Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Dezembro já disponível

Já se encontra disponível o n.º 55 da revista do Porto de Sines. A edição de Dezembro de 2011 chama à capa a visita do Ministro da Economia à administração portuária. Para consultar e/ou descarregar aqui.

PARA PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE OS ASSUNTOS DO MAR

Revista Científica Electrónica Maria Scientia

O Instituto de Estudos Políticos acaba de lançar o primeiro número da Revista Científica Electrónica Maria Scientia, um projecto da Linha de Investigação em Assuntos Marítimos (LIAM) da área Cientifica de Estudos Europeus do IEP-UCP, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
A Revista Maria Scientia tem como objectivo promover o conhecimento sobre os Assuntos do Mar em geral e, em particular, o trabalho desenvolvido no âmbito da presente Linha de Investigação; pretende-se um espaço de produção científica de elevada qualidade no domínio dos Assuntos Marítimos, possibilitando a divulgação da investigação realizada quer por autores portugueses e/ou lusófonos quer por autores estrangeiros que se dediquem ao estudo destas temáticas.

Guia da política das pescas da União Europeia

Guia da política das pescas da UE. Documento do Fundo Europeu das Pescas (FEP), organismo da União Europeia destinado a financiar a indústria pesqueira e as comunidades costeiras para facilitar a sua adaptação à evolução do sector e para que se tornem economicamente fortes e ecologicamente sustentáveis.
 

A SOBERANIA DOS ESTADOS E O MAR

A realidade portuguesa

Os Mares (e os Oceanos) sempre pesaram na concepção das políticas e das estratégias de segurança e desenvolvimento dos Estados. Ao longo da história, são vários os factos e os acontecimentos que nos dão conta da importância do Mar no desenvolvimento dos países e, em especial, daqueles, cuja geografia os colocou mais próximos dele.
Nos primórdios foram os recursos vivos, a pesca e a salga e a energia das marés, as actividades que primeiro aproximaram o homem do mar. Mais tarde, as trocas comerciais e o transporte marítimo fizeram o homem olhar o mar e os oceanos de um modo mais científico, porventura, mais consciente da realidade que eles próprios encerram.

JOSÉ FÉLIX RIBEIRO

«A Economia do Mar – actividades e actores: olhando para o futuro»

Divulgamos o ficheiro de suporte à apresentação “A Economia do Mar – actividades e actores: olhando para o futuro”, por José Félix Ribeiro, no decorrer da conferência "Políticas Públicas do Mar: um novo conceito estratégico nacional".
 

LIVRO DE EDUARDO FURTADO PROMOVIDO EM SITE

Faróis e Farolins dos Açores

O site é um breve resumo da obra "Faróis e Farolins dos Açores", composto por fotografias de todos os faróis da Região. Numa viagem que o autor considera "inesquecível", percorreu todos os faróis e farolins, desde Santa Maria ao Corvo, passando pelo "paraíso" dos ilheús das Formigas: "Dos 17 faróis e 94 farolins existentes no arquipélago nem um ficou esquecido, nem mesmo aqueles que actualmente se encontram desactivados ou destruídos em consequência das catástrofes naturais ( vulcão dos Capelinhos e sismos de 1980 e 1998 ). O resultado traduz-se em 270 páginas, 172 fotografias, 10 mapas, poemas e muita informação sob a forma de texto (português/inglês)".

FUNDO EUROPEU DAS PESCAS

Planos estratégicos nacionais

Os planos estratégicos nacionais dão uma ideia geral de como as autoridades nacionais tencionam usar o dinheiro disponibilizado pelo Fundo Europeu das Pescas (FEP) para desenvolver os seus sectores da pesca e da aquicultura e os tornar mais sustentáveis.
Os países da UE elaboram os planos em diálogo com a Comissão e aprovam-nos em seguida a nível nacional. Os planos nacionais servem depois de base à negociação e adopção dos programas operacionais.

IPTM

INFORMAR 9/2011 já disponível na web

Já se encontra disponível no website do IPTM, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR 9/2011. Para aceder à publicação, clique aqui.

POR MARÍA JOSÉ ANDRADE

Málaga, o porto industrial como paisagem urbana

Divulgamos o artigo "Málaga, o porto industrial como paisagem urbana", de María José Andrade, publicado na revista "Portus Plus", edição 1, de 2011. A "Portus Plus" é uma publicação da RETE.

HOJE, NA FNAC VASCO DA GAMA, EM LISBOA

Lançamento do livro «Gestão Portuária II», de Vítor Caldeirinha

O livro «Gestão Portuária II», de Vítor Caldeirinha, é lançado hoje, dia 19, na FNAC Vasco da Gama, em Lisboa. Este é o segundo livro do investigador sobre o tema da Gestão Portuária, depois do primeiro livro, editado em 2007, se ter esgotado. Novamente recorrendo a uma colectânea de artigos recentemente publicados na revista Cargo, que inclui ainda trabalhos de investigação sobre economia e política portuária, procura aprofundar os temas mais actuais do sector e realizar análises, bem como encontrar soluções e exemplos para questões que se colocam aos portos portugueses.

Revista da APAT disponível na web

A APAT disponibiliza na web a edição n.º 70 da sua revista. "À descoberta de um futuro melhor" é o tema de capa desta edição, com 48 páginas, e que pode agora ser folheada no ISSUU.

Vítor Caldeirinha lança livro «Gestão Portuária II»

Vitor Caldeirinha lançou esta quinta-feira o seu segundo livro sobre o tema da Gestão Portuária, obra que se encontra à venda no site da Cargo Edições. Este é o seu segundo livro sobre o tema da Gestão Portuária, depois do primeiro livro editado em 2007 se ter esgotado. Novamente recorrendo a uma colectânea de artigos recentemente publicados na revista Cargo, que inclui ainda trabalhos de investigação sobre economia e política portuária, procura aprofundar os temas mais actuais do sector e realizar análises, bem como encontrar soluções e exemplos para questões que se colocam aos portos portugueses.

PUBLICAÇÃO DA DIRECTORIA DE PORTOS E COSTAS, MARINHA DO BRASIL

«Informativo Marítimo»

“Informativo Marítimo” é uma publicação da Directoria de Portos e Costas, organismo da Marinha do Brasil. A revista é disponibilizada gratuitamente, em formato pdf, no portal da DPC.
Aceda aqui ao último número, de Abril/Junho de 2011 (56 páginas).

REVISTA DO PORTO DE LEIXÕES

Disponível a edição de Agosto da «Titan»

Já se encontra disponível a edição de Agosto de 2011 da revista "Titan", do Porto de Leixões. Trata-se de publicação gratuita, de periodicidade trimestral, com uma tiragem de 1.500 exemplares.
Nesta edição destaque para a entrada em funcionamento do novo cais de cruzeiros do Porto de Leixões, que integra o projecto do "Novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões".

REVISTA DO PORTO DE SINES

Já disponível a edição de Agosto

Já se encontra disponível, na web, a edição n.º 54 da revista do Porto de Sines. O novo serviço directo de contentores com a América do Sul é o tema em destaque deste número, publicado em Agosto.

OBRAS DO CAPITÃO VALDEMAR

«80 Graus Norte» e «Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar»

"80 Graus Norte” e “Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar” são dois livros que abordam a epopeia da pesca do bacalhau, com base em histórias reais.
Valdemar Aveiro nasceu em 1934, em Ílhavo, no seio de uma família de pescadores. Desde sempre ligado ao mar e à pesca, e com o Curso de Pilotagem da Escola Náutica, assumiu em 1970 o comando do mais velho arrastão português, Santa Joana, e, dois anos depois, o do navio Coimbra.

TURISMO CENTRO LANÇA NOVO GUIA

«Iguarias do Centro» é sobre bacalhau

A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje, 17 de Agosto, o seu novo guia temático, a segunda publicação da colecção “Iguarias do Centro” que é dedicada ao bacalhau, cujo lançamento está integrado na abertura do Festival do Bacalhau ’11.
O novo desdobrável turístico “ aborda a epopeia portuguesa do bacalhau, a pesca tradicional - FAINA MAIOR”, e “apresenta os diversos recursos existentes no município de Ílhavo associados à pesca do bacalhau, receitas regionais (com bacalhau), e eventos gastronómicos temáticos, entre outros conteúdos”.
 

LIVRO DE ÁLVARO GARRIDO

Henrique Tenreiro - Uma biografia política

Henrique Tenreiro (1901-1994) foi uma das figuras mais relevantes e controversas do Estado Novo. Oficial da Armada de méritos discutidos, nunca foi um homem de hábitos tranquilos. Numa ditadura salazarista que, em teoria, dispensava a agitação carismática e o movimento dos fascismos, Tenreiro foi sempre uma reserva mobilizadora. "Patrão das pescas", investiu-se em chefe de uma extensa oligarquia corporativa erguida em 1936, nos tempos febris da Guerra Civil de Espanha, e desmantelada em 1974, com a Revolução de Abril.
 

SUGESTÃO DE LEITURA

Os estaleiros navais e a sociedade vianense

“(…) Mas não foi menos empolgante nos Estaleiros a história-feita-corpo de uma escola para a vida. Nos seus sessenta anos de existência, o mais importante desafio humano que os trabalhadores dos Estaleiros não deixaram nunca de vencer foi essa escola de vida - uma escola cívica, de afirmação de uma cidadania plena. E tanto o venceram com garraiadas que encheram a praça de touros, como o venceram a promover o teatro e a organizar exposições de mostras culturais. Venceram-no, ainda, conspirando a liberdade num país com grades.

SUGESTÃO DE LEITURA

Ecomuseu do Salgado de Aveiro – Preservar para transmitir

A FEDRAVE – Fundação para o Estudo e Desenvolvimento da Região de Aveiro, no âmbito da sua política editorial, publicou em finais de 2009 a obra Ecomuseu do Salgado de Aveiro – Preservar para transmitir, da autoria do aveirófilo Énio Semedo.

Total: 262
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14