Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

CE aprova aquisição da gestora do maior terminal de contentores da Europa pela TIL e PSA

A Comissão Europeia emitiu um parecer favorável que permite a conclusão do negócio que envolve a aquisição da belga PSA DGD por parte de um consórcio composto pela suíça Terminal Investment Limited Sàrl (TIL) e pela singapurense PSA International (PSA). A compra foi analisada pela Comissão, não tendo esta encontrado mudanças significativas na estrutura concorrencial do mercado.

A PSA DGD é uma operadora de terminais de contentores que actua no Porto de Roterdão (mais especificamente na doca de Deurganck), onde controla o terminal de contentores que mais movimenta na Europa.

Um dos membros do consórcio comprador é a TIL, empresa controlada pela transportadora marítima MSC e pela Global Infrastructure Management – a outra é a PSA. Em conjunto, ficarão com o controlo da PSA DGD, reforçando a presença no norte da Europa.

Terminais de contentores: PSA e TIL em crescendo durante a última década

A evolução dos elementos deste consórcio tem sido acentuada: durante os últimos dez anos, as duas companhias têm-se revelado fortes investidores no contexto portuário, com a PSA a investir sucessivamente em terminais de contentores (cada vez mais amplos) e a TIL a desenvolver-se a ponto de ser hoje a maior operadora de terminais do mundo. A empresa, que é detida em parte pela MSC, possui hoje no seu portefólio 34 terminais em 22 países diferentes.

fonte