Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
FAROL DE ALFANZINA - A FUNCIONAR DESDE 1 DE DEZEMBRO DE 1920
O farol do outro Cabo Carvoeiro
Foi construído num promontório rochoso no lugar de Alfanzina, Praia do Carvoeiro, sobre o oceano Atlântico, no concelho de Lagoa, conhecido à data da sua implantação em 1920, como 'Cabo Carvoeiro do Algarve'.
Trata-se de uma torre branca, quadrangular, em alvenaria, com edifício anexo encimada por uma lanterna cilíndrica vermelha.
Como Chegar: Tomar a direcção Praia do Carvoeiro e depois seguir as indicações do aldeamento Rocha Brava. Chegando a Rocha Brava, virar na 1ª à direita. Aí encontrará direcções para o farol.
Coordenadas GPS: 37.08751823085462 N, -8.44301462173462 O
GPS: Ver no mapa
FAUNA E FLORA NA REGIÃO
MAIS DETALHES AQUI
«Que no dia 1 de Dezembro de 1920, salvo qualquer obstáculo superveniente, começará a funcionar o farol do Cabo Carvoeiro (Algarve), entrando, nessa data, no período preliminar de experiências.
O edifício, erecto na extremidade do referido Cabo (no sítio denominado Alfanzina), consta duma torre quadrangular de alvenaria, forrada de azulejo branco, erguendo-se a meio dum edifício dum só pavimento, também forrado do mesmo azulejo, que serve para habitação dos faroleiros.
A torre mede 15 metros de altura, desde o terreno até à aresta superior da cornija. Sobre ele se elevam a murete cilíndrica, metálica, e a lanterna, ambas pintadas de vermelho, ficando o plano focal a 18 metros acima do terreno”.
O aparelho iluminante é de 3ª ordem, grande modelo (0,m50 de distância focal), de rotação, dando grupos de dois relâmpagos brancos de 15 em 15 segundos. O sistema lenticular é composto de dum grupo de duas lentes de eixos descentrados, de 130º cada uma, e efectua uma rotação completa em 15 segundos.
O alcance luminoso, em transparência média atmosférica, é de 30 milhas; e o alcance geográfico, para um observador colocado 5 metros acima do nível do mar, é de 20 milhas.
Esta luz ilumina em todo o horizonte.
Posição geográfica – latitude 37º 05´ 04´´N , longitude 8º 26´ 25´´ O. GW.
Altitude do plano focal 58 metros.
Estas coordenadas foram deduzidas da respectiva Carta Corográfica do País publicada pela Direcção Geral dos Trabalhos Geo-désicos.
Durante o período de experiências não se deve contar com o regular funcionamento dêste aparelho.»
CONTINUE A VIAJAR PELA HISTÓRIA DESTE FAROL, AQUI
VEJA UMA GALERIA DE FOTOS DA COSTA DO CARVOEIRO
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: