Portos da Madeira

Os Portos da Madeira, com uma localização privilegiada no Oceano Atlântico, são uma referência de longa data nas escalas de navios que percorrem as rotas transatlânticas. Com uma história que remonta ao século XV, o porto do Funchal, como principal estrutura portuária da Região Autónoma da Madeira, transformou-se e inovou nos últimos 30 anos e apostou fortemente na componente turística, tornando-se em 2005 numa infraestrutura portuária exclusivamente para navios de cruzeiro, mega-iates, navios escola e ou de guerra, recebendo ainda as grandes regatas. Em 2012 atinge valores recorde em número de escalas de navios de cruzeiro e passageiros, mas contribui consistentemente nos últimos anos para que a Região Autónoma da Madeira receba mais de meio milhão de turistas por via marítima.

Facto de relevo no ano de 2015 será a entrada em funcionamento de mais um posto de acostagem no porto do Funchal, com 330 metros de comprimento e 8 metros de calado, que ficará mais próximo do centro da cidade uma vez que se situa junto à nova zona de lazer que foi construída junto à Avenida do Mar, denominada  Praça do Povo.

O porto do Caniçal dedicado  em exclusivo à movimentação de carga, tem como principal função o abastecimento da Região Autónoma da Madeira. Aí é movimentada a carga geral, contentorizada ou fracionada, e graneis sólidos e líquidos.  Também com um posicionamento estratégico no Atlântico, coloca-se como um porto potencial e com capacidade para crescer nas rotas transatlânticas, pois está longe de ter atingido a sua capacidade máxima de carga, face à retração da movimentação de mercadorias sentida nos últimos anos.


O porto do Porto Santo surge como um porto misto, com utilização como porto de cruzeiros ou de carga. Surge como a infra estrutura natural de complemento ao abastecimento daquela ilha, de pequena escala face ao universo de população residente,  e com um interesse turístico que tem vindo a tomar forma nos últimos anos, com a escala de alguns navios de cruzeiro. Contudo, o  porto do Porto Santo é primordialmente usado nas viagens inter-ilhas realizadas pelo navio ferry Lobo Marinho, com uma movimentação anual superior a 300.000 passageiros.

 

 

Contatos

Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA)

Gare Marítma da Madeira,
Porto do Funchal - Pontinha,
9004-518 Funchal,
Portugal

Telefone: +351 291 208 600

Telefone: +351 291 220 196

Email: portosdamadeira@apram.pt