Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas

 A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, foi convidada a fazer uma intervenção por ocasião do Dia Mundial das Alfândegas, num evento presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, que se realizou em Lisboa a 27 de Janeiro. A Organização Mundial das Alfândegas elegeu o tema “Conhecimento, catalisador para uma Alfândega de excelência” para o evento deste ano.

Na sua intervenção, Lídia Sequeira começou por abordar os desafios que se colocam com crescimento do comércio global, tanto para os portos como para as autoridades aduaneiras, nomeadamente no que respeita à necessidade de existirem céleres procedimentos de despacho e eficazes controlos das operações.

Com a Janela Única Portuária e a sua integração electrónica com as alfândegas, os portos ficaram mais competitivos e atractivos, pois os actos declarativos passaram a ser realizados de uma só vez e por um único canal electrónico, prestando-se assim um serviço mais cómodo e muito mais célere aos operadores, com a consequente recolha e tratamento da informação para, através das técnicas de análise de risco, serem efectuados controlos selectivos mais eficazes.

A Presidente da APS referiu ainda a importância do Fórum para a Simplificação de Procedimentos no Porto de Sines, no qual têm assento os representantes de todas as entidades e agentes económicos que actuam no porto e que tem como objectivo a definição das melhores práticas procedimentais e a resolução dos estrangulamentos que neste domínio forem identificados, apresentando o CUP – Cartão Único Portuário como exemplo dessa estreita colaboração.

Por fim, e por ser fundamental o envolvimento activo das autoridades aduaneiras, Lídia Sequeira lançou o desafio de desenvolver a interoperabilidade da JUP com o transporte terrestre, nomeadamente o ferroviário, por ser o mais sustentável, integrando os fluxos de informação até aos destinos finais das mercadorias, salvaguardando todos os requisitos de controlo, segurança e confidencialidade da informação criando-se assim a Janela Única Logística.