Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




JOSÉ LUÍS CACHO, NA CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

«Um dia grande na história da lusofonia»

Esta sexta-feira, 13 de Maio, o Salão Almada Negreiros, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos (Porto de Lisboa), acolheu a cerimónia de constituição da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Foram muitas as individualidades que marcaram presença no evento, conferindo-lhe magna importância. Divulgamos a intervenção de José Luís Cacho, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP).

APLOP CONSTITUÍDA A 13 DE MAIO DE MAIO DE 2011

Associação dos Portos de Língua Portuguesa vai intensificar relações comerciais

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa, que foi criada esta sexta-feira, vai contribuir para intensificar as relações comerciais entre estes países, disse o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, no dia em que foi constituída a nova organização.

HOJE, 13 DE MAIO

Nasce a Associação dos Portos de Língua Portuguesa - APLOP

Esta sexta-feira, 13 de Maio, o Salão Almada Negreiros, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos (Porto de Lisboa), acolhe a cerimónia de constituição da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
O acto tem início às 11:00, com a abertura a cargo do Secretário de Estado dos Transportes do Governo Português, Carlos Correia da Fonseca. Segue-se, pelas 11:15, intervenção do Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), José Luís Cacho.
 

DE 3 A 6 DE OUTUBRO, EM FORTALEZA (BRASIL)

Encontro de Negócios da Língua Portuguesa

A capital do Estado brasileiro do Ceará, Fortaleza, recebe em Outubro deste ano alguns dos maiores investidores dos países de língua portuguesa. Objectivo: participar no Encontro de Negócios da Língua Portuguesa (ENLP), que será realizado pela Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE), em parceria com a Prática Eventos e com o apoio do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara Brasil Angola no Ceará.

12 A 18 DE JUNHO 2011

Missão Empresarial a Cabo Verde

A Câmara de Comércio Portugal Cabo Verde organiza a 2ª Missão Empresarial a Cabo Verde em 2011. Clique aqui e aceda a informações sobre as Missões anteriores.

Secretário de Estado de Cabo Verde visita o Porto de Leixões

No passado sábado, dia 7 de Maio, o Secretário de Estado dos Recursos Marinhos de Cabo Verde, engº Adalberto Vieira, visitou o Porto de Leixões. Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, a comitiva, que integrou também o Cônsul de Cabo Verde no Porto, inteirou-se da realidade de Leixões, tendo visitado designadamente as instalações portuárias, com destaque para o Centro de Coordenação de Navios.

 

Maputo aposta na ferrovia para aumentar cargas no porto

A Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) constituiu uma parceria com o grupo sul-africano Grindrod e a administração ferroviária da África do Sul a fim de aumentar a carga ferroviária para o porto de Maputo, informou o presidente da empresa, citado pelo “Notícias”. Rosário Mualeia disse ser necessário criar condições para aumentar a carga processada naquela infra-estrutura portuária atendendo a que nos últimos oito anos foram ali realizados investimentos que ascendem a 225 milhões de dólares.

 

ROCHA DE MATOS

Confederação empresarial vai abrir delegação em Luanda até ao final do ano

A confederação empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai abrir uma delegação em Luanda até ao final deste ano, disse hoje à agência Lusa o dirigente empresarial Jorge Rocha de Matos.
 

Cabo Verde apresenta Cluster do Mar à CPLP em Portugal

O governo de Cabo Verde vai explicar entre amanhã e sexta-feira aos Estados membros da CPLP a aposta no Cluster do Mar, instrumento estratégico da política de desenvolvimento cabo-verdiana, que consiste no investimento na Economia Marítima.

Parlamento Europeu vai apreciar acordo de pescas entre a União Europeia e Cabo Verde

A Comissão Europeia enviou ao Parlamento Europeu para aprovação o texto do novo acordo de pescas entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde. O acordo vigente expira em agosto próximo. Nos termos do novo texto, as autorizações de captura de peixes foram concedidas a 28 navios de atum, 35 palangreiros de suferfície e 11 embarcações caneiras que poderão operar nas águas territoriais cabo-verdianas.

Cabo Verde apresenta Cluster do Mar à CPLP em Portugal

O governo de Cabo Verde vai explicar entre amanhã e sexta-feira aos Estados membros da CPLP a aposta no Cluster do Mar, instrumento estratégico da política de desenvolvimento cabo-verdiana, que consiste no investimento na Economia Marítima.

Nova ponte-cais de Cabinda operacional em Setembro de 2012

A nova ponte-cais do porto de Cabinda poderá entrar em funcionamento a partir de Setembro de 2012, anunciou o vice-governador para a área económica e empresarial daquele enclave angolano. Citado pela “Angop”, Macário Lembe adiantou que a parte em aço do projecto, que dotará o porto de Cabinda com uma ponte-cais com 319 metros de comprimento e 32 metros de largura, está a ser fabricada na China.

 

Porto angolano do Namibe vai movimentar 800 mil toneladas de carga

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Joaquim Neto, afirmou terça-feira, em Luanda, que a reabilitação e modernização com novos equipamentos da estrutura portuária vai permitir movimentar 800 mil toneladas/ano de carga contra as actuais 500 mil.

PORTOS BRASILEIROS - CABOTAGEM

Movimentação de cargas sobe 6% em 2010 e soma 188 milhões de toneladas

Das quase 834 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros em 2010, cerca de 188 milhões foram-no na cabotagem, um aumento de 6% sobre o ano de 2009 e de 9% sobre 2008.

Mota Engil vai construir centro de formação marítima em Angola

A província angolana do Kwanza Sul vai contar, a partir de Junho de 2012, com um centro de formação marítima a ser construído na comuna do Kikombo, município do Sumbe, num investimento de 90 milhões de dólares da Sonangol. A construção será feita pela empresa portuguesa Mota Engil.

22 A 29 DE MAIO

Missão Empresarial a Luanda e Huíla

A AIP-FCE está a organizar uma Missão Empresarial a Luanda e Huíla, proporcionando às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de investimento e/ou exportação, o contacto com o Governo Provincial e com a Câmara de Comércio desta Província, a recolha de informação local e visitas de prospecção, das quais se destacam a visita aos Pólos de Desenvolvimento Industrial.

TODAS AS NOTÍCIAS

III Congresso De Portos da CPLP – Luanda

Consulte todas as notícias publicadas no portal da APP, referentes ao III Congresso de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda, Angola, a 2 e 3 de Dezembro de 2010.

GALERIA FOTOGRÁFICA

III Encontro de Portos da CPLP | Na hora da despedida

Disponibilizamos site contendo reportagem fotográfica da festa de despedida gentilmente oferecida a todos os participantes pela organização do III Encontro de Portos da CPLP, que decorreu em Luanda a a 2 e 3 de Dezembro de 2010, no Centro de Convenções Talatona.
A despedida decorreu no Centro de Convenções de Belas. 84 fotos.

ANGOLA

Governo apresenta novo sistema operacional de comércio externo

A ministra angolana do Comércio, Idalina Valente, afirmou em Luanda que o Novo Sistema Integrado de Comércio Externo permitirá a resolução mais célere e atempada de problemas inerentes à actividade dos agentes económicos.
A governante falava na abertura do seminário sobre a implementação do Decreto Presidencial sobre os Procedimentos Administrativos para o Licenciamento das Operações de Importação, Exportação e Reexportação de Mercadorias.

 

ANGOLA

2011, ano dos shoppings e da logística

Este ano devem ser inaugurados quatro centros comerciais em Luanda. Novas plataformas logísticas em todas as províncias do país vão estar ligadas à linha férrea e aos portos angolanos.

Total: 231
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12