Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VERA CRUZ

Cruzeiros à Madeira no fim do ano

Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.

A Companhia Nacional de Navegação também chegou a fazer cruzeiros de Fim de Ano à Madeira, nomeadamente com o seu paquete NYASSA.

Também a Companhia Colonial de Navegação marcou presença no Fim do Ano funchalense a partir de Dezembro de 1948, primeiro com o SERPA PINTO, depois com os navios VERA CRUZ e SANTA MARIA. A venda deste em 1973 levou igualmente o INFANTE DOM HENRIQUE a passar a noite de São Silvestre na Madeira em Dezembro de 1974 e 1975, já com as cores da CTM.

Os navios saíam de Lisboa, normalmente cheios, uns dias a seguir ao Natal, sempre na última semana do ano. Muitas vezes faziam-se cruzeiros com dois paquetes diferentes e chegou a registar-se a organização de três cruzeiros no mesmo ano. Em 1955 o cruzeiro de Fim der Ano promovido pela Colonial largou do Tejo a 30 de Dezembro, rumo ao Funchal e incluiu ainda visita a Tânger, como refere o anúncio do cruzeiro publicado no Jornal da Marinha Mercante de Dezembro de 1955.

Com o desaparecimento da frota portuguesa, a tradição mantém-se com cruzeiros em navios estrangeiros que passam a noite de 31 de Dezembro no Funchal.

ARTIGO DE LUÍS MIGUEL CORREIA


Madeira vista do "Vera Cruz"

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA







Artigos relacionados:

  • Paquete «Vera Cruz»
  • Viagem inaugural a 20 de Março de 1952
  • Um dos grandes transatlânticos da Rota de Ouro e Prata!
  • Construção contabilizou 86 mil horas de trabalho
  • «Vera Cruz» levou emigrantes para o Brasil e tropas para África
  • Relato da chegada do «Vera Cruz» a Santos