Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

4 navios de cruzeiro em Ponta Delgada e mais de 10 mil visitantes no arquipélago

O dia 9 de abril de 2017 deverá ficar referenciado como mais um importante marco na dinâmica que os Açores têm conseguido alcançar relativamente ao crescimento de escalas e passageiros que visitam o arquiipélago a bordo de navios de cruzeiro. Tal situação fica-se a dever a vários fatores que reforçam a relevância as nossas ilhas têm vindo a conquistar junto dos principais armadores e operadores ligados à atividade turística. Inevitável destaque para o facto de sermos visitados por 6 navios de cruzeiro em simultâneo, 4 em Ponta Delgada, 1 na Horta e outro nas Lajes das Flores. Estas 6 escalas significam, em termos de visitantes, 7400 passageiros e 3100 tripulantes num só dia!

Ponta Delgada vai assumir o protagonismo este domingo, uma vez que vai receber 4 navios, que trazem 6300 passageiros e 2700 tripulantes, num total de mais de 9 mil pessoas a visitar a cidade e a ilha.

Pelas 06h00 deste domingo deverá chegar o Serenissima, pequeno navio da operadora britânica Noble Caledonia que vem aos Açores para realizar 2 cruzeiros temáticos que representam um total de 19 escalas, ou seja, dupla visita a todas as ilhas do arquipélago. Os 80 passageiros do  cruzeiro inicial embarcam amanhã e efetuam o primeiro périplo, findo o qual irão desembarcar na cidade micaelense no dia 18 de abril, data que os novos passageiros aguardam para realizar o segundo itinerário, procedimento designado como operação turnaround.

O segundo navio agendado para atracar em Ponta Delgada será o Regal Princess, cerca das 07h00, um dos maiores navios da emblemática Princess Cruises, que nos visita com 3363 passageiros e 1348 tripulantes. Este paquete está a realizar a viagem transatlântica de reposicionamento entre Fort Lauderdale e Hamburgo, para efetuar no norte europeu a habitual temporada de verão.

Concluídas as manobras de atracação do Regal Princess, será a vez do Koningsdam, o mais recente membro da frota da Holland America Line realizar a primeira escala nos Açores. Iniciou atividade precisamente a 8 de abril de 2016 e é, até à data, o maior navio de cruzeiros projetado para aquela companhia holandesa. É o primeiro da classe Pinnacle e foi construído pelos estaleiros italianos de Fincantieri, em Marghera. Possui 100 mil toneladas de arqueação bruta, 296 metros de comprimento, 35 metros de boca e 8 metros de calado, tendo capacidade para acomodar 2600 passageiros e 1100 tripulantes. A madrinha do navio é a Rainha Máxima. Nesta escala inaugural nos Açores, em rota entre Fort Lauderdale e Civitavecchia, transporta cerca de 2500 passageiros e 1000 tripulantes.

No final da tarde, depois de Regal Princess, pelas 17 horas, e Koningsdam, uma hora depois, zarparem rumo a outras paragens, será a vez do luxuoso Silver Spirit, da Silversea Cruises atracar em Ponta Delgada e pernoitar nesta cidade. Também este navio está a efetuar a viagem eastbound entre Fort Lauderdale e Lisboa e a bordo viajam 398 passageiros com 372 tripulantes. O navio deve rumar à capital portuguesa pelas 13h00 do dia seguinte. Ainda no dia 9, o Porto da Horta aguarda a visita, entre as 08h00 e as 20h00, e pela segunda vez este ano, do clássico Marco Polo, que viaja com 734 passageiros e 365 tripulantes. Para as Lajes das Flores, está agendado o Hamburg, navio que transporta 330 passageiros, maioria de nacionalidade alemã, e que está, à semelhança do Serenissima a realizar um cruzeiro temático e deverá, ainda, protagonizar uma segunda viagem a algumas ilhas açorianas.