Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE AVEIRO

Ponte-Cais n.º 26 movimentada pela PRIO até 2017

O Conselho de Administração da APA, S.A., deliberou conceder à Prio Parque de Tanques de Aveiro, S.A., detentora das instalações de armazenagem da Prio no Porto de Aveiro, licença para uso Privativo da Ponte-Cais n.º 26, no Terminal de Granéis Líquidos, a partir de 1 de Julho de 2012, e por um período de cinco anos.

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

A luz do futuro vem do mar e da Gronelândia

O país tem sido procurado por vários investidores para experiências com novas energias. Testam-se tecnologias com hélices e rolos, com vantagens para a indústria nacional. Esta, porém, arrisca-se a perder o comboio da competição internacional.

APSS implementa Programa ECO.AP

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA continua a implementar o Programa ECO.AP que tem como objetivo aumentar em 30% a eficiência energética nos serviços públicos, equipamentos e organismos da Administração Pública, tendo como horizonte o ano de 2020.

EDP e Repsol investem 5.600 milhões no maior parque eólico marinho

O consórcio formado pela EDP e a Repsol pediram a última permissão para instalar o maior parque eólico do mundo na Escócia, um investimento avaliado em 7.200 milhões de dólares (5.618 milhões de euros). Trata-se do passo prévio para o investimento das empresas neste grande complexo, que vai ocupar uma área semelhante à cidade de Edimburgo e será capaz de gerar energia suficiente para abastecer até um milhão de casas.

CONSULTA PÚBLICA TERMINA HOJE, 14 DE SETEMBRO

Energia dos oceanos

A União Europeia abriu, a 14 de Junho, consulta pública sobre a Energia dos Oceanos (OE). Caso pretenda participar, encontra aqui as informações necessárias.

Japoneses vão investir até 1200 milhões de euros em energia eólica marinha

Seis grandes empresas do Japão planeiam investir até 120 mil milhões de ienes (1217 milhões de euros) num projecto de energia eólica marinha ao longo dos próximos dez anos, informou o diário Nikkei. A Toshiba, a Hitachi Zosen, a par da JFE Steel, Sumimoto Electric, Toa e Toyo Construction, planeiam construir turbinas de vento em alto mar para produzir até 300 megawatts de electricidade.

 

VÍDEO SIC

Plataforma eólica no mar já produziu energia para abastecer 1600 casas

Há dois meses foi inaugurada a primeira plataforma eólica em alto mar. É a primeira a nível mundial flutuante. A SIC foi conhecer melhor o projecto, ao largo da Póvoa de Varzim, que já produziu energia suficiente para abastecer 1600 casas durante um ano.

PENICHE

Investidores satisfeitos com primeiros resultados da produção de energia a partir das ondas

A empresa finlandesa AW Energy e a Eneólica, que estão a produzir pela primeira vez em Portugal eletricidade a partir do movimento das ondas, estão muito satisfeitas com os resultados, 12 dias depois da instalação da tecnologia.
"Estamos surpreendidos com a forma como a máquina está a trabalhar, porque está a produzir energia na capacidade máxima 24 sobre 24 horas, ou seja, cada uma das três máquinas está a produzir 100 kilowatts (kw) por hora", afirmou à agência Lusa Rauno Koivusaari, criador da ideia e um dos proprietários da AW Energy.

PENICHE

AW-ENERGY OY concluiu imersão do WAVEROLLER

A AW-ENERGY OY, empresa Finlandesa que desenvolveu tecnologia de conversão da energia das ondas, concluiu no dia 13 de Agosto, com a imersão do WAVEROLLER, a 16 metros de profundidade e a 500 metros da praia da Almagreira, a Norte de Peniche, esta etapa de desenvolvimento da tecnologia referida.
Neste momento o Waveroller já envia a energia capturada para o posto de transformação em terra, que por sua vez a injectará na rede pública.

WAVEROLLER

Mais uma etapa cumprida

Efectuou-se no sábado a colocação do cabo submarino de ligação do WaveRoller ao transformador em terra. Esta operação requereu a utilização de um rebocador e duas outras embarcações auxiliares. A operação consistiu em puxar, para o local onde o Waveroller ficará submerso, o cabo de transporte de energia. Mais um passo para entrada em pleno funcionamento do WaveRoller.

WaveRoller testado no Porto de Peniche

Realizou-se sta terça-feira o primeiro teste de imersão e emersão do WaveRoller no Porto de Peniche, junto aos Estaleiros Navais. Após mais de 10 horas a lastrar com água os três módulos, a estrutura do WaveRoller imergiu. Feitas as devidas verificações, procedeu-se ao enchimento daqueles módulos com ar e, em pouco tempo, a estrutura voltou a emergir. Aparentemente, os testes decorreram como os técnicos tinham previsto. Um bom sinal para a próxima etapa.

EDP chama Repsol para primeira torre eólica flutuante em alto mar

A Repsol entrou no consórcio da EDP para o desenvolvimento da primeira torre eólica flutuante em alto mar, que já está instalada ao largo da Póvoa do Varzim. A empresa espanhola entra com a mesma posição da EDP - 31% - e assume-se como um dos pricipais investidores nesta obra de 23 milhões de euros.

PENICHE

Concluído protótipo de produção de energia das ondas

A montagem do primeiro protótipo mundial de produção de energia das ondas está concluída nos Estaleiros Navais de Peniche, com a colocação de pás gigantes para começar a fabricar electricidade ao largo da praia da Almagreira. Tem o tamanho de um campo de futsal e vai ficar no fundo mar ao largo da praia da Almagreira, em Peniche.

PENICHE

Engenheiros concluem tecnologia única para produzir energia a partir das ondas

A montagem do primeiro protótipo mundial de produção de energia das ondas foi concluída terça-feira, nos Estaleiros Navais de Peniche, com a colocação de pás gigantes para começar a fabricar electricidade ao largo da praia da Almagreira.
Jorma Savolainen, responsável técnico da empresa finlandesa (AW Energy) que concebeu a tecnologia, afirmou à agência Lusa que na primeira semana de Julho a plataforma metálica de 40 metros, composta por três pás verticais gigantes, vai ser fundeada a 20 metros de profundidade e a 500 milhas da praia da Almagreira, ao largo de Peniche.

WAVEROLLER

Onda das renováveis a todo o gás em Peniche

Rauno Koivusaari, mergulhador profissional da Marinha Finlandesa - Forças Especiais, foi quem inventou o conceito, que consiste no aproveitamento do movimento elíptico das ondas de fundo ( Near-Shore), para as transformar em energia renovável. Mostramos, nas fotos, o protótipo em tamanho real, com capacidade de produção de 300KW nominal, sendo portanto esta a última fase do desenvolvimento contínuo desta tecnologia. Fase muito importante, porque é após a sua instalação que se consegue determinar quantas horas funciona durante um ano, quantas avarias surgirão, que tipo de avarias e qual a produção média de energia, factores importantes para a sua comercialização. Todos os trabalhos estão a ser efectuados nos Estaleiros Navais de Peniche, que já participaram em vários projectos relacionados com este tipo de energias, não só near-shore como off-shore.

10 DE MAIO

WavEC lança campanha para salvar a Central de Ondas do Pico

Esta quinta-feira, 10 de Maio de 2012, o Centro de Energia das Ondas (WavEC) lança a campanha internacional “Apoie a Energia das Ondas – Salve a Central de Ondas do Pico” na Exponor, Porto. A campanha é apresentada na conferência “Energias Renováveis Offshore: Que soluções a desenvolver em Portugal?”, integrada no âmbito do Forum do Mar.
A Central de Ondas do Pico é um dos mais importantes centros de teste de energia das ondas na Europa! É operada e mantida pelo WavEC e é a única central aberta ao público para acções de formação, inovação e demonstração.

HOJE, NA EXPONOR

Conferência «Energias Renováveis Offshore: Que soluções a desenvolver em Portugal?»

No âmbito do projecto OTEO – Observatório Tecnológico das Energias Offshore, o INEGI, o WavEC, e o EnergyIN promovem a conferência “ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE: Que soluções a desenvolver em Portugal?” no próximo dia 10 de Maio, integrada no Fórum do Mar que decorrerá entre os dias 10 e 12 de Maio na Exponor (Porto).

A primeira volta ao mundo em barco solar

O Planet Solar, o maior catamarã alguma vez construído movido exclusivamente a energia solar, terminou sexta-feira, 4 de Maio de 2012, a sua volta ao mundo, com partida e chegada (mais de 19 meses depois), ao Mónaco. E enquanto uns celebram o barco solar, outros preparam mais uma grande viagem do Solar Impulse, avião a energia solar que também planeia uma volta ao mundo.

Emove revoluciona mercado da energia das ondas

A startup portuguesa prepara-se para apresentar o gerador 3D, que permite produzir energia a partir do movimento das ondas. É 37 vezes mais potente do que os modelos convencionais. É tecnologia 100% portuguesa a inovar a nível mundial.
 

DIA DO PORTO DE AVEIRO CELEBRADO COM MÚSICA

Rita Redshoes, a 18 de Abril, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré

A exemplo do que tem sucedido nos últimos anos, também em 2015 o Dia do Porto de Aveiro será celebrado com música.
A 18 de Abril no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, Rita Redshoes abrilhanta o Concerto Comemorativo do Porto de Aveiro, apresentando “Life is a Second of Love”, espectáculo antecedido pela actuação do Grupo Coral do Porto de Aveiro.
Início marcado para as 21:30, com bilhetes ao preço simbólico de 3,50€, destinando-se, as receitas, ao Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI).

Total: 229
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12