Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DÉCADA DE 20 DO SÉCULO PASSADO

«Buckau», antecessor do E-Ship 1

O E-Ship 1 não foi o primeiro navio a utilizar o Efeito Magnus para propulsão. Na década de 1920, o engenheiro alemão Anton Flettner concebeu um navio com duas grandes torres cilíndricas para ser movido por esse método. O “Buckau”, assim se chamava, terá sido o primeiro navio de rotor e, daí também, a designação de navio de Flettner agora atribuída ao E-Ship 1.

Após a conclusão dos seus estudos, o Buckau partiu para a primeira viagem em Fevereiro de 1925, a partir de Danzig na Escócia, através do Mar do Norte. Os rotores não deram o menor motivo para preocupação, mesmo em clima tempestuoso, e o navio podia navegar contra o vento a 20-30 graus, enquanto um navio com o seu equipamento de vela original não poderia navegar a mais do que 45 graus em direcção contrária ao vento. Em 31 de Março de 1926, o Buckau, já denominado Baden-Baden navegou para Nova Iorque, via América do Sul, chegando a esta cidade em 9 de Maio.

No entanto, verificou-se que o sistema de rotor foi menos eficiente que os motores convencionais. Flettner, voltou sua atenção para outros projectos e os rotores foram desmantelados. O Baden-Baden foi destruído por uma tempestade no Caribe em 1931.
 

FONTE: BLOG " MEIO SÉCULO DE APRENDIZAGENS "

 







Artigos relacionados:

  • O «Bois Rosé»