Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
GAFANHA DA NAZARÉ
Forte da Barra vai para concurso
O concurso para a concessão do Forte da Barra, no concelho de Ílhavo, no âmbito do programa Revive, deverá ser lançado no dia 31 de Janeiro, anunciou António Baeta, do Turismo de Portugal, durante o seminário “Turismo, Património e Arquitectura Vernacular”, que decorreu na Universidade de Aveiro.
No distrito de Aveiro existem três imóveis pertencentes à lista do Revive, um programa criado pelo Governo em colaboração com as câmaras que prevê ceder edifícios públicos a privados para serem recuperados e usados para actividades económicas, nomeadamente turísticas.
![]() |
Universidade de Aveiro mostra protótipos no Fórum do Mar Business2Sea 2019
Durante três dias, a Universidade de Aveiro (UA) vai mostrar protótipos desenvolvidos no âmbito de trabalhos de investigação e ações de apoio à realização de provas de conceito, num stand conjunto com a Comunidade Portuária de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) no Fórum do Mar Business2Sea.
O evento decorre de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega, Porto.
![]() |
ESTE SÁBADO, NO MMI
Oficina de Nautimodelismo
O Museu Marítimo de Ílhavo volta a receber uma Oficina de Nautimodelismo (construção), dinamizada pela TEAM - Truques & Engenhocas Associação Modelismo.
![]() |
AVEIRO
Pesca Artesanal, Galitos e A Balsa juntam-se aos Amigos da Ria
A Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) passou a integrar o núcleo de fundadores do MARIA - Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, garantindo “uma nova dinâmica resultan te da importância da sua actividade sócio-económica em todo o território da Ria”, segundo comunicado daquele movimento.
O MARIA refere-se à APARA como “a mais importante organização de produtores de pesca da região de Aveiro, fundada em 2004 e actualmente representativa de cerca de 95 por cento da actividade de pesca do Porto de Aveiro”, representando “376 embarcações registadas no Porto de Aveiro.
![]() |
A grande obra no litoral do país vai acontecer na Ria de Aveiro
A grande obra no litoral do país vai acontecer na ria de Aveiro Desta parece que vai ser mesmo de vez. O desassoreamento da ria de Aveiro está a poucas semanas de avançar para o terreno.
É a maior de todas as intervenções destes últimos anos no litoral e nas lagoas costeiras”, destacou ao PÚBLICO o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a propósito da obra orçada em 17,5 milhões de euros (mais IVA).
![]() |
SUDOESTE DE AVEIRO
Quercus deixa recomendações mas dá luz verde a produção de salmão em aquacultura
A Quercus participa na consulta pública para a instalação de aquacultura a sudoeste de Aveiro e não se opõe ao projecto de criação de salmão em mar aberto.
A autorização requerida destina-se à instalação de uma unidade experimental de aquacultura para a avaliação do crescimento de Salmão do Atlântico (Salmo salar) em condições offshore, a 11 milhas náuticas a sudoeste de Aveiro.
![]() |
COMEÇA ESTA QUARTA-FEIRA, EM TORRES VEDRAS
3.ª Conferência Anual do ENERGYIN e workshop da fileira Offshore
O EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia realiza a 26 e 27 de Junho a sua 3.ª Conferência Anual, no Teatro-Cine em Torres Vedras. Sob o tema “A Indústria da Energia: Estratégias de Crescimento para 2020”, este encontro abordará temáticas relevantes para as empresas portuguesas do sector da energia.
![]() |
A 9 DE JULHO
Sessão Pública WindFloat e Workshop
A 9 de Julho decorre uma Sessão Pública sobre o projecto WindFloat, em Apúlia (Esposende). Este encontro oferece a oportunidade de conhecer as últimas novidades acerca deste projecto de energia eólica offshore WindFloat, que se encontra ao largo de Aguçadoura, em Portugal.
![]() |
WAVEROLLER
Peniche no caminho das energias limpas
Peniche está definitivamente no caminho das energias limpas. Após algum tempo “em terra” para revisões e algumas alterações, o WaveRoller voltou a submergir junto à Praia da Almagreira.
![]() |
Primeiro ferry eléctrico do mundo
O armador norueguês Fjellstrand e a Siemens desenvolveram o primeiro ferry eléctrico do mundo. Com 80 metros de comprimento, o barco pode transportar 120 veículos e 360 passageiros, devendo entrar ao serviço, a partir de 2015, na rota entre Lavik e Oppedal, na Noruega.
![]() |
ANTÓNIO COSTA E SILVA:
Transportes são o principal problema energético de Portugal
Estamos numa encruzilhada porque vamos continuar a consumir cada vez mais energia mas as emissões têm que ser reduzidas. Isso não vai ser possível sem uma nova matriz energética e sem soluções, sobretudo para o sistema de transportes", referiu o orador, centrando-se então no contexto nacional: "Os transportes são o principal problema energético de Portugal. E o problema agravou-se entre 1990 e 2004" - afirmou o Chairman da Partex Oil and Gas.
![]() |
HOJE, 31 DE JANEIRO
ADFERSIT debate «Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro»
No âmbito do ciclo de Conferências "Conectividade e Competitividade", a ADFERSIT organiza hoje, dia 31 de Janeiro, uma conferência subordinada ao tema "Transportes: As Energias e os Combustíveis do Futuro", tendo como orador o Prof. António Costa Silva, Chairman da Partex Oil and Gas.
![]() |
ANTÓNIO SÁ DA COSTA | «CLUSTER DO MAR»
Mar, o último recurso inexplorado para produção de electricidade
A produção de electricidade em Portugal iniciou-se há mais de 120 anos, e a primeira central foi uma central hídrica com cerca de 800 kW que abastecia Vila Real. Desde então foram surgindo centrais hídricas com dimensão crescente e, mais recentemente, o peso das centrais térmicas cresceu.
![]() |
APSS vende energia à EDP
A APSS iniciou, em dezembro, a venda à EDP-Comercial de energia elétrica produzida pelo sistema de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício da Direção de Segurança Marítima e Portuária no Trem Naval.
![]() |
Empresa Indiana lança novo modelo de barco solar
A empresa Indiana Navgathi acaba de lançar uma embarcação compacta de quatro passageiros movida a energia solar. Este barco passa a ser um dos mais pequenos, deste tipo, disponível no mundo.
Os barcos solares são uma alternativa excelente em águas interiores, barragens e estuários, pela sua propulsão limpa e sem ruído. Do ponto de vista económico, dadas as actuais condicionantes, são também uma ideia interessante.
![]() |
EDP planeia instalar cinco eólicas de alto mar em Portugal
A EDP pretende instalar cinco novas torres de produção de energia no mar, perto da Nazaré, no litoral-centro de Portugal. "Com grande probabilidade" o projecto será desenvolvido na zona-piloto de energia das ondas em São Pedro de Moel, segundo o jornal Diário de Notícias.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA, EM LISBOA
Seminário Anual do Centro de Energia das Ondas - Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades
O Centro de Energia das Ondas – WavEC anuncia o seu Seminário Anual, este ano subordinada ao tema “Economia Azul – Plataformas Offshore e Oportunidades”, um evento que se realiza esta segunda-feira, dia 26 de Novembro de 2012, segunda-feira, no Museu da Electricidade, em Lisboa, e que protagoniza a mais ampla discussão sobre o Mar e as suas oportunidades para Portugal, país que dispõe da maior Zona Económica Exclusiva da Europa com uma área cerca de dezoito vezes a sua parte terrestre.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Ponte-Cais n.º 26 movimentada pela PRIO até 2017
O Conselho de Administração da APA, S.A., deliberou conceder à Prio Parque de Tanques de Aveiro, S.A., detentora das instalações de armazenagem da Prio no Porto de Aveiro, licença para uso Privativo da Ponte-Cais n.º 26, no Terminal de Granéis Líquidos, a partir de 1 de Julho de 2012, e por um período de cinco anos.
![]() |
SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»
A luz do futuro vem do mar e da Gronelândia
O país tem sido procurado por vários investidores para experiências com novas energias. Testam-se tecnologias com hélices e rolos, com vantagens para a indústria nacional. Esta, porém, arrisca-se a perder o comboio da competição internacional.
![]() |
APSS implementa Programa ECO.AP
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA continua a implementar o Programa ECO.AP que tem como objetivo aumentar em 30% a eficiência energética nos serviços públicos, equipamentos e organismos da Administração Pública, tendo como horizonte o ano de 2020.