Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TÍTULO DO MAIS RECENTE LIVRO DO IDN

«O Mar no Espaço da CPLP»

O IDN - Instituto da Defesa Nacional, publicou o livro nº 128 da Nação e Defesa, intitulado 'O Mar no Espaço da CPLP', que aborda a importância do mar no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os contributos resultam, em parte, de comunicações apresentadas no âmbito da conferência internacional “África e o Mar no Século XXI”, que decorreu entre 27 e 28 de maio de 2010, organizada pelo Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL).

BRASIL

Privatização dos portos gera polémica

As notícias desta semana apontavam para um plano de privatização de 45 portos brasileiros, mas o governo já veio negar essa intenção. De acordo com a "Folha de S. Paulo", o governo prepara um novo modelo para o sector portuário de modo a garantir investimentos e dar conta dos actuais problemas de infra-estruturas.

Revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro já valoriza imóveis da região

O projecto de revitalização Porto Maravilha já valorizou os imóveis da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro mesmo antes do início de grande parte das obras de infra-estrutura, segundo o Secovi-Rio (Sindicato de Habitação). De Janeiro a Dezembro de 2010, a venda de apartamentos com um quarto, sala, cozinha e casa de banho, no centro da cidade – que engloba a área do porto – ficou 83% mais cara.

PORTO DE SETÚBAL

APSS apoia formação em Cabo Verde

No âmbito do Protocolo de Cooperação com os portos de Cabo Verde, a APSS participou recentemente no Seminário Internacional sobre Parcerias Público-Privadas - o Caso das Concessões Portuárias, no Mindelo, em Cabo Verde, através do Director de Desenvolvimento Estratégico e Logístico da APSS, Vitor Caldeirinha, que deu formação sobre o tema das concessões portuárias, durante dois dias, a cerca de 25 participantes.

Lançamento do ENLP reúne lideranças em Portugal

A Câmara Brasil-Portugal no Ceará e a Associação Comercial de Lisboa lançaram o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP) no último dia 15, que aconteceu na Associação Comercial de Lisboa, sediada no Palácio do Comércio, em Lisboa. Na ocasião, foi apresentado o seminário "Oportunidades de Negócios e Investimentos no Ceará".

Porto de Santos quer movimentar 230 milhões de toneladas em 2024

Mário Lima Júnior, secretário-executivo da Secretaria Nacional dos Transportes, afirmou no passado dia 14, durante o 6.º Encontro de Logística e Transportes da Fiesp, que um dos maiores desafios para o Porto de Santos é atingir uma movimentação de carga equivalente a 230 milhões de toneladas em 2024.
O Porto de Santos, o maior da América Latina em 2010, movimentou 96 milhões de toneladas (25% da movimentação nacional dos portos públicos brasileiros).

 

BRASIL

Movimento de cargas portuárias cresceu 7,7% no primeiro trimestre

A movimentação de cargas portuárias cresceu 7,7% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. Segundo boletim divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos e terminais de uso privativo brasileiros movimentaram cerca de 200,6 milhões de toneladas entre Janeiro e Março. No três primeiros meses do ano passado, foram movimentadas 186,3 milhões de toneladas.

SANTOS QUER FICAR ENTRE OS CINCO MAIORES PORTOS DO MUNDO EM MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS

Apresentado projecto de construção de cais para o Mundial de 2014

A Codesp realizou ontem uma Audiência Pública sobre as obras de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos, previstas no PAC Copa, para agregar maior estrutura de atendimento à procura por leitos na região durante a realização do maior evento esportivo. Com a execução de 1320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, o Porto de Santos oferecerá a possibilidade de atracar até seis navios de passageiros na região de Outeirinhos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade.
 

BRASIL

Superporto do Açu pronto já em 2012

É já em 2012 que entra em funcionamento o Superporto do Açu, projecto da LLX, ligada ao Grupo EBX, de Eike Batista, para um dos maiores portos do Brasil. O porto tem uma área total de 9 mil hectares, com profundidade inicial de 21 m e capacidade para receber navios de grande porte, como os Capesize e Chinamax. Entre área onshore e offshore, o Superporto do Açu contará com 30 berços para atracação de navios. A obra está a cargo das construtoras ARG e Civilport.
 

SADC

Comunidade de Desenvolvimento da África Austral rumo a um mercado comum

A situação prevalecente na região austral do continente africano, nos mais variados domínios, dominou a segunda Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada no último fim de semana na cidade sul-africana de Sandton. Representantes do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e da Comunidade da África Oriental (EAC) também participaram neste fórum onde Angola se fez representar pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoty.
“Rumo a um mercado único” foi o tema central desta cimeira. Durante o encontro foi lançado o processo de negociações que irá envolver as regiões da SADC, da COMESA e da EAC. A criação deste mercado, disse o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoty, permitirá a melhoria das condições de vida das populações.

 

Moçambique participa no Fórum do Mar

Cinco instituições moçambicanas vão participar, entre quinta-feira e sábado, em Portugal, no primeiro "Fórum do Mar", que visa a "promoção de negócios entre os expositores e profissionais dos diferentes segmentos que constituem a economia do mar". Participam no "Fórum do Mar" o Instituto Nacional do Mar e Fronteiras, Centro de Desenvolvimento para Zonas Costeiras, Fundo Nacional do Ambiente, Ministério das Pescas e os Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique.

 

União Europeia e Moçambique assinam novo acordo de pesca

A União Europeia (UE) e Moçambique concluíram um novo acordo sobre as quotas de pescas reservadas aos navios europeus que operam nas águas territoriais moçambicanas, anuncia um comunicado oficial publicado em Bruxelas. Com duração de três anos, o novo acordo de pesca vai entrar en vigor a 1 de janeiro de 2012, e fixa a quota de pescado pelos navios europeus em oito mil toneladas contra as 10 mil do atual acordo

ÁFRICA

26 nações avançam para criação de zona de comércio livre

Vinte e seis nações africanas de três zonas aduaneiras regionais discutem em Joanesburgo a harmonização dos seus mecanismos legais e financeiros no sentido de criar uma zona de comércio livre que beneficie uma população combinada de quase 700 milhões de pessoas.

Eu contenho, tu contêineres…

Mais de quatro décadas depois da chegada dos primeiros contêineres (contentores) ao Brasil, as vantagens evidentes da conteinerização para o transporte de mercadorias transcenderam o transporte de carga geral. De tal forma isso vem ocorrendo que o substantivo até virou verbo, no nome do 8º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) no passado dia 18 de abril, no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba/SP.

PORTOS BRASILEIROS VÃO SER BENEFICIADOS

Infra-estruturas para o Mundial de Futebol custarão 20 mil milhões de dólares

Os investimentos do Brasil em infra-estruturas para o Campeonato Mundial de Futebol de 2014 chegarão aos 20 mil milhões de dólares, de acordo com a presidente, Dilma Rousseff. Cerca de 68% desta verba virá dos cofres do governo federal, afirmou Rousseff na sua coluna semanal publicada em vários periódicos brasileiros.
“Estes recursos serão empregues na modernização e construção de portos e aeroportos, assim como para melhoris no transporte urbano, saúde e segurança”, disse, adicionando que o evento deverá atrair cerca de 600.000 turistas.

 

COM 12 VÍDEOS REPORTANDO A FORMALIZAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

APLOP estreia-se no YOUTUBE

Já se encontram disponíveis, no canal da APLOP no Youtube, os vídeos reportando a cerimónia de assinatura de constituição da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), que decorreu a 13 de Maio no Salão Almada Negreiros, no Cais da Rocha Conde d’Óbidos (Porto de Lisboa).
Um total de 12 vídeos que marcam a estreia da APLOP no Youtube. Recorde-se que a recém-criada Associação dos Portos de Língua Portuguesa também já se encontra presente no Facebook e no Twitter.

MOÇAMBIQUE

Concessionária do Porto de Maputo vai investir 690 milhões para melhorar infra-estruturas

A Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) vai investir 690 milhões de euros nos próximos 20 anos, para melhorar as infra-estruturas do Porto de Maputo, o principal do país, anunciou a firma.
Em conferência de imprensa, o director-executivo do MPDC, concessionária do Porto de Maputo, Davie Rennie, justificou o esforço financeiro com a necessidade de responder ao aumento da procura dos serviços portuários em Moçambique.

Portos promovem abertura da economia brasileira

Os números demonstram o elevado grau de crescimento da economia e do comércio exterior no Brasil, só havendo uma conclusão possível: a infra-estrutura da logística de cargas, no Brasil, está adequada ao volume e ao ritmo da demanda, incluindo aí custos logísticos razoáveis que permitiram aos produtos brasileiros serem competitivos no mercado internacional.
 

Porto do Recife prepara-se para o Mundial de Futebol

A proximidade do Mundial de Futebol de 2014, sediado no Brasil, acelerou a construção do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife, localizado na área central da capital pernambucana. Ainda em Junho, o governo do Estado lança edital para escolha da empresa que executará a obra. Prevê-se que os trabalhos comecem em Outubro e o novo espaço para recepção de turistas ficará pronto em Fevereiro de 2013.
 

Noruega vai patrulhar o Canal de Moçambique já em Outubro

Aviões de reconhecimento da Força Aérea Norueguesa e navios da sua marinha poderão ser mobilizados para patrulhar o Canal de Moçambique a partir de Outubro deste ano. A revelação é do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Erik Lahnstein, que afirmou em Maputo que a Noruega pretende apoiar os estados africanos da costa leste na sua luta contra a pirataria.

 

Total: 231
1 2 3 4 5 [6] 7 8 9 10 11 12