Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
1 DE MAIO DE 1940
Primeiro navio construído no Alfeite
Sob chuva torrencial foi lançado à água no Arsenal do Alfeite o primeiro navio inteiramente construído naqueles estaleiros. Projectado por engenheiros do País, o D. João de Castro, navio oceanográfico da Marinha, teve como madrinha a filha do Chefe de Estado Cesaltina Carmona e Costa.
O general Óscar Carmona chegou aos estaleiros recebido pela guarda de honra e a banda da Armada e ainda por uma multidão de operários e populares abrigados da intempérie por um mar de guarda-chuvas negros. Houve bênção solene, A Portuguesa soou várias vezes e uma salva de 21 tiros de vasos de guerra saudou a nova embarcação lançada à água com a seguinte invocação da sua madrinha: "Vai com Deus a bem da Nação!"
O Chefe de Estado condecorou três operários que se distinguiram pela sua dedicação ao trabalho nesta obra com as insígnias de cavaleiro da Ordem de Mérito Industrial. A reportagem do DN enumera, ao estilo da época, o rol de altas individualidades presentes, registando-se naquele ano de 1940 - em plena II Guerra Mundial - a presença dos adidos navais da Itália, da Alemanha e da Grã-Bretanha. Pormenor de reportagem: quem andava num virote nos acertos da cerimónia era o almirante engenheiro inglês Robert Hugill, director técnico do Arsenal.
Artigos relacionados: