Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MARC RECHTER:
Hidrogénio em Sines «vai ter um impacto maior na economia portuguesa do que a Autoeuropa»
No futuro, Sines vai poder exportar energia, como se fosse petróleo, mas limpo. Para Portugal é uma oportunidade maior do que a Autoeuropa. Se for bem implementado vai ter maior impacto na economia portuguesa do que a Autoeuropa. E não só em termos de exportações, porque também vai permitir reduzir em 20% a importação de gás natural. Faz sentido, mas não é simples de executar. Tem de ser um esforço colaborativo entre muitos atores de países diferentes, governos e empresas, e temos e manter velocidade.
![]() |
Enviado de Trump vai falar com França e Espanha para defender gasoduto importante para Sines
O enviado de Donald Trump a Portugal e à Europa vai falar com os líderes de França e Espanha para defender a construção de um gasoduto importante entre os dois países. Este gasoduto pode potenciar o porto de Sines como uma das portas de entrada de gás natural na Europa, incluindo o gás de xisto norte-americano.
![]() |
António Costa salienta posição estratégica de Portugal ao Secretário da Energia dos EUA
O Primeiro-Ministro defendeu que os portos nacionais estão numa importante posição geográfica, situando-se na confluência de três importantes rotas marítimas: a africana, a mediterrânica e a transatlântica. Essa característica, de acordo com o líder do executivo, “tem despertado o interesse na cooperação com os Estados Unidos, em particular na área da segurança energética”.
“O número de terminais de GNL [gás natural liquefeito] tem vindo a crescer nos Estados Unidos, numa clara indicação de que a capacidade norte-americana de exportação deste recurso venha a aumentar exponencialmente no futuro”, disse. Ora, segundo o primeiro-ministro, o Porto de Sines dispõe de potencial para servir de “ponto intermédio para outros portos na Europa e em África”.
![]() |
Secretário da Energia dos EUA diz que «há interesse americano» no Porto de Sines
O Secretário da Energia dos Estados Unidos da América (EUA), Dan Brouillette, disse esta quarta-feira existir interesse americano no Porto de Sines, mas também em Portugal, tendo em conta a "importância da independência energética".
"Há interesse americano neste porto em particular mas não só aqui como em Portugal, na Europa. Já o dissemos no passado, pensamos que a independência energética é importante e que a segurança energética é, de facto, segurança nacional, não só para Portugal e para os EUA, como para toda a Europa", sublinhou Dan Brouillette.
O Secretário da Energia falava aos jornalistas no final de uma visita que efectuou aos terminais de contentores e de Gás Natural Liquefeito (GNL), no Porto de Sines.
![]() |
TUDO DEPENDENDO DO MERCADO INTERNACIONAL
Governo açoriano garante que há projecto para Gás Natural Liquefeito na Terceira
A intenção já não é nova e vem-se renovando praticamente todos os anos, mais intensamente, desde 2016. A posição estratégica do porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, coloca aquela ilha no mapa das intenções dos Governos da República e Regional em ali avançar com uma infra-estrutura para abastecimento/reabastecimento de combustível de Gás Natural Liquefeito (GNL).
Um gás que no seu estado líquido depois de arrefecido, é de fácil transporte e de armazenamento, ocupando cerca de 600 vezes menos espaço do que o gás, o que resulta em custos mais reduzidos em termos de armazenamento e transporte.
![]() |
Cluster das energias renováveis oceânicas está a desenvolver-se em Viana do Castelo
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo considera que se está a desenvolver no concelho “um verdadeiro cluster das energias renováveis oceânicas com aquilo que se conhece de melhor, com a melhor investigação e o melhor desenvolvimento”.
![]() |
SINES PODE SER UM GRANDE CENTRO DE ENERGIA VERDE, GARANTE O MINISTRO DO AMBIENTE
Portugal «é o país que melhor se posiciona na Europa» para o hidrogénio verde
“Portugal está em condições de ser o maior produtor de hidrogénio verde” da Europa, do ponto de vista da “vantagem de preço”, garantiu na Assembleia da República o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, notando que Sines é peça central na estratégia.
Na sua audição parlamentar no âmbito da aprovação do Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020), Matos Fernandes destacou que o Governo quer manter Sines, onde hoje existem uma central eléctrica a carvão (EDP) e uma refinaria de petróleo (Galp), como “um grande centro associado à energia, mas neste caso, de energia verde”.
![]() |
SEDEADA NO TGL DO PORTO DE AVEIRO
PRIO Supply continua na liderança das empresas do distrito
Segundo os resultados obtidos em 2018, a empresa que obteve um melhor desempenho no volume de negócios, no distrito de Aveiro, foi a PRIO Supply, S.A., que lidera, por isso, o "ranking" das 1.500 maiores empresas do distrito de Aveiro. Elencado segundo os resultados obtidos em 2018, continua a ser liderado pela PRIO Supply, S.A., sedeada no terminal de granéis líquidos do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.
![]() |
ENTREVISTA A PEDRO MORAIS LEITÃO
PRIO constrói dois novos tanques e melhora processos
"Em 2018, para além do investimento na rede de postos, começámos dois investimentos particularmente relevantes, que terminarão em 2020. O primeiro será de quase 4 milhões de euros, na introdução de novos processos na fábrica de biodiesel, para aumentar a sua eficiência na produção de biocombustíveis avançados, nomeadamente os que são produzidos a partir de matérias-primas residuais, tais como os óleos alimentares usados. Acreditamos muito que a utilização destas matérias-primas para biocombustíveis ajudará a mitigar os efeitos dos resíduos no ambiente e, em simultâneo, permitirá uma redução mais rápida da emissão de gases com efeito de estufa".
![]() |
2.ª plataforma do projecto WindFloat Atlantic rumou a Viana do Castelo
O WindFloat Atlantic deu mais um passo importante para a entrada em operação. A segunda das três plataformas que compõem o projeto deixou o porto de Ferrol para o seu destino final, a 20 quilómetros da costa portuguesa, em Viana do Castelo.
Uma vez no local do projeto, a plataforma será instalada próxima da primeira plataforma flutuante, com as mesmas dimensões (30 metros de altura e 50 metros de distância entre cada coluna). A terceira e última plataforma finalizará o projeto do primeiro parque eólico offshore flutuante na Europa continental.
![]() |
Prio quer entrar no projecto para produzir hidrogénio em Sines
A empresa está interessada em integrar o consórcio para construir a fábrica de hidrogénio em Sines. E, em breve, vai comunicar as suas intenções ao Secretário de Estado da Energia.
![]() |
EM 2050
Hidrogénio vai valer 14% da energia consumida em Portugal
Daqui a uma década, Portugal poderá estar a produzir até 395 mil toneladas de hidrogénio verde, dependendo das metas de descarbonização, mais ou menos ambiciosas, e também da redução de custos (entre 50% e 90%) estimada para a produção desta fonte de energia. A conclusão é do estudo “Avaliação do potencial do hidrogénio no sistema energético nacional”, da autoria de três investigadoras portuguesas do Center for Environmental and Sustainability Research (CENSE), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (FCT-Nova).
![]() |
FÁBRICA DA PRIO | PORTO DE AVEIRO
Biodiesel com menores emissões promove economia circular
Na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, já é feito biocombustível com 15% de incorporação de biodiesel, permitindo economias de até 4% e menores emissões de 22% face ao gasóleo tradicional.
![]() |
A 4 E 5 DE DEZEMBRO, NO MUSEU DO ORIENTE
Seminário WavEC 2019
O WavEC Offshore Renewables está a organizar o seu Seminário Anual de 2019, que este ano conta com a colaboração da Embaixada da Noruega em Portugal e da Innovation Norway. O evento decorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro no Museu do Oriente, em Lisboa. O seminário terá lugar no dia 04 de dezembro e os encontros B2B e o workshop do projeto Marinergi no dia 05 de dezembro.
![]() |
Parque de GPL do Porto de Aveiro em fase de ampliação
A DIGAL – Distribuição e Comércio SA, prepara a instalação de dois novos reservatórios e a constituição de um novo parque de armazenamento de garrafas no parque de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL), que opera no Porto de Aveiro, “tendo em vista aumentar a capacidade de armazenamento”.
![]() |
Energia dos oceanos
Os nossos mares e oceanos constituem uma enorme fonte de energia renovável, nomeadamente ao longo da orla marítima atlântica. Estão a ser desenvolvidas tecnologias no domínio da energia dos oceanos para explorar o potencial das marés e das ondas, bem como das diferenças de temperatura e da salinidade.
O desenvolvimento deste setor emergente pode contribuir para a realização das metas europeias em matéria de energias renováveis e de redução dos gases com efeito de estufa e, simultaneamente, impulsionar o crescimento económico através da inovação e criar novos postos de trabalho de qualidade.
![]() |
2.ª EDIÇÃO DOS «BAPTISMOS DE MERGULHO» #3 | PORTO DE AVEIRO / CPA
Veja álbum com 100 fotos no FLICKR
A APA - Administração do Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro organizaram, a 17 de Agosto, a segunda sessão de baptismos de mergulho, iniciativa que excedeu as expectativas, com a adesão de várias dezenas de veraneantes.
A exemplo do que aconteceu na jornada inaugural, a 2 de Agosto, os baptismos de mergulho estiveram a cargo da Escola Trilhos d' Água, tendo decorrido durante toda a tarde na Praia Velha (Praia do Farol).
Terceiro álbum com 100 registos fotográficos.
![]() |
Portugal em exercício de Geminação para uma Parceria de Energia Eólica Offshore
O WavEC Offshore Renewables anuncia que o projecto TWIND, dedicado à área da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE. O projecto é coordenado pelo WavEC e reúne outras três entidades de investigação de renome a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).
![]() |
Porto de Leixões presta apoio logístico na construção de parque eólico flutuante offshore
As embarcações ‘Horizon Artic’ e ‘Connector’, operadas pelo TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões que prestarão apoio ao projecto levado a cabo pela Windplus, foram recebidas e acomodadas pelo Porto de Leixões, que prestou apoio logístico no âmbito do projecto de instalação de um parque eólico flutuante offshore – o processo recorre a plataformas semi-submersíveis situadas na costa norte de Portugal, entre Leixões e Viana do Castelo, a uma profundidade de 85-100 metros e a 18 km da costa.
![]() |
Projecto SE@PORTS apresentado esta quarta-feira em Leixões
O projecto SE@PORTS, que estuda a integração de sistemas de aproveitamento de energia das ondas em quebra-mares portuários é apresentado esta quarta-feira,12 de Junho, em Leixões.