Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

ANTRAM e TCL discutiram formas de melhorar as operações rodoviárias no terminal

A ANTRAM e a Administração do TCL – Terminal de Contentores de Leixões reuniram recentemente, num encontro onde se discutiram formas de melhorar a conectividade rodoviária ao terminal do porto nortenho. Na visita, a comitiva da ANTRAM visitou ainda o porto de Leixões, acompanhada por responsáveis da APDL.

MADEIRA

Turismo atento aos cruzeiristas

A Associação de Promoção da Madeira levou a cabo uma acção de proximidade junto dos turistas que entram no Funchal através do porto, nos habituais navios de cruzeiro.
Nesse sentido, foram colocadas ao longo da 'pontinha' uma série de `bandeirolas' de divulgação dos principais eventos que a Região oferece ao longo do ano.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Veleiro «Porto de Aveiro» na 54.ª Regata Rias Baixas

Álbum com registos fotográficos da participação do veleiro "Porto de Aveiro" na 54.ª Regata Rias Baixas.
A regata realizou-se entre os dias 12 e 15 de Agosto, tendo como ponto de partida e chegada a marina de Vigo.

Ao longo dos quatro dias de regata, os 62 barcos participantes percorreram cerca de 80 milhas, através das Rias Baixas, tendo escalado as marinas de Combarro, A Proba e Sanxenxo.

Cascais Vela 2017

É já este fim-de-semana, de 25 a 27 de Agosto, que terá lugar a 17ª edição do Cascais Vela, organizado, como sempre, pelo Clube Naval de Cascais.
Reunindo alguns dos melhores velejadores do mundo da actualidade, a edição de 2017 conta com a participação de cerca de 77 barcos e mais de 300 velejadores distribuídos por cinco Classes.

Portugal vai assinar acordos de cooperação internacional para o mar

Portugal vai assinar, em Setembro, acordos de cooperação com outros países lusófonos, do Mediterrâneo e do Atlântico Norte para programas de investigação aplicada e limpeza do mar e de sustentabilidade da pesca, anunciou a Ministra do Mar.

Os acordos serão assinados no “Oceans Meeting”, encontro sobre os oceanos que este ano decorre em 07 e 08 de setembro em Lisboa, sob o lema da saúde dos oceanos e a saúde humana.

Novo serviço da MSC escala Sines na ligação Norte da Europa-Costa Leste da América do Sul

A MSC (Mediterranean Shipping Company) anunciou o lançamento de um novo serviço a ligar a costa Leste da América do Sul e o Norte da Europa, o qual terá o porto de Sines (mais propriamente o Terminal XXI) como um dos portos de escala.

ÍLHAVO

Festival do Bacalhau atribuiu prémios de «Olhos sobre o Mar»

Já foram entregues os prémios da XIV edição do Concurso de Fotografia de Temática Marítima “Olhos sobre o Mar”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito do Festival do Bacalhau. Coube a Paulo Costa, vereador ilhavense da Cultura, presidir à cerimónia de entrega dos prémios, lembrando que o certamje nasceu para tentar "posicionar o Município de Ílhavo como uma referência incontornável na temática do Mar, também na área da fotografia".

VÍDEO

Columbus estreia-se na Madeira

Neste domingo o porto do Funchal recebeu o navio de passageiros MV Columbus, o mais recente navio da frota da companhia Cruise & Maritime Voyages no Porto do Funchal , na viagem Ibérica e com passagem na ilha da Madeira e Canárias. Os sócios do CEN e entidades oficiais foram recebidos a bordo pelo Comandante grego Ilias Venetatis.

Novo cais para ilha de Tavira quer dar mais segurança e conforto

Melhores condições de segurança e conforto para o transporte de passageiros e para a descarga de veículos e resíduos são os objetivos do novo cais e da rampa varadouro da ilha de Tavira, apresentados esta segunda-feira na cidade algarvia.

ESTA TERÇA-FEIRA

Columbus no Porto de Lisboa

O navio Columbus realiza a sua primeira escala no Porto de Lisboa esta terça-feira, dia 22; decorre de um itinerário de 14 noites dedicado ao mercado britânico, com início e fim em Londres, e passagem por Gibraltar, Arrecife, St Cruz de la Palma, Tenerife, Funchal e Lisboa.

CABO MONDEGO

Praias reconhecidas como zonas de qualidade para a prática de surf

As ondas do Cabo Mondego, entre a Murtinheira e o Cabedelo, foram reconhecidas como ondas com especial valor para a prática dos desportos de deslize – Nível I, com a entrada em vigor do Programa da Orla Costeira (POC) Ovar – Marinha Grande, publicado dia 10 de Agosto, em Diário da República.

Regulamento do Exercício da Atividade de Recolha de Resíduos de Hidrocarbonetos, Águas Residuais e Resíduos Perigosos a Embarcações no Porto de Lisboa

A APL, S.A. vem por este meio informar que o “Regulamento do Exercício da Atividade de Recolha de Resíduos de Hidrocarbonetos, Águas Residuais e Resíduos Perigosos a Embarcações no Porto de Lisboa” foi alvo de revisão, possibilitando a receção destas tipologias de resíduos através de meios móveis e fixos.

O Regulamento em questão está aprovado na Ordem de Serviço n.º 08/2017, de 17/08/2017, e produz efeitos a partir do início do mês seguinte ao da sua publicitação.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

80 anos do MMI em destaque

Em destaque nesta emissão do programa "Porto de Encontro" o 80.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo.
Nas ondas da rádio, uma escotilha com vista para o Porto de Aveiro. São estórias do mar, estórias das gentes do mar, estórias de marear...

COM A PRESENÇA DA MINISTRA DO MAR

Protocolo para construção de novo cais na Ilha de Tavira assinado esta segunda-feira

O protocolo que permitirá o avanço da obra de construção de um novo cais e da rampa/varadouro da Ilha de Tavira vai ser assinado na segunda-feira, dia 21 de Agosto. No mesmo dia, serão apresentados os projetos de reabilitação do molhe nascente e dragagem de manutenção da barra do Porto de Tavira, de requalificação da lota, de ordenamento com cais de descarga e de dragagens acessórias.

A sessão de assinatura do protocolo tripartido para cooperação técnica e financeira entre a Sociedade Polis Ria Formosa, a Câmara de Tavira e a Docapesca para construção do novo cais da ilha de Tavira, uma obra há muito reclamada, está agendada para as 10h00 nos Paços de Concelho de Tavira e contará com a presença  do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, e da sua homóloga do Mar, Ana Paula Vitorino.

GAFANHA DA NAZARÉ

Festival do Bacalhau consolida-se como festival para a família

Chegou ao fim o maior Festival do Bacalhau do país, completando assim uma década de edições de um evento, que tem vindo a crescer de ano para ano, não só em volume de público, como em qualidade e diversidade de ações do programa.
Com um balanço inquestionavelmente positivo, a edição 2017 representa o atingir da maturidade plena deste modelo de festival.

Crónicas do Mar II - Vencer o medo

Uma coisa é um mergulho na praia. Outra é entrar num barco, largar as amarras e avançar mar adentro até perder de vista a terra. Rodrigo está prestes a aprender que a vida de um marinheiro pode ser dura. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Navio escola Sagres promove Douro e Trás-os-Montes em França

Os promotores do projecto “Magellan World” vão subir a bordo do navio escola Sagres, que estará ancorado em França, para divulgar os vinhos, turismo, cultura e captar negócios para o Douro e Trás-os-Montes.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa- semana de 19 a 25 de Agosto

Estão anunciados um total de 17 navios de mercadorias para o período de 19 a 25 de Agosto. Por classificação:  Porta-Contentores: 13/ Tanque: 2/ Graneleiro: 1/ Frigorífico: 1.

Dos navios anunciados, destaca-se o navio graneleiro “ULTRA VILLARRICA”.

Crónicas do Mar I - Prontos para a partida

Trinta e cinco jovens e 42 militares fechados num navio durante cinco dias, praticamente sem contacto com o exterior. A aventura começa com baldes e vassouras. Crónicas diárias da vida a bordo do navio Creoula.

Trabalho de equipa portuguesa

Estuários da Europa mais sensíveis à pressão humana precisam de protecção urgente

Uma equipa de investigadoras portuguesas concluiu que os estuários da Europa com mais espécies de peixes sensíveis aos impactos da actividade humana, como a pesca, carecem de medidas de conservação, como a inclusão em “áreas protegidas”.

Museu de Marinha recebe prémio internacional

O Museu de Marinha foi distinguido como um dos vencedores do prémio Experts’ Choice Award, em 2017, pelo site TripExpert. Este prémio é atribuído anualmente e é baseado nas opiniões de jornalistas, escritores e outros profissionais ligados à área do turismo e das viagens.

Vice-presidente da Comissão Europeia:

Sines pode ter papel importante para a Europa

O Porto de Sines pode vir a ser uma das portas de entrada de gás natural liquefeito (GNL) na Europa. Esta é a visão para o futuro do vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic. 

"Acredito que Portugal e Espanha podem desempenhar um papel muito importante, porque já têm terminais de GNL muito desenvolvidos", afirma Maros Sefcovic em entrevista ao Negócios.

Garrett McNamara fez a onda mais longa no rio Tejo

Mais de 10 minutos de onda contínua, quase 4 quilómetros de surf sem parar. Não terá sido a maior onda surfada por Garreth McNamara, mas foi a mais longa da sua vida.

 

PREVENÇÃO

Deriva litoral: correntes junto à praia que importa conhecer para reduzir riscos

O sol, as férias e as crianças levam-nos à praia. No entanto, importa conhecer os riscos associados ao uso desta margem, que constitui uma fronteira entre terra firme e o mar agitado.

TCL destaca crescimento de 50% na década sem ‘transhipment’ e sem ampliação do terminal sul

O TCL – Terminal de Contentores de Leixões destacou no seu site oficial o crescimento de 50% registado no tráfego de contentores no porto de Leixões durante a última década. Um crescimento que, recorda o TCL, merece maior destaque quando analisado mais a fundo.

RTP

Ministra quer duplicar peso da economia do mar até 2020

Em entrevista à RTP3, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, revelou que caso a proposta para alargamento da plataforma continental seja aceite, Portugal passará a ser o nono país com maior área de mar do mundo.

Cirio de Nossa Senhora do Rosário de Setúbal nas águas do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal voltou a marcar presença no Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, a Patrona dos pescadores do Sado.

 O tradicional cortejo fluvial que contou com a presença de mais de uma centena de embarcações engalanadas que animaram o rio e os milhares de pessoas que assistiram ao evento nas areias de Troia, no Outão e na zona ribeirinha de Setúbal.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

À conversa com Ana Maria Lopes

À conversa com a historiadora Ana Maria Lopes, que nos fala da sua mais recente pesquisa, tendo conseguido reunir informação sobre um conjunto apreciável de capitães de ílhavo, três dezenas, que nasceram depois de 1870.

Um mergulho mal calculado nem sempre acaba bem

Com as férias de verão as praias, piscinas e parques aquáticos do nosso país convidam-no a ir a banhos… mas lembre-se que esta é também a altura para ter cuidado com os mergulhos.

Mergulhos imponderados, em praias, piscinas e todas as zonas balneares, costeiras ou fluviais, podem dar origem a casos graves de paraplegia e tetraplegia.

ARTIGO DE OPINIÃO DA MINISTRA DO MAR | PÚBLICO

Alargar Portugal

Este projeto será porventura um dos maiores desafios de Portugal dos últimos séculos na medida em que estamos perante o reconhecimento internacional do exercício dos direitos de soberania do Estado para efeitos de exploração e aproveitamento dos recursos naturais da plataforma continental. É uma responsabilidade nacional que a área governativa do mar nunca irá descurar, colocando permanentemente o saber e competência das suas estruturas ao serviço do projeto, numa perspetiva de solidariedade intergeracional para com os nossos concidadãos.