Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PARA INTEGRAR O PROJECTO DE RECIFES ARTIFICIAIS MARINHOS

Naufrágio provocado do «Victory 8B», em 2003, no Brasil

Foi o mais esperado naufrágio controlado do Brasil, afundado a 3 de Julho de 2003, entre as Ilhas Rasas e Escalvada, em frente ao Siribeira Iate Clube. O cargueiro foi totalmente limpo e preparado para possibilitar aos mergulhadores segurança tanto nas visitas externas como nas internas (mergulhadores especialistas em Naufrágio) e para se tornar um enorme berço para vida marinha. Com 89 metros de comprimento e 30 metros de altura é o maior naufrágio controlado da América Latina.

Após três anos de intensos trabalhos e pesquisas, finalmente no dia 03/07/2003, às 11:45h, foi concluída toda a operação de afundamento controlado do navio Victory 8B, ficando situado entre as ilhas Rasas e Escalvadas, a 12 quilómetros do litoral de Guarapari.

O local escolhido foi previamente estudado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA). A operação foi considerada um sucesso pelo Governo e a Fundação Cleanup Day, que coordenou os trabalhos.

O trabalho de afundamento controlado da embarcação, realizado com a abertura simultânea das válvulas foi autorizado às 9 horas pelo secretário Fernando Schettino, durante uma pequena solenidade ocorrida no Centro de Guarapari.

Toda a operação para o afundamento do Victory 8B iniciou às 2h da tarde de quarta-feira, dia 2, com a retirada da embarcação do porto, onde estava ancorada. Para evitar risco de acidentes, o navio foi deslocado até Guarapari em baixa velocidade. O apoio foi feito com quatro rebocadores e uma embarcação de combate à poluição cedida pela Petrobrás. A viagem de percurso até as ilhas durou cerca de 12 horas.
 

MAIS DETALHES AQUI E AQUI







Artigos relacionados:

  • Quatro navios da Marinha Portuguesa afundados ao largo de Portimão
  • Naufrágio provocado do «Victory 8B»
  • Guarapari, a cidade que ganha com os naufrágios
  • Austrália afunda navio para formar recife artificial