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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

O projecto, a obra e muitos outros dados

A.             Caraterísticas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa

1.              O empreendimento do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa iniciou-se em 19 de abril de 2007 com a construção da primeira fase do cais acostável e o reforço do cais existente, numa extensão de 200 m, tendo esta empreitada sido concluída em 04 de março de 2009.

A 17 de outubro de 2008 teve inicio a segunda fase da construção do cais acostável e do reforço do cais existente, numa extensão de mais 476 m, que envolveu ainda o aterro da Doca do Terreiro do Trigo, tendo esta empreitada sido concluída em 31 de março de 2011.

A construção, para o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, dos cerca de 676 m de cais acostável, do reforço dos cais existentes e do aterro da doca do Terreiro do Trigo, representou um investimento a cargo da APL de cerca de €54 M.

2.              No dia 17 de julho de 2014 foi celebrado o contrato de concessão de Serviço Público da atividade de cruzeiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, com o consórcio LCT – Lisbon Cruise Terminals, consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S., (Global Ports Holding) (40%), Grupo Sousa, Investimentos, SGPS, Ld.ª, (30%), Royal Caribbean Cruises Ltd., (20%), e Creuers del Port de Barcelona, SA., (10%), prevendo a construção do edifício da nova gare de passageiros e dos arranjos de espaços exteriores, incluindo a interface de transportes públicos e das zonas de estacionamento para automóveis.

O investimento realizado pela LCT – Lisbon Cruise Terminals no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa no âmbito do contrato de concessão é de cerca de €23 M.

3.              O novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa é um projeto da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, vencedor do concurso público internacional de ideias, lançado pela APL em 24 de março de 2010 e concluído em 01 de fevereiro de 2011, ao qual concorreram trinta e sete arquitetos de reputação internacional.

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