Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Brasil vai investir na pesca industrial de alto-mar

O Brasil decidiu investir na pesca de alto-mar, sector de alta rentabilidade mas no qual o país detém apenas uma parcela mínima da cota a que tem direito no Atlântico. A informação é do ministro da Pesca, Luiz Sérgio, que pretende formar mão de obra especializada para trabalhar nessa modalidade, que visa a captura de espécies de grande valor comercial, como o atum.

Marinha brasileira anuncia construção de submarinos com tecnologia francesa

A Marinha brasileira vai iniciar a construção de submarinos convencionais (S-BR) da classe Scorpène, de tecnologia francesa, no Brasil. A iniciativa faz parte do Acordo Estratégico Brasil-França, assinado em 2008, que originou o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). A cerimónia do começo da produção decorre hoje, em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e deverá contar com a presença da presidente Dilma Rousseff.

CABO VERDE

Navio-escola Sagres faz escala no Porto Grande de São Vicente

O Navio-escola Sagres faz escala no Porto Grande de São Vicente entre os dias 14 e 18 de Julho. O objectivo é, diz o adido de Defesa da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, José António Sardinha Teles Alface, aprofundar o relacionamento bilateral e potenciar a cooperação técnico-militar entre os dois países.

TERMINA HOJE EM LUANDA

Port Management 2011

"Oportunidades de crescimento e internacionalizaçao para os Portos : aumento do tráfego & desenvolvimentos na cadeia logística portuária" é o tema da edição de 2011 do "Port Management", que hoje termina em Luanda.

MOÇAMBIQUE

Dragagem no porto da Beira em fase de conclusão

Os trabalhos de dragagem de emergência no porto da Beira, na província de Sofala, centro de Moçambique, estão na sua fase final, prevendo-se que venham a ser concluídos na próxima semana, afirmou o presidente da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). Citado pela agência noticiosa moçambicana, Rosário Mualeia garantiu, igualmente, que a dragagem no porto de Maputo já foi concluída, estando já criadas condições para receber navios de grande calado, ou seja, até 60 mil toneladas.

GALP RIO vendido para Cabo Verde

É o último resistente da antiga frota da Sacor Marítima: o GALP RIO ex-MELINA que já está vendido para Cabo Verde e se chama agora BAÍA.
O BAÍA está atracado em Santa Apolónia, com o casco preto após ter sido docado e reparado no Seixal. Foi construído na década de 1960, em São Jacinto, para a Shell Portuguesa. Posteriormente integrou a frota da Sacor Marítima para serviço de bancas no Tejo, que assegurou durante muitos anos.

SANTOS, BRASIL

Porto seco vai retirar 30 mil camiões das estradas, por mês

Bastante concorridos devido à crescente movimentação de cargas nos últimos anos, os acessos terrestres ao Porto de Santos, o maior da América Latina, estão cada vez mais congestionados e menos seguros. Perante isso, o anúncio de que um novo terminal ferroviário e um porto seco exclusivo para a movimentação de açúcar, estão sendo instalados em Itirapina, região central do estado de São Paulo, é um alívio para quem passa pelas estradas que dão acesso ao porto santista. Previsto para entrar em operação até ao final do ano e aumentar o uso do modal ferroviário para cargas escoadas até o Porto de Santos, o porto seco deve fazer com que até 30 mil camiões deixem de circular nas rodovias da região mensalmente.
 

A 20 E 21 DE JULHO, EM LUANDA

Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Em 2011, a edição do fórum empresarial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (PLP) terá lugar em Luanda, por ocasião da FILDA. Representação da AICEP assegurada pelo Administrador, Vital Morgado. Visa-se, assim, reunir empresários de Angola, Brasil, Macau, China Continental, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, abrangendo um espaço geográfico que se estende a vários continentes e corresponde a um mercado de 2.000.000.000 de consumidores.

71% DO VALOR TOTAL EXPORTADO PELO BRASIL DE JANEIRO A MAIO DE 2011

«Commodities» em alta nas exportações brasileiras

As commodities representaram 71% do valor total exportado pelo Brasil no acumulado de Janeiro a Maio deste ano. No mesmo período do ano passado a participação das commodities foi de 67%. As vendas ao exterior deste tipo de produto avançaram em ritmo mais acelerado do que as de manufacturados. Nos primeiros cinco meses do ano, a exportação de commodities cresceu 39,1% em relação a igual período de 2010, enquanto os embarques de manufacturados subiram 15,1%.

MUNDIAL DE 2014 OBRIGA A GRANDES INVESTIMENTOS

Brasil aposta forte nos seus portos

A SEP (Secretaria Especial dos Portos do Brasil) já se está a preparar para a realização do Mundial de Futebol de 2014. De acordo com o director de Sistema de Informações Portuárias da SEP, Luis Cláudio Montenegro, ao todo, os investimentos já chegam a, aproximadamente, mil milhões de reais.
Entre as obras previstas está a implantação de infra-estruturas para a recepção dos turistas que chegam ao País, a construção de Terminais de Passageiros e a preparação para permanência de navios de turismo, que ampliarão a capacidade hoteleira local nos portos de Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos, no Estado de São Paulo.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS PORTUÁRIOS

Propostas para cidades portuárias aprovadas em Belém

A ABMP (Associação Brasileira de Municípios Portuários) aprovou propostas referentes ao planeamento logístico e à criação de um fundo de compensação para cidades durante o encontro regional realizado dia 29 em Belém, com a presença de representantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os participantes reafirmaram as posições acertadas no encontro das regiões Sul e Sudeste.

OCEANOGRAFIA

Investigadores de Cabo Verde e da Alemanha trocam experiências

Os investigadores dos navios Islândia, de Cabo Verde, e Maria S. Merian, da Alemanha, reuniram na baía do Porto Grande, para trocar experiências, anuncia o Asemanaonline, em Mindelo. O encontro aconteceu no âmbito de mais uma campanha oceanográfica realizada por estes dois navios, nas águas de Cabo Verde.
A investigação é da responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e do IFM – Geomar da Alemanha, e centra-se na recolha regular e sistemática de informação oceanográfica pelo navio Islândia e por navios de investigação alemães.

 

Moçambique precisa de 25 milhões de dólares para adquirir uma embarcação de manutenção das bóias

O Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique está à procura de fundos junto dos parceiros de apoio programático para a aquisição de uma embarcação de balizagem e manutenção de bóias, informa o diário estatal Notícias, de Maputo.
Avaliada em pouco mais de 25 milhões de dólares, a aquisição da embarcação é considerada fundamental para agilizar o processo de manutenção das 99 bóias e 58 faróis espalhados ao longo de toda a costa, sobretudo nos portos principais de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.

 

CONSTRUÍDAS NOS ESTALEIROS NAVAIS DE PENICHE

«LuaLua» e «Índico 1» a caminho de Moçambique

As lanchas de desembarque INDÍCO 1 e LUALUA, construídas nos Estaleiros Navais de Peniche para o governo moçambicano, zarparam hoje pelas 12:40 com destino a Maputo, onde deverão chegar a 4 ou 5 de Agosto, ou seja, 36 dias de navegação.
Em doca encontra-se a INDÍCO 2, que dentro de algum tempo se vai juntar às que hoje iniciaram a viagem para Moçambique.

PORTO OLÍMPICO DO RIO DE JANEIRO

João Pedro Blackhouse vence concurso

Foi apresentado esta terça-feira (28) o projecto vencedor do concurso do Porto Olímpico do Rio de Janeiro. O projecto contempla prédios e instalações para as Olimpíadas de 2016. O projecto vencedor do concurso foi desenvolvido pela equipa do arquitecto João Pedro Blackhouse. O prêmio é de 80 mil reais.

 

Moçambique e Índia firmam acordo para combater pirataria

Os ministérios da Defesa de Moçambique e da Índia anunciaram, em Nova Deli, que vão cooperar no combate à pirataria no Oceano Índico, para garantir a segurança do comércio marítimo na região.
"A Índia e Moçambique acordaram em trabalhar juntos na questão da segurança marítima para fazer do Oceano Índico uma rota segura para o comércio marítimo", disse A.K. Antony, em comunicado divulgado após conversações com o homólogo moçambicano.

MOÇAMBIQUE

Porto de Nacala ganha posição de destaque a nível regional

A localização estratégica do porto de Nacala é um dos maiores trunfos deste porto de águas profundas que aspira a ser o mais importante da costa oriental de África, servindo em feedering vários países da região e permitindo o escoamento de cargas contentorizadas em direcção a vários portos de países dos continentes europeu, americano e asiático.

MOÇAMBIQUE

Porto de Maputo quer receber navios de 14 metros de calado

O Porto de Maputo deverá receber investimentos na ordem dos 750 milhões de dólares norte-americanos até 2030, a serem aplicados em diferentes programas, com destaque para a expansão dos terminais de carvão e de contentores. Serão construídos dois novos cais, um de 600 metros e outro de 300 metros, a uma profundidade de 14 metros, para permitir a recepção de navios de grande porte.

ANGOLA

Porto do Namibe vai movimentar 800 mil toneladas de carga

Joaquim Neto, presidente do Porto do Namibe, afirmou em Luanda que a reabilitação e modernização com novos equipamentos da estrutura portuária vai permitir movimentar 800 mil toneladas/ano de carga contra as actuais 500 mil.

Cabo Verde pretende alargar área de jurisdição marítima

Cabo Verde e cinco outros países africanos deverão iniciar em Outubro a recolha de dados sísmicos e hidrográficos, no âmbito do projecto de extensão da plataforma continental para além das 200 milhas náuticas, afirmou na Praia o director-geral dos Assuntos Globais cabo-verdiano.

Total: 231
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12