Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Noruegueses excluídos da venda dos Estaleiros de Viana

A proposta de compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) apresentada pelo grupo Volstad Maritime foi excluída por ter entrado fora de prazo, anunciou à agência Lusa fonte da Empordef.
Segundo a fonte, esta proposta deu entrada depois das 10:00 desta segunda-feira, motivo que levou a Empordef e a comissão de fiscalização do processo de reprivatização dos estaleiros a decidirem a sua exclusão, validando apenas as que foram apresentadas por grupos do Brasil e Rússia.

15.º CONGRESSO DA APLOG

Resistir à falta de massa crítica

Foi a ideia central da mesa redonda sobre infraestruturas e meios na segunda manhã do Congresso da APLOG. A pequena dimensão do mercado português condiciona a ambição e talvez seja mais sensato Portugal aspirar à Ibéria do que sonhar em ser a porta de entrada da Europa.

15.º CONGRESSO DA APLOG

É no processo aduaneiro que Portugal apresenta pior desempenho em termos de performance logística

De acordo com o Banco Mundial, é no processo aduaneiro que Portugal apresenta pior desempenho em termos de performance logística. O tema foi debatido durante o primeiro dia do 15º Congresso da APLOG, onde a presença da subdiretora geral da Autoridade Tributária e Aduaneira foi aproveitada para esclarecimento de alguns dos problemas com que se deparam os exportadores nacionais.

Porto de Angeiras só avança a partir de 2014

O Portinho de Angeiras, em Matosinhos, obra cujo investimento previsto é de 3,8 milhões de euros e que há muitos anos é esperada pelos pescadores, só terá lugar no quadro comunitário de apoio 2014/2020. Estamos a atravessar momentos difíceis de investimento público e, portanto, esta obra só tem lugar num quadro comunitário de apoio que se prevê que seja 2014/2020 , avançou à agência Lusa o diretor delegado do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) da delegação Norte e Douro, Joaquim Gonçalves.

Matosinhos aposta na dinamização da quadra marítima

A Câmara de Matosinhos quer revitalizar e fazer renascer o comércio na zona envolvente à Rua Brito Capelo, captando pequenos investidores e potenciando o empreendedorismo e o apoio a projectos ligados às indústrias criativas. O projecto passa também pelo apoio àqueles que pretendam renovar e remodelar os actuais estabelecimentos. Nesse sentido, foi assinado a 31 de Outubro um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas (ANPME), que dá início a um projecto de colaboração entre as duas entidades.

TRANSPORTES

Fusão de três institutos públicos formalizada

A fusão dos institutos da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, das Infra-estruturas Rodoviárias e Portuário e dos Transportes Marítimos foi publicada a 31 de Outubro em Diário da República. Com a fusão, o Governo quis pôr fim “à existência de uma pluralidade de organismos com funções” no âmbito da regulação e administração do sector dos transportes terrestres.

Mar: emprego no sector na agenda europeia

«Economia marítima pode dar uma contribuição crucial para promover o emprego e o crescimento», diz Barroso
A União Europeia (UE) adotou em Limassol, Chipre, uma nova agenda para o crescimento e criação de empregos nos setores marinho e marítimo, na sequência da política marítima lançada na presidência portuguesa da UE, em 2007.

Simulacro de evacuação de ferido da Plataforma eólica offshore «Windfloat 01»

A 30 de Outubro entre as 10H15 e as 11H30, foi conduzido um exercício de evacuação de um ferido a partir da plataforma eólica offshore “WINDFLOAT 01”, localizada em alto mar, a cerca de 3 milhas ao largo da localidade de Aguçadoura. Na operação foram empregues duas embarcações da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim, uma embarcação de alta-velocidade da Polícia Marítima, e dois helicópteros, um EH-101 e um Alouette III, da Força Aérea Portuguesa.

SÉRGIO SILVA MONTEIRO:

«Estivadores deviam focar-se na discussão e não em greves»

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Silva Monteiro, refere que os estivadores "faziam melhor" se concentrassem atenções no que diz respeito ao debate sobre o novo regime do trabalho portuário "em vez de estar em greves permanentes".

Embaixador de França em Portugal interessado nas perspectivas futuras do Porto de Sines

O Embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva, visitou o Porto de Sines no dia 29 de Outubro. O Diplomata foi recebido pelo Conselho de Administração da APS, numa reunião onde foi especialmente discutido o futuro do porto, numa perspectiva de curto a médio prazo.

Governo reduz taxas portuárias em 20% em 2013

A partir de 1 de janeiro de 2013, as taxas de uso portuário (TUP Carga) serão inferiores em 20 por cento aos valores praticados atualmente. A redução, que tem como objetivo incrementar as exportações nacionais, será realizada de forma progressiva. No próximo dia 1 de novembro a TUP Carga irá descer 10 por cento e, no dia 1 de janeiro, descerá mais 10 por cento. Ou seja, no início do próximo ano, e em comparação com os valores aplicados à data, as empresas exportadoras dispenderão menos 20 por cento nestas taxas.

CORREIO DA MANHÃ

Guerra no Cais

As sucessivas greves nos portos, vistas pelo "Correio da Manhã". AQUI.

Corrida ao petróleo do Alasca ficou congelada

A Shell vai atrasar por um ano a campanha de exploração petrolífera no Ártico. Confrontados com problemas de segurança e de custos, várias petrolíferas renunciaram também a projetos de perfuração.

LÍDIA SEQUEIRA E A JANELA ÚNICA LOGÍSTICA

«Pensamos estar na Bobadela e no Entroncamento em Janeiro»

O Auditório da Carris em Miraflores acolheu quarta-feira o Seminário “Transportes: uma história efémera ou um futuro em mudança?”, evento promovido pela Fernave que serviu também para assinalar o 20.º aniversário desta sociedade.

RESPONSÁVEIS LOCAIS E EMPRESÁRIOS, REUNIDOS NO PEQUENO-ALMOÇO DEBATE ORGANIZADO PELA VIDA ECONÓMICA:

Porto de Aveiro é essencial ao desenvolvimento económico da região

O porto de Aveiro é uma plataforma estratégica para o tecido produtivo das regiões Centro e Norte de Portugal. Encerrando agora um ciclo de investimento realizado ao longo da última década, esta infraestrutura portuária assume-se como fator primordial de competitividade nas exportações da indústria nacional, enfrentando, "com alguma tranquilidade o futuro" próximo.

Navio-escola Sagres comemora 75 anos do lançamento à água e abre a visitas em Lisboa

Dia 30 de outubro, o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, decorrem diversas atividades de natureza social e cultural no período de 30 de outubro a 01 de novembro, com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde estará aberto a visitas.

GREVE NOS PORTOS

Serviços mínimos foram alargados

Os concessionários dos portos e os sindicatos dos estivadores chegaram a acordo para o alargamento dos serviços mínimos. Da reunião entre as partes, na Direcção-Geral do Emprego, o Diário Económico adianta que o ponto crítico da negociação. que foi resolvido, diz respeito aos navios destinados à exportação. A greve dos estivadores já dura desde Agosto e vai prolongar-se para Novembro. Os portos de Lisboa. Setúbal e Figueira da Foz são os mais afectados pela paralisação.

Belmar da Costa reconduzido na presidência da ECASBA

António Belmar da Costa, secretário-geral da AGEPOR, foi reconduzido pela terceira vez na presidência da ECASBA (The European Community Association of Ship Brokers and Agents), associação criada em 1990 que representa agentes e 'brokers' europeus junto das instâncias da União Europeia.

Câmara de Comércio Americana enaltece condições operacionais do Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 24 de Outubro, um grupo de associados da Câmara de Comércio Americana. A comitiva foi recebida pelo Administrador do Porto de Sines, Duarte Lynce de Faria, que apresentou as principais características e vantagens competitivas do Porto de Sines, face ao seu posicionamento em relação ao importante mercado Norte- Americano.

ESTA SEXTA, 26 DE OUTUBRO

Última hipótese de acordo entre operadores dos portos e estivadores

Os operadores portuários e o sindicato dos estivadores deverão ter esta sexta-feira a última oportunidade para chegar a um entendimento sobre o que consideram ser os serviços mínimos durante os períodos de greve já convocados até 7 de Novembro. Depois das propostas apresentadas ontem pelas administrações das diversas empresas de estiva, o Sindicato dos Estivadores do Porto de Lisboa e Centro de Portugal ficou encarregue de apresentar hoje uma contraproposta, que será debatida durante nova reunião entre as duas partes, a decorrer dia 26.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 [200] 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287