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Notícias

17 DE DEZEMBRO DE 1929

Lançado à água o paquete «Carvalho Araújo»

Em 1930, a Empresa Insulana de Navegação, agradecida pelo facto do primeiro-tenente Carvalho Araújo ter salvo com o sacrifício da sua vida o paquete "SAN MIGUEL", decidiu baptizar o seu novo paquete, construído em Italia, no estaleiro Cantiere Navale Triestino, em Monfalcone, com o nome "CARVALHO ARAÚJO".

Foi uma justa homenagem ao valoroso Marinheiro que, interpondo o navio do seu comando, o patrulha de alto mar "AUGUSTO DE CASTILHO", entre o submarino alemão "U-139" e o paquete "SAN MIGUEL" conseguiu que aquele chegasse a salvo ao porto de Ponta Delgada.

Tendo sido lançado à agua em Monfalcone, em 17 de Dezembro de 1929, a sua construção ficou terminada em Março de 1930 e iniciou a sua viagem inaugural à Madeira e aos Açores, em 23 de Abril daquele ano. Foi a construção número 216 daquele estaleiro e foi-lhe atribuído o indicativo de chamada do Código Internacional de Sinais CSBU e o número oficial 420F.
Características principais do paquete "CARVALHO ARAÚJO":

Comprimento de fora a fora 112,82 metros
Comprimento entre perpediculares 106,36 metros
Boca 15,30 metros
Pontal 8,12 metros
Calado máximo 6,99 metros
Arqueação bruta 12912,65 m3
Arqueação líquida 7630,68 m3
Porte bruto 7424 toneladas

O aparelho propulsor consistia em duas máquinas alternativas de vapor de tríplice expansão, com três cilindros cada uma, com a potência de 4430 cavalos indicados, que lhe garantiam a velocidade máxima de 14 nós. Tinha quatro caldeiras de chama invertida com doze fornalhas onduladas e dois hélices.
Possuía alojamentos para 354 passageiros, sendo 78 em primeira classe, 78 em segunda classe e 198 em terceira.

Em 1943 sofreu uma importante remodelação. Além de outras modificações foram-lhe instalados camarotes de luxo para 10 dos 78 passageiros de 1ª classe. O número de tripulantes era de 89.
Em 1945, nova transformação: as fornalhas, que inicialmente queimavam carvão,foram adaptadas e passaram a queimar nafta.

O paquete "CARVALHO ARAÚJO" conjuntamente com um outro paquete da Empresa Insulana de Navegação, mais antigo, o "LIMA", de 1923, assegurou a carreira entre o Continente e os Arquipélagos da Madeira e dos Açores com viagens semanais, até 1972, ano em que foi abatido. Quanto ao "LIMA", terminara a sua actividade em 1969.

O "CARVALHO ARAÚJO" foi vendido para sucata, em Novembro de 1972. Em 20 de Outubro de 1973, depois de ter sido rebaptizado "MARCEU", partiu, a reboque, de Lisboa para Espanha , onde foi desmantelado.

fonte












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