Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
AÇORES
Farol da Ponta da Ferraria inaugurado a 9 de Novembro de 1901
O farol da Ponta da Ferraria, em São Miguel, foi inaugurado a 9 de Novembro de 1901.
É um farol costeiro de planta rectangular composto por corpo principal integrando torre quadrangular, e por dois corpos posteriores dispostos lateralmente. Fachadas de cunhais apilastrados, de um ou dois pisos, terminadas em cornija, o principal com os pisos separados por cornija e com a cornija do remate encimada por ameias decorativas, rasgadas por vãos rectilíneos ou abatidos, num jogo rítmico. A torre do farol, avançada da fachada principal, apresenta três registos marcados por vãos, correspondendo o inferior a uma porta e os superiores a pequenos vãos, terminando em varandim com guarda de cantaria vazada e com acesso à lanterna.
O Farol da Ponta da Ferraria fica quase em frente ao lugar onde existiu a ilha Sabrina.
A ilha Sabrina foi uma pequena ilha formada em Junho e Julho de 1811 por uma erupção vulcânica submarina que ocorreu ao largo da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, Açores.
A ilha foi primeiro abordada pelo capitão James Tillard, comandante do navio de guerra britânico HMS Sabrina, que lá hasteou a bandeira britânica e a reclamou como território de Sua Majestade Britânica. A ilha desapareceu no decurso daquele ano.
Artigos relacionados: