Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

APL promove ciclo de debates sobre o futuro do Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai realizar um 'Ciclo de Debates' aberto à comunidade, com sessões em todas as sextas-feiras de Outubro, para reflectir e discutir o futuro da infraestrutura portuária da capital, anuncia a empresa

O arranque do programa será dia 7 pelas 10 horas na Gare Marítima de Alcântara com um debate dedicado ao “Turismo Marítimo – Uma Nova Dinâmica”.

Dia Mundial do Mar marcado por uma certeza:

O 'shipping' é indispensável para o mundo

29 de Setembro assinalou o Dia Mundial do Mar e, este ano, as várias comemorações reforçaram uma ideia central: a de que o transporte marítimo é fundamental à escala global. Depois dos dados do Eurostat demonstrarem a importância das trocas marítimas entre a UE e o mundo, é agora a vez de várias personalidades destacarem o valor do 'shipping'.

ATLAS, o maior estudo de sempre dos ecossistemas do Atlântico profundo

Portugal, através do arquipélago dos Açores, participa no megaprojecto europeu, que envolve também os EUA e o Canadá e vai realizar pelo menos 25 expedições oceânicas nos próximos quatro anos

A iniciativa pretende ainda desenvolver actividades de divulgação — “Literacia Oceânica” — para melhorar o conhecimento do público sobre a importância dos ecossistemas do mar, a sua protecção e o impacto que a actividade humana está a ter no ambiente marinho.

Contributos do turismo de cruzeiros nas economias europeias em 2015

Conheça a versão integral do o estudo da CLIA Europe (Cruise Lines International Association) sobre os contributos do turismo de cruzeiros nas economias europeias em 2015.

EUROSTAT

Portugal é o que mais comercializa por mar

Portugal é o Estado-membro da União Europeia (UE) em que os bens comercializados internacionalmente por via marítima têm o maior valor (81%), face aos 51% da média europeia, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Em 2015, o comércio internacional de bens por via marítima, em Portugal, representava 81% do valor das trocas, o que coloca Portugal no cimo da tabela, seguido de Chipre (80%), Grécia (77%), Espanha (74%), Malta (67%), Itália (61%) e Finlândia (60%), sendo a média da UE de 51%.

Ministra do Mar considera portos um negócio global

A Ministra do Mar reconhece que o sector portuário requer uma abordagem diferente da habitual, porque “já não estamos a falar de meras infra-estruturas ou de um meio de transporte, mas de um sistema económico”, referiu.

Ana Paula Vitorino falava na 1ª sessão de um Ciclo de Palestras organizado pela sociedade de advogados SRS e a Transportes em Revista, dedicadas à “Mobilidade – Tendências/Desafios/Realidades” e cujo primeiro encontro foi dedicado ao sector portuário.

POR TIAGO SANTOS

Tendências de desenvolvimento dos navios porta-contentores e o seu impacto nos terminais portuários

Este artigo apresenta as tendências a nível de dimensões principais dos navios e o seu impacto nos terminais de contentores. São também analisadas as características dos terminais propostos para a região de Lisboa-Setúbal com vista a determinar os maiores navios que podem ser recebidos e como estes se enquadram na evolução das rotas que fazem escala nestes portos.

ÁLBUM DISPONÍVEL NA WEB

Nossa Senhora dos Navegantes 2016 | Passagem por S. Jacinto

Álbum com 31 fotografias registando a passagem, por S. Jacinto, da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 18 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.

ESTA QUARTA-FEIRA

"Costa Favolosa" e "Navigator of the Seas" no Porto de Lisboa

O Costa Favolosa, que acostou em Lisboa no dia 19, volta à capital portuguesa esta quarta-feira, um destino incluído no itinerário que tem início e fim em Savona e escala Málaga, Casablanca, Cádis, Valencia e Barcelona.

Também no dia 28 está em porto o Navigator of the Seas que se encontra a realizar um cruzeiro com início e fim em Southampton.

 

 

Pós graduação em cruzeiros

Arranca no início de 2017 a primeira Pós-Graduação em Turismo de Cruzeiros realizada em Portugal. A apresentação ao público decorre esta quarta-feira, dia 28 de setembro, no Campus do Lumiar – ISEC, pelas 10:00h.

GENTE DOS PORTOS

Comandante Oliveira Gonçalves, uma vida no mar

Já comandou todo o tipo de navios, mas, há três anos e meio, o navio de investigação “Noruega” é a sua casa, o que é para si “ uma experiência enriquecedora,” pois tem conhecido a costa portuguesa a um nível em que “poucos têm essa possibilidade.”

ÁLBUM DISPONÍVEL NA WEB

Nossa Senhora dos Navegantes 2016 | Percurso terrestre

Álbum com 91 fotografias registando os momentos que antecederam a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares, que decorreu a 18 de Setembro, e trouxe à Gafanha da Nazaré, como é habitual, vários milhares de pessoas. Álbum mesclado com algumas fotos do percurso marítimo.
O Porto de Aveiro integra o leque de entidades que apoiam a Festa em que a procissão se integra, desde há vários anos.

Porto de Setúbal cresce 41% nos contentores até Agosto

O Porto de Setúbal tem mantido, durante o ano de 2016, a trajectória de crescimento nos contentores registando, até Agosto, um aumento de 41%, face a igual período, em 2015, movimentando 109 mil TEU. Deste total, 56 mil TEU corresponderam a movimentos de exportação, o que continua a evidenciar as características exportadoras do Porto de Setúbal neste segmento de carga.

PORTO DO FUNCHAL

Três novas escalas até ao final do ano

O Porto do Funchal recebe três escalas inaugurais até ao fim do ano, dos navios de cruzeiro “Sea Explorer I”, a 14 de outubro, “Koningsdam” e  “Seven Seas Explorer”, a 1 e a 22 de novembro, respetivamente.

AICEP Global Parques promove parques de Sines e de Setúbal da região em Madrid

A aicep Global Parques, gestora de parques empresariais em Setúbal e Sines, promoveu um ‘pequeno almoço informativo’, em Madrid, Espanha, com o apoio da Embaixada de Portugal em Espanha e do Centro de Negócios da AICEP Portugal Global, e em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Hispano Portuguesa (CHP). A iniciativa decorreu no âmbito de um protocolo, assinado recentemente, entre a aicep Global Parques e a CHP, com o objectivo de fomentar a cooperação bilateral, nomeadamente para o aumento do investimento em Portugal e nos parques sob gestão da aicep Global Parques.

Empresas aveirenses ajudam a desenvolver bóia para produzir energia com ondas do mar

Investigadores e empresas da região de Aveiro pariticiparam no desenvolvimento de uma bóia para produção de energia através das ondas do mar. O protótipo embarcou no Porto de Aveiro com destino à Suécia, prevendo-se que seja testada no mar da Escócia.

Porto de Leixões bateu recorde de passageiros de cruzeiro

O Porto de Leixões recebeu sexta-feira três navios de cruzeiros, com duas escalas inaugurais.
Segundo comunicado da APDL – Administração dos Portos do Douro e de Leixões, a chegada destes três navios representou cinco mil passageiros e mais de 2 mil tripulantes, “estabelecendo, assim, o primeiro recorde do ano num só dia”.

FUNCHAL

APRAM comemora Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo que se comemora terça-feira, dia 27, é antecipado para esta segunda no Porto do Funchal, junto dos 4872 passageiros e 1979 tripulantes dos três navios acostados: “Ventura”, “Sirena” e “AIDAcara”.

Numa parceria entre a APRAM e a Associação de Promoção da Madeira serão distribuídos pequenos brindes promocionais e material informativo sobre este destino turístico.

PROGRAMA DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

Entrevista a Sebastião Figueiredo, da TMB

Nesta edição do programa dedicado à Comunidade Portuária de Aveiro falamos do Grupo Terminal Multiusos do Beato, o maior operador de movimentação de granéis agro-alimentares do Porto de Lisboa, operando 96% desta categoria de produto.
A empresa é dona do operador Terminal Multiusos de Aveiro. A entrevista desta edição é com Sebastião Figueiredo, administrador do Grupo.

Navegar à vela no Tejo para conhecer o património do Seixal

O município do Seixal e a Administração do Porto de Lisboa encontram-se a promover passeios à vela a bordo do varino «Amoroso», ligando Lisboa ao Seixal e dando a conhecer a Baía, a história, o património e a gastronomia ribeirinha. Esta terça-feira, dia 27, é o último dia da iniciativa, que começou a 22 de Setembro.