Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Oceans Meeting 2017

Cinquenta por cento do oxigénio que respiramos para viver é produzido pelos oceanos. A poluição, plástica ou química, afeta direta e indiretamente a saúde pública. Os mares, além de fonte de alimentação das pessoas, são também a origem de muitos microrganismos com múltiplas utilizações, designadamente na indústria farmacêutica e alimentar.

Não defender os oceanos significa comprometer o futuro de todos, o futuro da humanidade.

Dedicada ao tema ‘Os oceanos e a saúde humana’, no âmbito do Oceans Meeting, realiza-se, no dia 8 de Setembro, no auditório da Fundação Champalimaud, uma conferência internacional que contará com a presença de reputados especialistas, nacionais e estrangeiros, na área do oceano e da saúde bem como do comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Esta conferência internacional, subordinada ao tema, O oceano e a saúde humana: desafios, soluções e oportunidade, será composta por três painéis específicos:

·         Painel 1 – O potencial da ciência para a inovação sustentável do Oceano e Saúde

·         Painel 2 – Financiamento do segmento de negócio na área do Oceano para a promoção da Saúde Humana

·         Painel 3 – Perspetivas estratégicas para um desenvolvimento sustentável

A poluição e acidificação dos oceanos bem como as alterações climáticas são as grandes ameaças à sustentabilidade dos mares, contudo os desafios para inverter esta situação são muitos, assim como as soluções e oportunidades para atenuar os problemas que estarão em discussão na conferência.

As oportunidades que os oceanos oferecem à humanidade em termos de produtos inovadores com potencial empresarial e industrial, designadamente através de Biotecnologia e Bioeconomia Marinha Circular são abordados nos Três painéis da conferência.

Um dos pontos altos do Oceans Meeting passa pela realização de um encontro ministerial internacional, no dia 8 de setembro, nos Jerónimos, com as presenças de ministros de vários Estados costeiros, cuja sessão de abertura contará com o Primeiro-ministro António Costa.

A abertura da componente Business Dialogues, no âmbito do Oceans Meeting, realiza-se amanhã, dia 7 de Setembro, às 1200 horas, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, e estará a cargo da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Os Business Dialogues são encontros para potenciamento de negócios entre empresas Nacionais e estrangeiras ligadas à economia do mar numa perspetiva de inovação e sustentabilidade.

 

Programa do Oceans Meeting 2017

Dia 7 de Setembro

12.00 – Abertura da componente do Oceans Business Dialogues pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud.

Dia 8 de Setembro

09.00 – Abertura da reunião interministerial, no Mosteiro dos Jerónimos com a presença de Sua Excelência o Sr. Primeiro-Ministro, António Costa

15.00 – Abertura da Conferência Internacional ‘Os Oceanos e a Saúde Humana: Desafios, Soluções e Oportunidades’, na Fundação Champalimaud

·         Painel 1 – O potencial da ciência para a inovação sustentável do Oceano e Saúde

·         Painel 2 – Financiamento do segmento de negócio na área do Oceano para a promoção da Saúde Humana

·         Painel 3 – Perspetivas estratégicas para um desenvolvimento sustentável

Sessão de Encerramento