Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ISCIA

Apresentado livro que aborda os grandes naufrágios portugueses

O livro “Grandes Naufrágios Portugueses – 1194-1991”, de José António Rodrigues Pereira, antigo comandante do Porto de Aveiro e ex-director do Museu da Marinha, foi apresentado em Aveiro, no auditório do ISCIA.UserFiles/46534524.pdf

«GRANDES NAUFRÁGIOS PORTUGUESES», DE RODRIGUES PEREIRA

Livro apresentado no ISCIA, esta quarta-feira

A obra "Grande Naufrágios Portugueses", de Rodrigues Pereira, é apresentada esta quarta-feira, 6 de Março, no ISCIA, em Aveiro. Apresentação a cargo de Álvaro Garrido, Director do Museu Marítimo de Ílhavo.

RODRIGUES PEREIRA

Ex-Director do Museu de Marinha escreve sobre os «Grandes Naufrágios Portugueses»

Os principais naufrágios, desde 1194 até 1991, são contados em mais uma obra literária do comandante José Rodrigues Pereira, antigo capitão do Porto de Aveiro e director do Museu de Marinha e actual presidente da Assembleia Geral dos Amigos do Museu de Ílhavo.

Semana da Leitura - LER O MAR

A EMEPC e o Kit do Mar são parceiros no Concurso "Ler o Mar"! O Concurso “Ler o Mar” desafia as crianças e os jovens, a partir de leituras diversas, a criarem textos diversificados sobre a leitura e o mar! Concorre com um trabalho sobre a leitura e o mar e ganha prémios. Informa-te na tua escola!

EDIÇÃO DE 2012 JÁ DISPONÍVEL

LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar

Já se encontra disponível na web a edição de 2012 do "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar". Esta edição é dedicada ao potencial que a economia do Mar encerra ao nível do comércio internacional, em particular na importância que as atividades relacionadas com o mar poderão ter para a balança comercial portuguesa. 72 páginas, download gratuito.

Nova edição da revista «Cruzeiros»

Encontra-se já nas bancas a nova edição da revista "Cruzeiros", dedicada, como sempre, ao turismo de cruzeiros.

REVISÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO HORIZONTE DE 2015

Plano Estratégico Nacional do Turismo

Divulgamos documento referente ao Plano Estratégico Nacional do Turismo - Revisão do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015, que contempla o sector do turismo marítimo. Documento de 89 páginas.

LIVRO APRESENTADO ESTE SÁBADO, 12 DE JANEIRO

«Os Dias do Barracuda»

Nas comemorações dos 100 anos da existência de submarinos em Portugal, decorre este sábado, dia 12 de janeiro, pelas 11h00, na Esquadrilha de Submarinos, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a apresentação da obra “Os dias do Barracuda” de autoria de Victor Sousa Lopes.

Banco Popular e Plano Nacional de Leitura lançam concurso sobre a temática do Mar

O Banco Popular associa-se pela segunda vez ao Plano Nacional de Leitura, apoiando o concurso “Eu Escrevo!”. Destinado à população escolar da educação pré-escolar ao ensino secundário, esta iniciativa pretende estimular e valorizar a criação literária e artística das crianças e jovens e, simultaneamente, promover os valores ligados à temática do Mar.

LANÇAMENTO ESTA QUARTA-FEIRA, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Um livro de Valdemar Aveiro: Murmúrios do Vento

“Contrariando o esquecimento, essa espécie de entropia que tudo dissolve no nada, o capitão Valdemar Aveiro publica agora o seu terceiro livro, o último de um tríptico magistral, contado quase sempre na primeira pessoa, composto de tábuas pintadas de saborosa e colorida literatura.
Essas tábuas são as narrativas que formam, sem dúvida, o mais completo políptico sobre a gesta incomensurável da pesca do bacalhau, escrita até hoje por quem na verdade a viveu.”

Edição nº8 da revista Cruzeiros já disponível

A edição nº8 da revista Cruzeiros já está disponível nos postos de venda habituais. É tema de capa os grandes paquetes de cruzeiro com mais de 100 mil toneladas de arqueação bruta. Um assunto bem actual perante a confirmação da Royal Caribbean para a compra de um terceiro navio da classe Oasis, depois do Oasis of the Seas e do Allure of the Seas, presentemente os dois maiores navios de cruzeiro do mundo. Também a NCL e a Carnival voltaram ao mercado de encomendas de grandes paquetes e são referencia na Cruzeiros.

REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Dezembro já disponível

Já se encontra disponível o n.º 58 da revista do Porto de Sines. A edição de Dzembro de 2012 chama à capa a conclusão das obras de prolongamento do Molhe Leste. Para consultar e/ou descarregar aqui.

O Sistema Nacional de Busca e Salvamento Marítimo

Artigo de José A. Velho Gouveia sobre o Sistema Nacional de Busca e Salvamento Marítimo. Para consultar aqui (formato pdf, 11 páginas).

APSS realiza cerimónia de apresentação do livro «Setúbal: o porto e a comunidade fluvial e marítima (1550-1650)»

A APSS realizou, no dia 27 de novembro, no auditório do edifício sede, a cerimónia de lançamento do livro “Setúbal: o porto e a comunidade fluvial e marítima (1550-1650)”, de Jorge Fonseca, investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa.

LIVRO «SETÚBAL: O PORTO E A COMUNIDADE FLUVIAL E MARÍTIMA (1550-1650)»

Lançamento esta terça-feira, dia 27 de Novembro

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA promove hoje, dia 27 de Novembro, pelas 17 horas, no auditório do edifício-sede, a cerimónia de lançamento do livro, patrocinado pela APSS e editado pela Colibri, “Setúbal: o porto e a comunidade fluvial e marítima (1550-1650)”, da autoria de Jorge Fonseca, investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa.

BOLETIM BIBLIOGRÁFICO DO IPTM

Disponível a edição de Outubro de 2012

Já se encontra disponível, para consulta e download, a última edição do Boletim Bibliográfico do IPTM, INFORMAR, de Outubro 2012. Para aceder ao boletim, clique aqui.

VIRGINIA WOLF

Rumo ao Farol

Um dos livros mais importantes do século XX, Rumo ao Farol é também um dos romances mais conhecidos de Virgínia Woolf.
A tranquila Mrs Ramsay, o trágico mas ao mesmo tempo absurdo Mr Ramsay, juntamente com os seus filhos e vários convidados, encontram-se de férias na Ilha de Skye.
Mrs Ramsay assume o papel de esposa e mãe perante os seus hóspedes: Lily Briscoe, a artista frustrada, Minta e Paul, o jovem casal apaixonado, e Charles Tansley, o misantropo estudante, que se encontra sob o seu fascínio. O desejo de James, o seu filho mais novo, é fazer uma viagem de barco até ao Farol.

NAVIO MAIS VALIOSO QUE ESTÁ NO FUNDO DO MAR É PORTUGUÊS - NAUFRAGOU HÁ 501 ANOS

A «Flor do Mar» dava para pagar o empréstimo à Troika

A Flor do Mar existiu e é uma história real. Estes são possivelmente os despojos marítimos mais valiosos existentes no mundo. A maioria dos portugueses não sabe, mas o navio mais valioso que está no fundo do mar é português e está do outro lado do mundo. É difícil saber quanto é que realmente pode valer a carga. O navio naufragou há 500 anos, não se sabia bem qual a carga exacta que tinha, mas as estimativas apontam entre 10 a 90 mil milhões de dólares. É um intervalo muito grande, mas falamos de mais ou menos de 65 mil milhões de euros. Acreditando nesse valor e respondendo à sua questão, sim é verdade que dava para pagar o empréstimo.

REVISTA DO PORTO DE SINES

Edição de Novembro 2012 já disponível

Já se encontra disponível o n.º 57 da revista do Porto de Sines. A edição de Novembro de 2012 chama à capa a conclusão da expansão do Terminal GNL. Para consultar e/ou descarregar aqui

.

HYPERCLUSTER DA ECONOMIA DO MAR | DOCUMENTO COM 480 PÁGINAS

Um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa

Num estudo de Fevereiro de 2009, a SaeR identifica o Hypercluster do Mar como um potencial estratégico para o desenvolvimento da economia portuguesa. Identificam-se os seguintes vetores estratégicos do negócio do mar: portos e transportes marítimos, náutica de recreio e turismo náutico, energias, pesca, aquacultura e indústria do pescado, construção e reparação navais.

Total: 231
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12