Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Encontraram o barco do capitão de «Moby Dick»
Um grupo de arqueólogos marinhos encontrou junto à costa do Honolulu, no Havai, vestígios de um baleeiro do século XIX - um dos famosos barcos conduzidos pelo capitão George Pollard, que inspirou o filme Moby Dick de Herman Melville.
Arpões, lanças de caça, âncoras e utensílios de cozinha estavam entre as peças descobertas e mostradas ao público na última sexta-feira pela National Oceanic and Atmospheric Administration.
Os primeiros destroços do "Two Brothers" foram encontrados em 2008, durante uma expedição da NOAA (Agência norte-americana Oceânica e Atmosférica), num recife a cerca de 960 quilómetros de Honolulu, no Monumento Nacional marinho Papahanaumokuakea, uma cadeia remota de ilhas e atóis, revelou a agência esta sexta-feira.
Os peritos tinham saído para o mar para estudar a vida marinha, remover detritos do fundo do mar e procurar destroços. Durante a viagem acabaram por encontrar as primeiras pistas para a localização do “Two Brothers”. O navio, capitaneado por George Pollard Jr, afundou-se a 11 de Fevereiro de 1823, depois de ter colidido com um recife em águas pouco profundas.
Dois anos antes, Pollard esteve ao leme do “Essex”, embarcação destruída e afundada por uma baleia no oceano Pacífico. Este episódio inspirou o livro de Herman Melville “Moby Dick”, de 1851.
Durante 188 anos, a embarcação "Two Brothers" – parte da frota constituída por centenas de navios baleeiros norte-americanos que transformou a região económica e culturalmente e que resultou na quase extinção de várias espécies de baleias - esteve “escondida” no fundo do mar.
Na expedição de 2008, os arqueólogos encontraram duas grandes âncoras, três recipientes usados para derreter gordura de baleia e centenas de restos de ferro e cerâmica. Outras expedições voltaram ao local em 2009 e 2010, encontrando mais destroços, incluindo arpões que ajudaram a datar os achados.
De acordo com a NOAA, esta é a primeira vez que se encontram destroços de um navio baleeiro da ilha de Nantucket, berço da indústria baleeira norte-americana. “Estes locais são importantes para nos ajudar a contar as histórias dos nossos antepassados, incluindo as actividades baleeiras e marítimas do Pacífico e de todo o mundo”, disse Kelly Gleason, arqueólogo marinho do Monumento Nacional marinho Papahanaumokuakea que liderou as expedições, citado no comunicado da NOAA.
O filme "The Sea Best" (A Fera do Mar), inspirado na obra de Herman Melville, estreou em Portugal, no Tivoli, a 11 de Abril de 1927.
Actores: John Barrymore, Dolores Costello, George O’Hara, Mike Donlin, Sam Baker, George Berrell.
OIÇA AQUI "MOBY DICK", PELOS LED ZEPPELIN
Artigos relacionados: