Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COMUNIDADES PORTUÁRIAS DA FIGUEIRA DA FOZ E DE AVEIRO

Os dois portos complementam-se , defendem Gonçalo Vieira e João Fugas

Os presidentes das comunidades portuárias da Figueira da Foz e Aveiro, Gonçalo Vieira e João Fugas, respectivamente, em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, concordam que os portos das duas cidades não competem entre si. Aliás, garantem, complementam-se. As duas infraestruturas portuárias, saliente-se, têm administração comum.

GONÇALO VIEIRA, PRESIDENTE DA CPFF

Porto da Figueira da Foz «pisca o olho» às empresas de Leiria

É o porto nacional com maior percentagem de exportação e o segundo com maior crescimento médio anual, desde a obra de prolongamento do molhe norte, em 2010.O Presidente da Comunidade Portuária da Figueira da Foz aponta a melhoria da acessibilidade marítima e a promoção do porto como desafios para o próximo biénio, cruciais para um melhor posicionamento na região.

Andreia Ventura é a nova Presidente dos Operadores do Porto de Lisboa

Andreia Ventura foi eleita Presidente da AOPL – Associação de Operadores do Porto de Lisboa, em representação do Grupo TMB – Terminal Multiusos do Beato. Esta é a primeira vez, desde há mais de dez anos, que a AOPL passa a agregar todos os operadores do porto de Lisboa, o Grupo ETE, o Grupo Yilport e o Grupo TMB, “um momento que marcou a recente eleição dos corpos sociais, da nova direção e que elegeu Andreia Ventura como Presidente”.
Andreia Ventura detém um vasto currículo de gestora pública ligada às atividades portuárias, tendo sido vogal da administração da APL e, mais recentemente, do Arsenal do Alfeite, entre outros cargos.
 

Raul Magalhães substitui Alcibíades Paulo Guedes na liderança da APLOG

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística elegeu, na passada quarta-feira, os seus Corpos Sociais para o triénio 2018-2020, durante a sua Assembleia Geral Anual. Raul Magalhães, em representação da cadeia Modelo Continente Hipermercados, S.A. (Grupo Sonae), é o novo presidente da Direcção, substituindo Alcibíades Paulo Guedes, agora presidente do Conselho Fiscal. Já José Luís Simões, líder da Luís Simões Logística Integrada, S.A., é o presidente da Assembleia Geral da APLOG.

ASSOCIADOS FACTURAM 1.700 MILHÕES DE EUROS POR ANO

Transitários de Portugal escolhem direcção a 21 de março

Os associados da APAT – Associação dos Transitários de Portugal, vão escolher os Órgãos Sociais para o triénio 2018/2010 esta quarta-feira, 21 de Março, no Hotel Tryp Porto Expo, em Leça da Palmeira, a partir das 15h30. A APAT tem mais de 250 associados, que empregam mais de 5 mil pessoas e faturam 1.700 milhões de euros por ano.

Fórum Oceano visita empresas da Figueira da Foz

No âmbito do processo de adesão da Câmara Municipal da Figueira da Foz como associada da Fórum Oceano, o Município promoveu uma visita às empresas Litofish, Cofisa, Nasharyba e Pescódromo de Lavos, e Finfresh, dando a conhecer o potencial do concelho na área da Economia do Mar. O périplo, que se realizou no dia 9 de fevereiro, incluiu ainda uma passagem pela Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, que alberga o laboratório avançado do polo MARE da Universidade de Coimbra, o MAREFOZ, e uma visita ao Núcleo Museológico do Sal.

FIGUEIRA DA FOZ

Presidente da Comunidade Portuária faz balanço muito positivo do mandato anterior

Gonçalo Vieira, quadro superior da The Navigator Comapny (a que pertence a antiga Soporcel), foi eleito para o segundo mandato na presidência da Comunidade Portuária da Figueira da Foz (CPFF). Dos dois primeiros anos de liderança da direção, aquele responsável faz um “balanço muito positivo, por todo o trabalho realizado na vertente operacional e estratégica”, partilhando o sucesso com os restantes elementos do elenco diretivo.

Ílhavo integra Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, foi eleito, no dia 22, primeiro vice-presidente da Mesa da Secção de Municípios com Actividade Piscatória e Portos, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A mesa tem o município de Portimão na sua presidência, o município da Figueira da Foz também como vice-presidente e como vogais os municípios de Sesimbra e da Póvoa do Varzim.

APA já é confrade de honra da Confraria do Bacalhau

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), a Capitania do Porto de Aveiro, Ivan Lins, compositor, músico e cantor brasileiro, Paulo de Carvalho, cantor português, foram entronizados este sábado Confrades de Honra, no 19.º Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Destaque, ainda, para a entronização de um novo confrade efectivo: Tito Cerqueira, um ilhavense que fez carreira na Marinha Portuguesa, tendo atingido a patente de vice-almirante.

Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro recebeu 29 candidaturas ao 1.º Aviso de Concurso Mar2020

Terminou no dia 30 de novembro de 2017 o período para apresentação de candidaturas ao 1º Aviso de Concurso Mar2020 do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (GAC-RA), ao abrigo da Prioridade 4 - DLBC Costeira - do Programa Operacional Mar2020 cofinanciado pelo FEAMP (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas).

Casa de Pessoal da APRAM: unir através de diferentes eventos

Cecília Correia é a Presidente da Casa de Pessoal da APRAM. Com a sua equipa tem dinamizado diversos encontros entre os associados, juntando colegas dos portos da Madeira.
Os últimos eventos foram o jantar de natal e a missa do parto, mas a direção da Casa de Pessoal da APRAM tem já alinhavados outros convívios para o primeiro semestre de 2018.

Jorge d’Almeida (CPSI): «Um dos problemas em Portugal é a falta de informação de fluxos portuários»

O Presidente da Comunidade Portuária de Sines, Jorge d’Almeida, foi entrevistado pela Revista Cargo para a edição de Julho/Agosto. Leia a primeira parte da entrevista.

Plataforma Logística de Badajoz estabelece aliança estratégica com portos de Sines, Setúbal e Lisboa

A Plataforma Logística de Badajoz e os portos portugueses de Sines, Setúbal e Lisboa assinaram um acordo de colaboração para dar um impulso estratégico ao transporte intermodal e ao comércio no sudoeste da União Europeia. Esta aliança foi subscrita, em Madrid, pelo presidente da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, Angel García, e os representantes das autoridades portuárias de Sines-Algarve, Setúbal-Sesimbra e Lisboa, João Paulo Franco, Vítor Caldeirinha e Marina Ferreira, respectivamente.

MAR7

Nasceu associação setubalense virada para o Mar

Nasceu em Setúbal uma nova associação, designada MAR7, que pretende contribuir para o desenvolvimento da Economia do Mar no Distrito de Setúbal, através de uma posição colaborante e interventiva, focada na renovação da identidade marítima da região e na afirmação do mar nas suas multifacetadas potencialidades.

CIMAL apresentou no Porto de Sines estratégia de desenvolvimento do Alentejo Litoral

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, deu a conhecer o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020 no Auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA. A sessão de abertura contou com a participação de João Franco, presidente da APS, Nuno Mascarenhas, Presidente do Município de Sines e Vítor Proença, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAL.

Cidades portuárias querem melhorar acessibilidades e as frentes marítimas

O melhoramento das acessibilidades e das frentes marítimas das cidades foi o assunto dominante da Assembleia Geral da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, que decorreu na cidade galega de Corunha (Espanha). No encontro, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, apresentou a estratégia urbana do Eixo Atlântico e da Rede Ibérica Transfronteiriça, que inclui propostas para as cidades portuárias, dando especial ênfase à melhoria das acessibilidades e infraestruturas portuárias associadas.

APL torna-se associada da ITS Portugal

Recentemente, a APL tornou-se associada da ITS Portugal, uma associação sem fins lucrativos, criada com o objectivo de promover os Sistemas e Serviços de Transportes Inteligentes em Portugal, por via terrestre, aérea ou marítima, estando integrada com as suas congéneres de outros países numa rede europeia denominada ERTICO - ITS Europe Hosted Network of National ITS Associations.

NOVO TERMINAL DE CONTENTORES DO BARREIRO

AGEPOR toma posição

Divulgamos comunicado que a Direcção da AGEPOR emitiu sobre o projecto de construção do novo terminal de contentores do Barreiro.

A 25 DE NOVEMBRO

III Conferência da CPSI - Comunidade Portuária de Sines

A CPSI - Comunidade Portuária de Sines organiza no dia 25 de novembro, às 12h00, a III Conferência anual subordinada ao tema “A estratégia dos 3 I’s – Industrialização da 4ª Geração, Inovação e Integração”. O encontro tem como objetivo fazer uma análise que identifique desafios, oportunidades e que acrescente uma visão, ou várias, sobre o desenvolvimento futuro do País e da Europa, tendo por base aqueles três pilares.

Comunidade Portuária de Setúbal promove conferência sobre vantagens do porto local

A Comunidade Portuária de Setúbal (CPS) organiza, no dia 4 de dezembro, a conferência “Porto de Setúbal - A Resposta Imediata – uma estratégia portuária coerente”, onde pretende chamar a atenção do país para o porto de Setúbal, uma infraestrutura que está pronta para responder ao desafio do Governo de aumentar o movimento de contentores, em portos nacionais, dos 2,2 milhões para os 6,5 milhões, até 2020, sem investimento adicional.

Total: 267
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12 13 14