Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Açores vão investir 1,2 ME em cabeços de amarração em vários portos da região

O Governo dos Açores autorizou a celebração de um contrato de 1,2 milhões de euros com a empresa pública Portos dos Açores para a instalação de cabeços de amarração em vários portos da região,

Os portos contemplados são o da Madalena e de São Roque, na ilha do Pico, da Horta, no Faial, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, e de Vila do Porto, em Santa Maria.

TEC4Sea nasce para desenvolver tecnologias oceânicas

5,3 milhões de euros é o valor do maior investimento nacional em infraestrutura tecnológica, pioneiro a nível europeu, para desenvolver tecnologias oceânicas. Chama-se TEC4Sea e é uma plataforma vocacionada para a investigação, desenvolvimento, testes e validação de tecnologias para potenciar a economia do mar.

Teste com êxito a bordo da embarcação Anixa

Teste ao magnetismo do fundo marinho de zona ao largo da Parede pode servir a veículos robotizados autónomos e demonstra possibilidades de parcerias entre a Associação David Melgueiro e a comunidade científica.

Leiria adere à monitorização de lixo marinho

A Câmara de Leiria aderiu ao Programa de Monitorização de Lixo Marinho, tendo decorrido uma acção de limpeza no areal da praia do Pedrógão. A iniciativa surge no âmbito da Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste - Convenção OSPAR.

LEIXÕES CRESCE 10% NOS PRIMEIROS CINCO MESES DE 2017

O Porto de Leixões movimentou 8,1 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros cinco meses do ano, o que representa um crescimento de 10,3% face ao período homólogo anterior.

O mês de maio em particular foi o melhor mês de sempre (1,85 milhões de toneladas) ultrapassando em cerca de 73 mil toneladas o anterior máximo que remonta a outubro de 2015.

Governo dos Açores mantém apoio à apanha de algas

Numa intervenção pública, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, manteve o compromisso de apoiar a actividade, enquanto meio de obtenção de rendimentos complementares pelos pescadores, mas salientou a importância da captura sustentável.

PRAIA DO CABEDELO ACOLHE PROJETO-PILOTO ÚNICO DE SEGURANÇA E INCLUSÃO

A cerimónia de abertura simbólica da época balnear em Viana do Castelo aconteceu no CAR Surf de Viana. A praia do Cabedelo também foi um dos locais privilegiados do programa por ser palco de um projeto-piloto de referência nacional. Para Raúl Risso, Capitão do Porto de Viana do Castelo e comandante da Polícia Marítima local, “trata-se de um projeto único em termos nacionais no que respeita à segurança, à inclusão e à congregação de esforços de um vasto leque de entidades públicas e privadas”.

ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 23 DE JUNHO

XIV Concurso de Fotografia «Olhos sobre o Mar»

Encontra-se a decorrer o XIV Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo.
Aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, o Concurso de Fotografia de Temática Marítima “Olhos sobre o Mar” visa dar contributo para posicionar o Município de Ílhavo como uma referência incontornável na temática do Mar, também na área da fotografia.

ESTA QUARTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Conferência no Centro de Artes e Espectáculos sobre valor da pesca

‘À pesca de valor’ é o tema da conferência que decorre na Figueira da Foz, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE), esta quarta-feira, dia 21, a partir das 15h00.

A sessão conta com a participação de José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz, Manuel Castelo Branco, presidente da Coimbra Business School, de Teresa Coelho e de Ana Paula Queiroga, da Docapesca, de António Lé, da Centro Litoral, de Sérgio Real, de A Poveira, e de Manuel Tarré, da Gelpeixe.

Organizações de produtores da pesca solidárias com familiares de vítimas de incêndio

Até ao dia 23 de Junho, inclusive, as organizações de produtores do sector da pesca Centro Litoral, Propeixe e Opcentro, com o apoio do Ministério do Mar, participam numa acção solidária de “recolha de fundos de apoio às vítimas do incêndio que deflagrou no passado sábado em Pedrogão Grande”, informou o Ministério do Mar em comunicado.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

ECOMARE inaugurado pelo Presidente da República

Presidente da República inaugurou o maior centro europeu de reabilitação de animais marinhos, em funcionamento desde Agosto do ano passado. Em destaque na última edição do "Porto de Encontro".