Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Pescadores recebem apoios para a gasolina

O Ministério do Mar vai apoiar as embarcações de pesca profissionais que utilizam gasolina, pagando "um valor equivalente à redução do imposto sobre os produtos petrolíferos já existente no gasóleo consumido na pesca".

Em comunicado, o ministério anuncia que este ano serão abrangidas 1715 embarcações de pesca num montante total inicial de 500 mil euros.

Este apoio "é calculado tendo por base a potência do motor de cada embarcação e o número de dias de atividade registada em lota validados pela DOCAPESCA", explica o ministério.

Os pescadores que quiserem candidatar-se podem fazê-lo no site da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Existem dois prazos de candidatura: até 15 de julho (para o primeiro semestre) e até 15 de dezembro (para a segunda parte do ano).

A portaria que autoriza este apoio tem efeitos retroactivos a 1 de janeiro".

Segundo o Governo, este é "um apoio muito importante para a pequena pesca local e artesanal e contribui para a sustentabilidade económica e social desta atividade e das comunidades ribeirinhas".

Além desta medida, o Ministério do Mar, através do Programa MAR 2020, tem em aberto as candidaturas de investimentos a bordo que melhorem a eficiência energética de embarcações de pesca profissional.

fonte