Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Figueira da Foz recebeu o maior navio de carga de sempre

O Porto da Figueira da Foz recebeu o maior navio de carga de sempre, um porta-contentores com quase 140 metros de comprimento e mais de vinte metros de largura, segundo fonte portuária.

Construído em 2003, o navio 'Page Akia' tem 137,5 metros de comprimento e 21,7 metros de largura e navega com pavilhão da Alemanha, precisou à agência Lusa a fonte da administração do porto, situado no litoral centro do distrito de Coimbra.

Proveniente do porto de Ceuta e com destino ao porto de Leixões, o navio esteve quinta-feira e hoje na Figueira da Foz, "à semelhança de situações anteriores", para fazer "uma escala experimental, com movimentação um pouco superior a três mil toneladas de carga", acrescentou.

"A presente escala, embora a título experimental, poderá passar a ser regular num futuro breve para este escalão de navios, reforçando em especial a oferta de serviços portuários na área da contentorização, a qual tem registado um interessante crescimento", sublinhou a mesma fonte.

Operado pela agência de transportes Ibero Linhas, representada na Figueira da Foz pela agência marítima Eurofoz, o porta-contentores chegou na quinta-feira e saiu das instalações portuárias hoje à tarde, rumo ao porto de Leixões, seguindo daí para o norte da Europa, concluiu.

Em 18 de abril deste ano, esteve no porto da Figueira da Foz, igualmente para fazer uma escala experimental, com movimentação de cerca de mil toneladas de carga, o 'Elbstrand', que foi o maior navio de carga a ser recebido ali até então.

O porta-contentores, com cerca de 134 metros de comprimento e cerca de 22 metros de largura, que navegava com pavilhão de Antígua e Barbuda, também rumava ao porto de Leixões, de onde seguiu para o norte da Europa.

fonte