa organização do Clube Naval do Funchal.
Durante sete dias, poderão ser vistas regatas em alguns pontos do Porto do Funchal e ao fim da tarde no Village RS:X, no Posto de S.Lázaro, onde os visitantes poderão experimentar simuladores de Windsurf e degustar sabores da Madeira, com música ambiente.

APORVELA na NAUTICAMPO

A APORVELA (Associação Portuguesa de Treino de Vela) está representada, na NAUTICAMPO 2012, que decorre até 12 de Fevereiro.
Durante os cinco dias do certame, a APORVELA vai sortear uma viagem a bordo do Creoula durante as “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” e oferecer um fim-de-semana a bordo da Caravela Vera Cruz às primeiras 20 pessoas que se inscreverem para embarcar naquele que será o Grande Evento do Ano em Portugal.

AMANHÃ, 8 DE FEVEREIRO, EM LISBOA

Fórum do Mar organiza Conferência «Náutica – Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima»

O Fórum Empresarial da Economia do Mar, o Gabinete do Secretário de Estado do Mar, a AIP/FIL, o Turismo de Portugal e a Oceano XXI, estão a organizar um ciclo de Conferências sobre o Mar durante a Nauticampo, que decorre na FIL de 8 a 12 de Fevereiro no Parque das Nações em Lisboa.
A primeira Conferência, “Náutica – Desenvolvimento Económico e Cultura Marítima”, decorre amanhã, dia 8 de Fevereiro, e conta com a participação dos principais actores com intervenção na náutica tendo em vista a identificação e organização de um conjunto de propostas de acção para o desenvolvimento desta actividade em Portugal e sua promoção no exterior, assim como a apresentação de casos de sucesso.

Quando o surf muda vidas

Gente qualificada radica-se, cada vez mais, em Aljezur e Vila do Bispo, atraída pelo apelo da Natureza e do oceano ali à mão. VEJA A GALERIA DE FOTOS da "VISÃO" e conheça alguns casos.

VIANA DO CASTELO

Assinados contratos de Financiamento dos projectos do Centro de Mar

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Comissão Directiva do ON 2 – O novo Norte (Programa Operacional Regional do norte) assinaram na semana finda os contratos de financiamento destinados ao remo, canoagem e vela. Na cerimónia, presidida pelo Secretário de estado do Desporto e da Juventude, o Presidente da Câmara Municipal defendeu que os equipamentos fazem parte da estratégia de afirmação de Viana do Castelo como cidade náutica.

DE 8 A 12 DE FEVEREIRO, EM LISBOA

Série de conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal

De 8 a 12 de Fevereiro, por ocasião da Nauticampo, numa organização conjunta do Gabinete do Secretário de Estado do Mar, AIP/FIL, Turismo de Portugal, Fórum Empresarial da Economia do Mar e Oceano XXI, vai realizar-se uma série de conferências e seminários de promoção da Náutica em Portugal.

TRANSQUADRA 2011 / 2012

Preparativos para a 2ª etapa – Madeira – Martinica (Le Marin)

A menos de 1 semana da largada da 2ª etapa transat TRANSQUADRA que ligará a Madeira à Martinica num percurso de 2700 milhas náuticas, a azáfama concentra-se nas marinas e estaleiros em Porto Santo e na Madeira, com as tripulações e preparadores técnicos concentrados em últimas reparações e instalação de diversos equipamentos de ajuda à navegação, em resultado dos testes aos barcos na 1ª etapa que ligou Saint Nazaire à Madeira em Julho de 2011. Estas intervenções técnicas implicaram um agrupamento antecipado de todo o material em França e envio de 2 contentores para a Madeira e Porto Santo em Dezembro passado.

COSTA CONCORDIA

Histórias trágicas de um naufrágio

Um jovem músico que embarcou pela primeira vez num cruzeiro, uma criança de cinco anos cujo pai desapareceu na escuridão, duas amigas que ninguém encontra. Histórias trágicas do naufrágio do Costa Concordia no Mediterrâneo. E entre as 24 pessoas que continuam desaparecidas desde a fatídica noite em que o cruzeiro afundou, também há figuras heróicas.

 

A 31 DE JANEIRO, EM LISBOA

Apresentação de estudo sobre a náutica de recreio em Portugal

O estudo sobre a "Náutica de recreio em Portugal, um pilar do desenvolvimento local e da economia do mar, Propostas de actuação e plano de acção", coordenado por Eduardo Almeida Faria, vai ser apresentado no dia 31 de Janeiro, pelas 17h00, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Madeira negoceia presença na «Clipper Round The World»

A presença da Madeira na edição de 2013/2014 da "Clipper Round The World" está a ser negociada, devendo haver uma decisão até ao final do primeiro semestre deste ano. Este foi o principal motivo que levou uma delegação das Marinas e Estaleiros da Quinta do Lorde a participarem na 51.ª edição do Salão Náutico de Londres que decorre naquela cidade, o que acontece pela quinta vez, com o objectivo de promover directamente a Madeira e as suas marinas e estaleiros, no mercado britâncio, junto das associações de cruzeiros e regatas, bem como de empresas de "charter".

APORVELA

Treino de Mar

Não sabe o que é o programa Jovens e o Mar? Descubra tudo sobre como embarcar num grande veleiro pelos mares da Europa e pela costa portuguesa!
A Aporvela criou para os jovens a partir dos 15 anos, o Programa JOVENS E O MAR. Uma experiência de Treino de Mar única para toda a vida.

VOLVO OCEAN RACE

Natal no mar

Os tripulantes dos veleiros que participam na VOLVO OCEAN RACE passam a quadra natalícia no mar. Um bico d'obra para o Pai Natal os descobrir. Boa disposição não falta, havendo mesmo tempo para a gravação de um vídeo evocando o período de festas que atravessamos. A afinação vocal fica a milhas náuticas da destreza na pilotagem dos veleiros, mas isso agora não interessa nada...

MADEIRA

Marinas e Estaleiros da Quinta do Lorde no Salão Náutico de Paris

Durante os dias de presença no stand da Madeira, enquanto convidados do Turismo Madeira, as Marinas da
Quinta do Lorde estabeleceram contactos com velejadores que programam a passagem pelo arquipélago
madeirense em 2012 e 2013.

ESTA TERÇA-FEIRA, 6 DE DEZEMBRO

INTERCÉLTICA participa na apresentação dos Jogos Náuticos Atlânticos para o biénio 2012/2013

A INTERCÉLTICA participa na apresentação dos Jogos Náuticos Atlânticos para o biénio 2012/2013, a acontecer hoje, 6 de Dezembro, durante o Salon Nautique de Paris. O evento decorre pelas 17h00, no stand do Nautisme en Bretagne, na presença de vários representantes regionais, federativos e membros do Comité Internacional dos Jogos Náuticos Intercélticos e do Espaço Atlântico, entre eles, o Vice-Presidente do Comité e fundador da Intercéltica, Guilherme Guimarães.

PARTICIPARAM 82 EMBARCAÇÕES

APL promoveu Regata Troféu Porto de Lisboa 2011

No passado dia 1 de Novembro, a Administração do Porto de Lisboa promoveu uma vez mais a “Regata Porto de Lisboa 2011”, uma das mais concorridas provas náuticas da capital, que encheu de cor o Estuário do Tejo. Inserida nas comemorações do “Dia do Porto de Lisboa”, a edição deste ano contou com um total de 82 embarcações, sendo que 55 pertenciam à classe cruzeiro e 27 na classe cruzeiro/regata.

COM O APOIO DA APA

Campeonato Nacional Universitário de Vela este fim de semana em Aveiro

Depois de no ano passado se ter realizado o 1.º Troféu Nacional Universitário no Campus Náutico de Aveiro, Aveiro volta a receber este fim de semana uma competição nacional de Vela, na qual participam 11 equipas de seis instituições de ensino de vários pontos do país.
A prova tem o apoio do Porto de Aveiro (APA, S.A.).
O Campeonato Nacional Universitário decorre este sábado e domingo, entre as 11h e as 17h, no Campus Náutico do Sporting Clube de Aveiro, situado logo após o Eco-Museu da Marinha da Troncalhada, em pleno coração das tradicionais marinhas de sal.

VÍDEO

Um dos veleiros mais rápidos do mundo tem bandeira portuguesa

Um dos veleiros mais rápidos do Mundo tem bandeira portuguesa. Em 1980 foi o primeiro veleiro europeu a retirar o record da travessia do Atlântico aos americanos.Tem uma história feita de vitórias mas também de alguns azares.

Total: 362
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15 16 17 18 19