Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é o zooplâncton Estuarino?

O zooplâncton é constituído por pequenos animais cujas deslocações são asseguradas pelas correntes, ainda que a maioria destes organismos efectue migrações verticais e/ou sazonais. Desempenham um papel fundamental nos ecossistemas estuarinos.

O zooplâncton é extremamente diverso, sendo constituído pelos organismos cujas deslocações são asseguradas pelas correntes (plâncton) e que não têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento (heterotróficos).

É possível reconhecer categorias distintas de animais consoante a sua localização neste ecossistema: o Pleuston, animais e vegetais cujas deslocações são fundamentalmente asseguradas pelo vento; e o Neuston, animais que vivem nas camadas superficiais. O Neustonm, por sua vez, pode ainda ser subdividido em Epineuston, animais que se encontram na interface ar/água, e Hiponeuston, que compreende os organismos que habitam os primeiros 10 cm da coluna de água. Nesta última categoria, temos como exemplo os copépodes (Classe Crustacea, Filo Arthropoda).

CONTINUE A LER ESTE ARTIGO AQUI