Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Economia de Moçambique cresceu 6.6% no último trimestre de 2010

A economia moçambicana registou um crescimento real de 6.6% no último trimestre de 2010, comparado com uma expansão de 7.3% no mesmo período em 2009, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas de Moçambique.
O desempenho da actividade económica no IV trimestre de 2010 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector primário, que cresceu 12.5%, com maior destaque para o ramo agropecuário (13.6%).

 

Reunião Intercalar dos Portos da CPLP – Maputo

Consulte as notícias publicadas no portal da APP, referentes à Reunião Intercalar dos Portos da CPLP, que se realizou em Maputo a 2 e 3 de Março de 2011.
Nesta reunião foi aprovado o Projecto de Estatutos da APLOP e marcada a data para a constituição oficial da associação, o que viria a acontecer dois meses depois, a 13 de Maio de 2011, em Lisboa.

DIVULGAMOS O DOCUMENTO APROVADO EM MAPUTO

Projecto de estatutos da APLP - Associação de Portos da CPLP

O Projecto de estatutos da APLP - Associação de Portos da CPLP foi aprovado na reunião intercalar de portos da CPLP, que decorreu recentemente em Maputo. A aprovação seguiu-se a discussão demorada e bastante produtiva entre os representantes das várias administrações portuárias presentes no encontro da capital moçambicana ((Moçambique, Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde).

GALERIA DE FOTOS

Reunião Intercalar dos Portos da CPLP

Publicamos a última série de fotos reportando a Reunião Intercalar dos Portos da CPLP, que se realizou em Maputo a 2 e 3 de Março.

PORTOS DA CPLP REUNIDOS EM MAPUTO

Intervenção de Paulo Zucula, Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique

Publicamos a intervenção proferida pelo Eng. Paulo Zucula, Ministro dos Transportes e Comunicações do governo moçambicano, proferida no decorrer da Reunião Intercalar dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realizou em Maputo a 2 e 3 de Março de 2010.

PORTOS DA CPLP REUNIDOS EM MOÇAMBIQUE

Intervenção de Rosário Mualeia, Presidente da CFM

Publicamos a intervenção proferida pelo Eng. Rosário Mualeia, Presidente dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), proferida no decorrer da Reunião Intercalar dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que se realizou em Maputo a 2 e 3 de Março de 2010.

RESULTADOS FINAIS DO «ESTUDO DE MERCADO NO ÂMBITO DOS PORTOS DA CPLP» APRESENTADOS EM MAPUTO

Portos da CPLP à procura de novas oportunidades de captação de tráfego

A análise das principais oportunidades de captação de tráfego para os países da CPLP, identificando de forma detalhada e quantificada diversas oportunidades de abordagem conjunta a novos mercados, é um dos resultados a destacar do relatório final do “estudo de mercado no âmbito dos portos da CPLP”.
Os resultados finais foram apresentados por Luís Tadeu (FORDESI, SA – Consultoria e Inovação) e José Luís Cacho (APP – Associação dos Portos de Portugal), esta quarta-feira, em Maputo, no decorrer da reunião intercalar de portos da CPLP, encontro organizado pela CFM “Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique”.
 

PORTOS DA CPLP REUNIDOS EM MOÇAMBIQUE

Estatutos da Associação de Portos da CPLP em debate

O primeiro dia da reunião intercalar de portos da CPLP, em Maputo, Moçambique, decorreu muito bem, com resultados acima das expectativas, tendo sido discutido de forma detalhada e muito participada pelos representantes dos diversos países presentes (Moçambique, Angola, Portugal, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde) o projecto de estatutos da APLP - Associação de portos da CPLP.
Foi ainda apresentado o estudo de mercado dos portos da CPLP, considerado muito útil por todos e que apontou já um conjunto de acções que a futura associação deverá implementar para aumento do tráfego entre os portos da CPLP.

 

Reunião Intermédia dos Portos da CPLP na capital moçambicana

Termina hoje, 3 de Março, em Maputo, a Reunião Intermédia dos Portos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa do último dia compreende a apresentação das conclusões do magno encontro, seguida de visita aos portos de Maputo e Matola.

MISSÃO DA AIP A ANGOLA - ATÉ 3 DE MARÇO

Modernização do Porto do Lobito na agenda

A modernização do porto do Lobito e a reabilitação do Caminho de Ferro de Benguela são alguns dos projectos a ser avaliados pelos integrantes da missão empresarial portuguesa que se encontra de visita às províncias angolanas de Benguela e de Luanda.

PREVISÕES DO FMI E DA «THE ECONOMIST»

Moçambique será um dos dez países do mundo com maior crescimento económico na próxima década

Apontado pelo FMI e pela revista The Economist como um dos dez países do mundo com maior crescimento económico para a próxima década, Moçambique atravessa um boom devido, em parte, às impressionantes reservas de carvão da província de Tete. Mantêm-se, porém, as assimetrias e a dependência externa.

SLIDESHOW

III Encontro de Portos da CPLP – Galeria fotográfica 1

Slideshow com instantâneos fotográficos do primeiro dia de trabalhos do III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda a a 2 e 3 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções Talatona.
245 fotografias.

Portugal vai apoiar Angola no processo de delimitação das fronteiras marítimas

Portugal vai apoiar Angola no processo de preparação de delimitação das fronteiras marítimas e extensão da plataforma continental de Angola, nos termos de um memorando de entendimento assinado entre os dois governos.
No final da cerimónia, o secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar de Portugal, Marcos Perestrello, disse que Portugal irá colocar ao dispor de Angola as capacidades técnicas, científicas e os meios que desenvolveu para a apresentação da sua própria proposta de extensão da plataforma continental nas Nações Unidas, em Abril de 2010.
 

Moçambique e União Europeia negoceiam novo acordo sobre pescas

Assinado para um período de cinco anos, o acordo actualmente em vigor, que deve expirar a 31 de Dezembro próximo, fixa uma cota anual de 10 mil toneladas de peixes para os barcos europeus.
 

III ENCONTRO DE PORTOS DA CPLP

Primeira galeria de fotos já disponível na web

A poucos dias do início da Reunião Intermédia dos Portos da CPLP, a decorrer em Maputo a 2 e 3 de Março, festejamos mais um encontro entre portos-irmãos disponibilizando várias galerias de fotos do III Encontro de Portos da CPLP, que se realizou em Luanda, no mês de Dezembro de 2010.

ANGOLA SURGE EM PRIMEIRO LUGAR

Das dez economias que crescerão mais em cinco anos, seis são africanas

Seis das dez economias que mais crescerão nos próximos cinco anos ficam na África Subsaariana, de acordo com a revista britânica The Economist. Angola aparece em primeiro lugar, seguida da China. Os outros africanos da projeção são a Nigéria, Etiópia, o Chade, Moçambique e Ruanda. Para todos eles, a estimativa é de crescimento anual médio de cerca de 8%.

COOPERAÇÃO PORTUGAL- MOÇAMBIQUE

IPTM recebe três quadros técnicos moçambicanos

No âmbito do Acordo de Cooperação existente entre os Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal e o dos Transportes e Comunicações de Moçambique, o IPTM,I.P. - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e o seu congénere moçambicano INAMAR- Instituto Nacional da Marinha, estão a desenvolver uma acção de formação de formadores na área dos transportes marítimos, dirigida a três quadros técnicos moçambicanos.

Portos na agenda da visita de António Mendonça a Moçambique

As oportunidades de investimento que Portugal e Moçambique oferecem na construção, transportes e comunicações estarão no centro da agenda da visita do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações português, António Mendonça, a Moçambique.

Governo de São Tomé e Príncipe adopta novo sistema de gestão alfandegária

O Governo santomense inicia a partir de 1 de Fevereiro um novo sistema de gestão aduaneira, visando melhorar a prestação de serviços e permitir uma maior arrecadação de receitas. O novo sistema, denominado Sidónia Word, resulta de uma série de reformas que estão a ser introduzidas nos serviços aduaneiros, no âmbito de um projecto com apoio financeiro e técnico do Milennium Challange Cooporation (MCC), que nos últimos três anos já gastou cerca de oito milhões de dólares norte-americanos.
 

DE 27 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO

AIP organiza Missão Empresarial a Angola (Luanda e Benguela)

Dando continuidade ao trabalho amplamente desenvolvido no reforço das relações económicas com Angola, a AIP-CCI considera que é agora o momento de explorar as oportunidades que as Províncias angolanas oferecem. Um estudo recente da AIP-CCI sobre o desenvolvimento regional angolano demonstra que a província de Benguela se constitui como pólo de atracção, pela sua capacidade empresarial e comercial.

 

Total: 231
1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12