Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Três dias a puxar pelo cluster do Mar em Portimão

A maior Mar Algarve – Feira do Mar de sempre tem início hoje, dia 23, prolongando-se por mais dois dias, no Portimão Arena. A Economia Azul volta, assim, a estar em destaque num certame que tem como objectivo promover, criar valor e impulsionar todo o setor ligado ao mar e às atividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer.

Esta edição conta, pela primeira vez, com o apoio institucional do Ministério do Mar, simbolizado pela presença do Secretário de Estado das Pescas José Apolinário, na sessão de abertura, dia 23, e no segundo dia da feira, 24 de Março, pela visita da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Economia do mar em debate

O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, em representação da Ministra do Mar, reforçou a ideia de que o Governo tem uma “visão transversal do mar”, durante uma intervenção na 4ª edição do «MAREECOFIN – PWC, Economia e Finanças do Mar».

Nova fundação fala da criação de uma “geração azul” em Portugal

O objectivo da Fundação Oceano Azul é tornar os oceanos sustentáveis. “A nossa visão é a de um oceano saudável e produtivo”, disse José Soares dos Santos. Destacando as ligações de Portugal com os oceanos a nível da geografia, a biologia, a história e cultura, mencionou a “pertinência” da nova fundação para a literacia dos oceanos, para desenvolvimento de uma “geração azul” e mudança de comportamentos. Com isto, a fundação pretende incluir todas as crianças do 1º ciclo, pensar as pescas sustentáveis ou as áreas marinhas protegidas.

Porto de Lisboa recebe visita de professores da Comunidade Europeia

No contexto da realização do seminário “Near To The Sea - Chain 2017”, o Porto de Lisboa recebeu um grupo de professores de vários países europeus que marcaram presença no Salão Almada Negreiros da Gare Marítima de Alcântara.

O CHAIN, Cultural Heritage Activities and Institutes Network, combina iniciativas no campo da herança educacional e cultural europeia.

Sines (+2,1 milhões de toneladas), Lisboa (+302 mil) e Leixões (+118 mil) crescem até Fevereiro

Os dois primeiros meses do ano trouxeram movimentações de carga crescentes nos três portos com maior representatividade no total de carga movimentada no sistema portuário nacional. Foi a própria Ministra do Mar quem, sexta-feira, destacou os números de crescimento de Sines, Leixões e Lisboa, antevendo 2017 como novo ano recorde.

Ministra diz que plano de sustentabilidade do Douro vai potenciar a economia

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta segunda-feira que o plano de segurança, sustentabilidade e navegabilidade do Douro, num investimento de 74 milhões de euros, vai potenciar o turismo, a coesão territorial e o desenvolvimento económico.

“O Douro é a principal via navegável da Península Ibérica, por isso, é um suporte para o nosso desenvolvimento económico sustentável”, afirmou durante o `workshop´ “Viver o Douro com mais Segurança”, no Porto.

Governo da Madeira injeta 17,4 milhões na administração dos portos

O governo da Madeira autorizou a celebração de um contrato de empréstimo entre a região e a Administração dos Portos da Madeira (APRAM), no valor de 17,4 milhões de euros, revela uma resolução publicada no Jornal Oficial.

Versatilidade à prova

Porto de Lisboa abriga navio 'ro-pax' nos próximos dias

Devido às ideais condições naturais apresentadas pelo Porto de Lisboa em termos de porto de abrigo, a APL revelou que deu entrada na infra-estrutura o novo navio ro-pax TIIU, de transporte de veículos e passageiros, «para se poder abrigar, durante os próximos 5 dias, do mau tempo que está previsto na costa Atlântica», explicou a administração, através das redes sociais.

VÍDEO

Ministra do Mar em entrevista ao “Jornal 2”, da RTP

A Ministra do Mar foi entrevistada, esta segunda-feira, 20 de Março, no “Jornal 2”, espaço informativo da RTP 2, sob a condução de João Ramos.
 O canal da APP no Youtube disponibiliza a entrevista de Ana Paula Vitorino na íntegra.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 24 de Março

Até ao dia 24 de Março de 2017 o Porto de Lisboa recebe 3 navios de cruzeiro – Saga Sapphire, Clio e Oceana.
Esta terça-feira, dia 21, chega a Lisboa o Saga Sapphire, decorrente de uma viagem de 26 noites com início e fim em Southampton e escalas em Málaga, Port Mahon, La Valletta, Dubrovnik, Veneza, Rijeka, Zadar, Hvar, Cagliari e Gibraltar.
Esta será a primeira de três escalas do Saga Sapphire previstas ao Porto de Lisboa durante o ano de 2017.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

“Viver o Douro com mais segurança” junta entidades com o mesmo fim

Reforço da segurança no rio Douro é o tema em destaque na iniciativa promovida pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com a Marinha, nomeadamente Instituto Hidrográfico e com a Administração do Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que decorre esta segunda-feira, dia 20 de Março.

Processo de requalificação do Mercado da Lota em Setúbal

Mercado Alternativo da Lota já abriu portas

A segunda fase do processo de requalificação do Mercado da Lota teve início com a abertura do Mercado Alternativo da Lota, que vai funcionar no interior do edifício da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) durante a realização da obra.

CIIMAR coordena investigação para produtos contra derrames petrolíferos

Desde Fevereiro que o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto coordena um projecto europeu de investigação para desenvolvimento de “serviços e produtos com valor comercial para responder a incidentes no mar provocados por derrames de petróleo”, refere a instituição. O projecto denomina-se «Spilless» (First-line response to oil spills based on native microorganism cooperation) e é promovido em parceria com o INESC TEC (Universidade do Porto), a Universidade de Vigo e as empresas ACSM, Biotrend e MARLO, com um horizonte temporal de dois anos.

SEAFOOD, Boston, 19 a 21 de Março de 2017

Portugal presente pela primeira vez com pavilhão próprio

Decorre até 21 de Março a Seafood Expo – North America 2017, dedicada à exposição de empresas relacionadas com a transformação dos produtos alimentares do Mar. Esta feira decorre em Boston, Estados Unidos da América, no Convention & Exhibition Center.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, participaram na abertura do certame [19.03.2017], assumindo o empenho do Ministério do Mar no aumento das exportações de produtos portugueses.

Três navios de cruzeiros trazem aos Açores 8 mil pessoas

O início desta semana vai dar sequência ao interessante movimento de navios de cruzeiros que se tem vindo a verificar nos portos dos Açores. Entre os dias 20 e 22 de Março, três navios de cruzeiros vão trazer à Região cerca de 6 mil passageiros e mais de 2 mil tripulantes.

DGRM evolui processo de emissão de certificados dos marítimos

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, evoluiu o processo de emissão dos certificados de competência dos marítimos (Convenção STCW - International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers), melhorando, desta forma, a rapidez de resposta aos seus utentes. 

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA NO FLICKR

Apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Lisboa

Álbum com 51 registos fotográficos da sessão de apresentação da 'Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária' no Porto de Lisboa, onde os projectos para o porto da capital foram detalhados e debatidos junto da comunidade portuária local.

LÍDIA SEQUEIRA

Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária do Porto de Lisboa

Divulgamos o documento de suporte à intervenção de Lídia Sequeira, Presidente da APL, intervenção integrada na apresentação, pela Ministra do Mar, da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária do Porto de Lisboa.

ÁUDIO

Ministra do Mar na TSF

A Ministra do Mar marcou presença esta sexta-feira na TSF. Em destaque a revelação de Lisboa ter ganho a organização do Seatrade Cruise Med, em 2018. A estratégia para os próximos 10 anos no Porto de Lisboa foi outro dos temas em destaque.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Câmara de Comércio apresenta Expolog 2017 e oportunidades de negócio no Brasil

O evento de lançamento da Expolog 2017, feira internacional de logística, XII Seminário Internacional de Logística e apresentação de oportunidades de negócio Brasil-Portugal, realiza-se esta segunda-feira, 20 de Março, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.

Ministro da Defesa visita Escola de Tecnologias Navais

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes visitou a Escola de Tecnologias Navais, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, acompanhado pelo Chefe do Estado Maior da Armada, António Silva Ribeiro.

Governo quer melhorar capacidade do Porto de Lisboa com investimento de 746 milhões de euros

Ana Paula Vitorino apresentou esta sexta-feira a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, que prevê um investimento em todo o país "na ordem dos 2,1 e 2,5 mil milhões de euros", sendo que 746 milhões serão investidos em diversas infraestruturas do Porto de Lisboa.

Seatrade Cruise Med pela 1ª vez em Portugal

Porto de Lisboa ganha um dos maiores eventos de cruzeiros do mundo

O Porto de Lisboa venceu a organização da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. A notícia foi dada esta sexta-feira, 17 de Março, pela Ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, durante a sessão de apresentação da estratégia para o aumento da competitividade portuária, realizada no Porto de Lisboa.

A Seatrade, após avaliação das condições da capital portuguesa para receber o prestigiado evento considerou Lisboa a cidade ideal para a realização da sua 12ª edição, que ocorrerá em Setembro de 2018, e pela primeira vez em Portugal.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Tersado visitado por comitiva da Arábia Saudita

O Terminal Multiusos Zona 1 do Porto de Setúbal, concessionado à Tersado, recebeu a visita de uma comitiva da Arábia Saudita, no sentido de melhor conhecer os procedimentos para a movimentação de gado vivo.

A comitiva, acompanhada por representantes da Direção-Geral de Veterinária, foi recebida por representantes da Tersado e da Autoridade Portuária (APSS). No decorrer da visita, ficou esclarecida de todos os procedimentos de controlo e supervisão da movimentação dos animais, com especial interesse no controlo e prevenção de doenças inerentes ao gado (BSE), tendo também tomado conhecimento do equipamento utilizado neste tipo de movimentação.

BioMimetx conquista financiamento de 1,39 milhões de euros

A BioMimetx conquistou um financiamento de 1,39 milhões de euros no âmbito do instrumento Pequenas e Médias Empresas do Programa-Quadro Horizonte 2020 para continuar o seu projecto BMX-11, um aditivo para tintas marítimas contra a incrustação de organismos em superfícies na água. O valor será uma comparticipação num investimento total de 2 milhões de euros e é atribuído no contexto da Fase 2 da candidatura submetida pela empresa, correspondente à fase de Desenvolvimento de Produto.

Embaixador da Guiné Equatorial realizou visita ao Porto de Setúbal

O Embaixador da Guiné Equatorial, Tito Mba Ada, esteve esta terça-feira em Setúbal para uma visita à região que contou com passagens pelo BlueBiz Global Parques – Parque Empresarial da Península de Setúbal e pelo Porto de Setúbal.

SRAP ajuda armadores e pescadores a adaptarem-se às novas regras europeias

Seguindo normas europeias, e de acordo com o estipulado pela ICCAT (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas), a comercialização de atum patudo, espadarte e atum rabilho deve ser acompanhada por um certificado ICCAT devidamente validado pelo Estado Membro. É proibida a exportação destas espécies sem este documento.

A Actividade dos Agentes de Navegação no Porto de Lisboa - James Rawes: credibilidade e profissionalismo

Quando em 1956 Malcolm Rawes iniciou funções na empresa da área de navegação fundada pelo seu bisavô quase um século antes, os dados dos navios eram comunicados em telegramas datilografados em código e os contínuos iam em lanchas até às embarcações com uma mala grande carregada de correio, altura essa em que começaram a aparecer os primeiros paquetes de passageiros.

ENIDH

CONDIÇÕES DE EMBARQUE NA REGATA TALL SHIPS

Vai realizar-se este ano a regata Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta, que terá a sua largada em Greenwich, Reino Unido e paragem em Sines entre 28 de abril e 1 de maio.
A Aporvela já divulgou as datas disponíveis para embarque dos interessados, entre os quais se incluem os alunos da ENIDH. Destacam-se os embarques no Santa Maria Manuela (etapa Greenwich-Sines) e na Caravela Vera Cruz (etapa Sines-Las Palmas) com comparticipação financeira da Aporvela. A embarcação Belém fará também uma viagem de 1 dia no percurso Lisboa-Sines.