Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Presidente da aicep Portugal Global visita Porto de Sines
O Porto de Sines recebeu, dia 17 de Fevereiro, a visita de uma delegação da aicep Portugal Global, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Reis. A visita pretendeu aprofundar o conhecimento da capacidade actual e futura do Porto de Sines, no sentido de aproveitar as suas potencialidades para o desenvolvimento da economia nacional e, simultaneamente, de o promover internacionalmente através da rede externa da aicep Portugal Global, que está presente em mais de quarenta países.
![]() |
MÁRIO LOPES:
Ferrovia Aveiro-Vilar Formoso é imperativo nacional
Mais do que ser importante para os portos de Aveiro e Leixões, a ligação ferroviária Aveiro-Vilar Formoso, e consequentemente a Salamanca, Espanha, é fundamental para toda a economia nacional. Essa ideia ficou bem vincada no encontro que decorreu quinta-feira no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, numa organização do Porto de Aveiro, e que juntou vários especialistas. A conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” surgiu integrada no projecto “Intermodality E-80”, que se insere no Programa Marco Polo II.
![]() |
Bruxelas vai rever normas de ajudas de Estado ao transporte marítimo
A Comissão Europeia (CE) abriu no dia 15 de Fevereiro uma consulta pública para decidir se revê as normas comunitárias sobre ajudas de Estado ao transporte marítimo ou se as mantém como estão na actualidade. Até ao dia 14 de Maio Bruxelas colherá as opiniões de todas as partes interessadas e, em função dos resultados, determinará se é necessário introduzir mudanças.
![]() |
INDRA desenvolve avião ligeiro de vigilância marítima
A empresa aposta numa aeronave que ofereça as capacidades de vigilância mais avançadas a um custo de aquisição competitivo. O projecto está a ser desenvolvido em colaboração com o fabricante aeronáutico italiano TECNAM.
![]() |
A força da mulher marítima
A dureza da vida no mar não é só para homens; no Brasil é bem recente a chegada da mulher ao mercado de trabalho aquaviário. Primeiro começou pela guarnição, no final dos anos 80, mas sem muito alarde; bem mais tarde as mulheres começaram a ser aceites nos cursos de formação de oficiais.
![]() |
Ergonomia e prevenção das doenças laborais dos operadores de empilhadores
Num estudo realizado em 1993 pelo TKF “ Swedish Transport Research Institute” e o fabricante de empilhadores Atlet, verificaram que em média, num turno, o operador de um retráctil pode fazer mais de 10.000 movimentos giratórios com a cabeça e mais de 20.000 movimentos com os braços, isto para não falar dos movimentos com as pernas, pés etc.
![]() |
Santa Catarina documenta o primeiro caso de toninha albina no mundo
Pesquisadores do Projecto Toninhas registaram a presença de um filhote albino de toninha (Pontoporia blainvillei) na Baía da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. Este é o primeiro caso documentado de albinismo para esta espécie de cetáceo no mundo.
![]() |
José Apolinário é o novo presidente da Docapesca
José Apolinário vai tomar posse como presidente do Conselho de Administração da Docapesca na próxima semana. O ex-presidente da Câmara de Faro era até há pouco tempo Director Geral das Pescas, tendo agora sido escolhido para gerir a empresa pública responsável pelas lotas portuguesas.
O novo presidente da Docapesca tem uma larga experiência nesta área das pescas.
![]() |
PORT STATE CONTROL
Glintt desenvolve portal para Agência de Segurança Marítima Europeia
Desde o célebre acidente do Titanic que a comunidade internacional tem vindo a desenvolver standards e convenções que procuram garantir a segurança das vidas no mar e a preservação dos ecossistemas marinhos. Porém, catástrofes como o Prestige (Galiza) ou, recentemente, o Costa Concordia (Itália), continuarão a preencher as agendas dos decisores políticos em todo o mundo e com elas a demanda de alinhar a tecnologia aos objectivos e necessidades da Agência Europeia e dos Estados Membros que apoia.
A Glintt desenvolveu o sistema que implementa o regime de inspecções de Port StateControl da região do Memorando de Paris que compreende a cobertura do espaço marítimo de toda a Europa e costa atlântica do Canadá e Rússia.
![]() |
LISBOA E VALE DO TEJO aposta nos produtos ligados ao mar
A Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (TLVT) já assinou este mês dois protocolos que têm como objectivo o desenvolvimento e a estruturação dos produtos turísticos ligados ao mar.
No dia 1, a entidade assinou um protocolo com os municípios de Setúbal, Grândola e com o Turismo do Alentejo Litoral, “formalizando uma parceria tendo o Sado e o conjunto de recursos e produtos turísticos que o envolvem como razão, prevendo intervenções ao nível da estruturação do produto e da promoção turística”.
![]() |
TSF
Cavala, um peixe que não chega aos mercados portugueses
A cavala é um peixe português que não é olhado como nobre e mesmo que encha as redes da "Princesa de Sesimbra", a embarcação que mais pescou cavala em 2001, não chega às ementas dos restaurantes porque pura e simplesmente também não chega aos mercados em Portugal.
Quase um quarto do peixe que é vendido nas lotas em Portugal pertence a uma espécie que raramente chega às bancas das peixarias.
![]() |
TSF
Histórias da traineira que mais pescou cavala em 2011
A bordo da traineira que mais pescou cavala no ano passado, a TSF escutou histórias de redes que quase rebentam de tão cheias, mas também ficou a saber da dor de alma do mestre com a falta de aproveitamento da cavala.
A "Princesa de Sesimbra" é uma traineira nova, em fibra de vidro em vez da madeira tradicional. Esta é a embarcação que mais cavala pescou no país. É comandada pelo mestre António Cagica que todos os dias lança o cerco à cavala.
![]() |
Ancoradouro do Porto de Sesimbra mais apelativo
A APSS aprovou a alteração do Regulamento e Tarifário do Ancoradouro de Sesimbra no que diz respeito ao estacionamento anual e mensal, tendo ainda sido prevista a renovação automática deste último tipo de estacionamento.
Para maior comodidade do cliente, está contemplada a disponibilização do impresso, tarifário e regulamento na página da internet da APSS. Ainda nesta óptica, o tarifário inclui a possibilidade de conferir um desconto apreciável, no caso do pagamento a pronto da taxa anual de estacionamento
![]() |
VALENTE DE OLIVEIRA, NA GAFANHA DA NAZARÉ:
Os eixos transeuropeus da nova RTE-T vão começar e acabar num porto da rede nuclear
Os eixos transeuropeus da nova "Redes Transeuropeias de Transporte" (RTE-T) vão começar e acabar num porto da rede nuclear, mas cobrirão todos os portos da rede integrada, revelou em Aveiro Valente de Oliveira, coordenador europeu das Auto-estradas do Mar desde Setembro de 2007.
Valente de Oliveira falava na conferência “E-80, Corredor Multimodal para a Europa” que ontem decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, e justificou a opção de iniciar e concluir os grandes eixos com o facto de “90% do transporte de mercadorias à escala global se efectuar por mar. A rede nuclear incluirá os três grandes portos (Leixões, Lisboa e Sines); os restantes farão parte da denominada rede integrada.”
![]() |
TCL
«Santa Giovanna» estreia-se como navio da semana
O “Santa Giovanna” destacou-se na semana n.º 6 de 2012 como o navio que mais contentores movimentou no Terminal de Contentores de Leixões (TCL). Foi, por isso, o "Navio da Semana". Uma estreia para o navio da Mediterranean Shipping Company.
O “Santa Giovanna” esteve em Leixões no dia 10 de Fevereiro, tendo sido operado entre as 8h28 e as 22h46.
Nesse intervalo foram descarregados/carregados 944 TEU, à cadência média de 44 movimentos em cada hora de trabalho efectivo.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
TCL teve o melhor Janeiro de sempre
No Terminal de Contentores de Leixões, o ano de 2012 começou como acabou 2011: em grande.
Janeiro foi o melhor Janeiro de sempre do TCL, tendo superado o realizado no ano passado, que já havia sido excepcional. Desta feita, movimentaram-se 44.462 TEU, mais 1% que há um ano. Considerando o número de contentores, o crescimento foi ainda mais significativo – chegou aos 2,4%, com um total de 28.786 movimentos.
![]() |
«GAIRSOPPA» AFUNDOU A 16 DE FEVEREIRO DE 1941
Localizada carga de navio britânico afundado com 220 toneladas de prata
Uma sociedade norte-americana anunciou que foi localizada e identificada a carga de um navio britânico afundados pelos alemães em 1941 com 220 toneladas de lingotes de prata. Segundo a Odyssey Marine Exploration, a recuperação da carga deste navio, que será o maior tesouro submarino alguma vez encontrado, deverá começar na Primavera de 2012.
![]() |
APDL
Leixões trabalha com Portos da Venezuela
Dando seguimento ao Convénio de Cooperação celebrado no final de 2011, uma delegação do Porto de Leixões deslocou-se à Venezuela a convite da Bolivariana de Puertos (Bolipuertos), entidade gestora dos portos naquele país.
Do programa constaram prolongadas visitas aos portos de La Guaira e Puerto Cabello (o maior porto da Venezuela) e ainda uma reunião de trabalho na sede da Bolipuertos.
![]() |
Porto de Setúbal abre o ano a crescer 13,6 %
O movimento de mercadorias no Porto de Setúbal atingiu, em Janeiro, um total de 583 mil toneladas, um valor 13,6 % superior ao mesmo mês em 2011. Tendo em conta a situação difícil que a economia nacional atravessa, constitui um indicador positivo.
Este movimento de mercadorias significa que, em Janeiro, escalaram os onze terminais do Porto de Setúbal mais de uma centena de navios em actividade comercial, demonstrando o empenho e a capacidade de resposta das empresas e entidades da Comunidade Portuária de Setúbal face aos constrangimentos do presente.
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Construção de asfalteiros para a Venezuela não está em causa
A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) revelou à TSF que a construção dos navios asfalteiros venezuelanos não está em causa, em reaCção à afirmação da Empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA) de que «não há nada para negociar» dos dois navios, reclamando uma «clarificação» de Portugal sobre o processo.
«O que havia para negociar está negociado e está no contrato que foi assinado, onde está escrito que o primeiro navio é para ser entregue em Fevereiro de 2014. Além de alguns detalhes técnicos, não há mais nada para negociar», afirmou à Lusa fonte da delegação da PDVSA, que está de visita aos estaleiros.