Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal recebe visita do veleiro POGORIA

O Porto de Setúbal recebeu a visita do veleiro polaco POGORIA. A embarcação chegou ao porto às 7 horas do dia 24 de Maio e atracado no Cais 2, tendo permanecido acostada até às 20h, altura em que zarpou do porto. O POGORIA é um veleiro de três mastros com 290 toneladas, 50 metros de comprimento, pode atingir uma velocidade de 15 nós e entrou em Setúbal com uma tripulação de 51 elementos.

VELEIROS DA «TALL SHIP RACES»

Kaliakra

O Kaliakra, normalmente atracado em Varna (Bulgária), é uma embarcação com 52,37 metros, construída em 1984 no estaleiro de Gdansk (Polónia) e propriedade do Centro de Formação Marítima búlgaro. Especialmente concebido para a formação e qualificação de alunos da Academia Marítima em Varna, daqui saem os futuros oficiais da frota mercante da Bulgária.
Com diversas participações nas “The Tall Ships Races”, os bons resultados têm dado maior popularidade internacional e aumentado o prestigio búlgaro no mar.

VOLVO OCEAN RACE - 29.05.2012 - 17:33

Liderada pelo Abu Dhabi, flotilha está a menos de mil milhas de Lisboa

Os seis veleiros que disputam a sétima etapa da Volvo Ocean Race estão na região do Arquipélago de Açores, a menos de mil milhas da linha de chegada, em Lisboa (Portugal). O líder Abu Dhabi é o único que não superou a barreira de 500 milhas navegadas nas últimas 24 horas, mas consegue manter-se à frente do norte-americano Puma, que está 30 milhas atrás do barco árabe.

NO PAVILHÃO «VEM EXPERIMENTAR O MAR»

Fórum do Mar presente na Volvo Ocean Race

O Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) vai estar presente na Volvo Ocean Race, que decorre de 31 de Maio a 10 de Junho em Algés, no pavilhão “Vem experimentar o Mar”.
Este projecto, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, tem como objectivo apresentar aos visitantes da “Race Village” uma série de actividades dirigidas a todas as idades. Entre estas, será feita a divulgação do nosso peixe (o melhor peixe do mundo), do espaço marítimo português, uma demonstração do ROV e divulgação de várias actividades náuticas.

Lagos e APL investem seis milhões na recepção da Volvo Ocean Race

Com os seis barcos da competição neste momento a atravessar o Atlântico, ultimam-se os preparativos para a doca de Pedrouços receber, de 31 de Maio a 10 de Junho, o 7.º ‘stopover' da Volvo Ocean Race 2011/12. Para organizar uma etapa daquela que é considerada umas das cinco mais importantes provas a nível mundial, foram investidos mais de seis milhões de euros - 4,1 milhões pela Administração do Porto de Lisboa (APL) e cerca de dois pela João Lagos Sports.

THE TALL SHIP RACES 2012 LISBOA

Várias dezenas de Veleiros inscritos

As “The Tall Ships Races” são regatas promovidas anualmente pela Sail Training International com o objectivo de proporcionar experiências inesquecíveis e enriquecedoras de treino de mar a jovens de todo o mundo, embarcando-os na frota dos Grandes Veleiros.
Paralelamente, o espectáculo oferecido a todos os habitantes das cidades por onde passa esta frota é sem dúvida único e inesquecível!
Em 2012, os Grandes Veleiros passam por: SaintMalo, Lisboa, Cádiz, Coruña e Dublin. Serão 5 portos, 5 culturas, 1 regata.

VOLVO OCEAN RACE

Uma noite de raios e coriscos na rota para Lisboa

Depois de uma noite de tempestade na rota ao largo da costa este dos Estados Unidos, com ventos de 35 nós, apenas o líder francês Groupama escapou do temporal tropical Alberto, que se moveu para sudeste e apanhou a frota em cheio. As equipas tiveram de lidar com a tormenta durante 12 horas. Agora a frota já marca rumo agora para este no Atlântico Norte, com boas velocidades, com os franceses a somar 26 milhas de avanço, os americanos do PUMA em 2.º lugar e o Team Telefónica no 3.º posto.

THE TALL SHIP RACES 2012 LISBOA

Mais de 250 voluntários já se preparam para o evento

Já são mais de 250 e o número não pára de aumentar! O número excedeu todas as expectativas e durante as “The Tall Ships Races 2012 Lisboa” o apoio dos voluntários vai ser fundamental para o sucesso do evento. A primeira reunião de preparação foi na semana passada e todos se mostram entusiasmados por viverem por dentro um espectáculo único.

Royal Caribbean International e Celebrity Cruises transmitem jogos do Euro 2012

A Royal Caribbean International e a Celebrity Cruises asseguraram os direitos de transmissão do Euro 2012 a bordo dos seus navios, de 8 de Junho até 1 de Julho. Os jogos poderão ser vistos nos bares em cada navio ou, em alternativa, na televisão privada de cada cabine.

Depois do «Oscar» da maior onda do ano, a Nazaré entra no livro do Guinness

O livro do Guinness reconheceu o recorde estabelecido por Garrett McNamara, que em Novembro de 2011 surfou na praia do Norte, na Nazaré, uma onda com 78 pés (23,77 metros). Depois de a Praia do Norte, na Nazaré, ter sido galardoada com o prémio de Maior Onda Surfada do Ano, dos Billabong XXL Awards, considerados os "Oscares" do surf de ondas grandes, chega o reconhecimento oficial do Guinness.

Lançado guia para promoção do Alto Minho como centro de atividades náuticas desportivas e de recreio

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou esta quinta-feira um guia náutico para potenciar a promoção do futuro Centro de Mar de Viana do Castelo e toda a actividade e percursos da região.
O guia aponta a região como "Um Mundo de Experiências Náuticas" e foi apresentado na Exponor, na abertura do "Fórum do Mar".
Agrega a oferta de todas as actividades náuticas do Alto Minho no mesmo documento.

Onda da Nazaré ganha «Óscar» do surf

A Praia do Norte, na Nazaré, foi galardoada com o prémio de Maior Onda Surfada do Ano, dos Billabong XXL Awards, considerados os "Óscares" do surf de ondas grandes. A onda surfada por Garrett McNamara em Portugal foi distinguida no Grove Theater de Anaheim, na Califórnia.
A 1 de Novembro de 2011, McNamara surfou um colosso que as medições preliminares colocam muito perto dos 90 pés – aproximando-se da barreira mítica dos cem pés, o Santo Graal dos surfistas mais radicais. Terá sido a maior onda jamais surfada no planeta e, de repente, a costa portuguesa passou a contar com mais um argumento de peso na sua crescente afirmação como destino de eleição para o surf.

VÍDEO

Surf no Tejo na onda do catamarã

Junto à estação do Barreiro, à hora de ponta, sempre que a maré permite, o improvável acontece: em pleno Tejo, nas pranchas, um grupo de amigos espera que os catamarãs passem para surfar as ondas que levantam.

«Porto de Aveiro» confirma qualidade

A galardoada embarcação de Delmar Conde, patrocinada pelo Porto de Aveiro, triunfou na Figueira da Foz, num evento organizado por um clube conimbricense
 

COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 27 DE MARÇO

Porto acolhe reunião do NEA2

A reunião plenária do projecto europeu NEA2 “Náutica Espaço Atlântico 2”, para a qual está confirmada a presença de cerca 30 representantes de 11 regiões Atlânticas, decorre de 25 e 27 de Março, no Porto. O evento é organizado pela Intercéltica e pelo Conselho Regional da Bretanha, com o apoio da CCDR-N e da Autoridade de Gestão do Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Atlântico.

EQUIPA DE VELA AVEIRENSE «DELMAR CONDE CONSTRUÇÕES NAVAIS – PORTO DE AVEIRO»

Triunfo na II Regata do Infante

Com organização conjunta da Associação Náutica de Recreio e do Sport Club do Porto, realizou-se no dia 10 de Março a 2ª edição da Regata do Infante, que contou com a inscrição de 37 veleiros e mais de 170 participantes em prova.
A participação da embarcação “Delmar Conde Construções Navais - Porto de Aveiro”, de Delmar da Silva Conde, patrocinada pela Administração do Porto de Aveiro, triunfou na classe ORC Clube, obtendo o 1.º lugar em tempo real, tendo sido o barco mais rápido da regata.
 

Confraria Europeia de Vela homenageia portugueses

A Intercéltica participou numa cerimónia organizado pela Confraria Europeia de Vela (CEV), com o apoio da Marinha Portuguesa, no Museu da Marinha, em Lisboa, no passado dia 4. Esta associação civil espanhola tem como principal objectivo a defesa da tradição e a promoção da vela, o desenvolvimento da cultura marítima e do conhecimento do mar em geral e sensibilizar a sociedade, e principalmente os jovens, para a importância do mar do ponto de vista desportivo, social e ecológico.

LANÇADOS PRIMEIROS GUIAS DE TURISMO NÁUTICO EM PORTUGAL

Turismo náutico português em destaque na Rede Atlântica

A Intercéltica continua a promover Portugal como destino de turismo náutico. Recentemente participou na cerimónia da Confraria Europeia de Vela, no Museu da Marinha, em Lisboa, e na BTL, onde apresentou o Guia Turismo Náutico da AMP. Também no âmbito do projecto NEA2, foi apresentado nesta mesma Feira Internacional o Guia de Turismo Náutico Baixo Mondego. O Secretário de Estado de Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu, considera estes suportes como uma excelente ferramenta de promoção das potencialidades de Portugal como destino náutico de excelência.

ESPERADOS UM MILHÃO DE VISITANTES

The Tall Ships Races 2012 Lisboa

Contagem decrescente para The Tall Ships Races Lisboa 2012. De 19 a 22 Julho, a capital portuguesa vai ser invadida por sessenta Grandes Veleiros e respectivos cerca de cinco mil tripulantes.
Durante os quatro dias do evento, cerca de um milhão de visitantes são esperados no recinto de animação entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio. Com entrada livre, o público terá a oportunidade de visitar os Grandes Veleiros (Tall Ships), assistir a concertos e espectáculos, assim como participar em conferências e workshops sobre o Mar e sobre a cidade de Lisboa. São grandes os motivos de interesse para se ser parte activa das The Tall Ships Races 2012 Lisboa, com destaque para o desfile das tripulações pela Rua Augusta, a 20 de Julho.

THE TALL SHIP RACES

Tudo começou em Lisboa, em 1956

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das ”The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras. Desta forma, amantes da vela perspectivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros.

Total: 362
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19