Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO
Estudo quer conhecer o papel das algas e das plantas marinhas nos ecossistemas costeiros
A Ria Formosa no Algarve foi o espaço escolhido por este projeto para estudar o impacto das plantas e algas marinhas no seu ecossistema.
Rui Santos, professor da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da mesma universidade, estuda o papel das plantas e algas marinhas no funcionamento dos ecossistemas costeiros.
Atualmente, o investigador quer usar este conhecimento para educar as pessoas sobre o impacto que estas plantas têm, não só no seu ecossistema, mas também sobre os benefícios que as mesmas podem trazer para a população local.
“Uma perspetiva que nós estamos agora a desenvolver é olhar para este funcionamento do ponto de vista dos benefícios que esse funcionamento traz às pessoas e ao bem-estar das pessoas. O objetivo final é tentar valorizar estes serviços, portanto tentar explicar qual é o valor destes benefícios, qual é o valor do sequestro de carbono que as plantas fazem, que as plantas realizam. Temos comunidades muito importantes para sequestrar este carbono, este é um valor muito elevado, e é muito difícil de contabilizar.
Rui Santos quer assim desenvolver ações de formação e produtos informativos para desenvolver a consciência das pessoas sobre o papel que as plantas marinhas têm no funcionamento global destes ecossistemas costeiros.
“Quando as pessoas se importam, têm cuidado e transmitem essa informação, a conservação destes sistemas e a sua recuperação é muito mais fácil de fazer. As entidades gestoras e as políticas serão pressionadas pelas pessoas para fazer isso, esta é a via que nós achamos que é a melhor”, conclui.
PARA OUVIR AQUI
O 90 Segundos de Ciência é um projecto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Novartis.
Duas vezes por dia na Antena 1, de segunda a sexta, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde.
A Antena 1 dá voz aos investigadores portugueses em 90 segundos de Ciência.
PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA
Artigos relacionados: