Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Lisboa recebeu cerca de 13 mil passageiros e tripulantes de cruzeiro num só dia

Esta quinta-feira, 25 de Maio, a cidade de Lisboa recebeu 12 992 passageiros e 3 694 tripulantes de cruzeiro que viajavam a bordo dos seis navios de cruzeiro que se encontraram em simultâneo no Porto de Lisboa: Monarch, Costa Mediterranea, Marina, Albatros, Silver Wind, e Tui Discovery 2, este último em primeira escala.
No Terminal de Cruzeiros de Lisboa, na Zona de Santa Apolónia estiveram o Monarch e o Tui Discovery 2.

PORTOS DA MADEIRA

Mais de 200 mil passageiros em quatro meses

Entre janeiro e abril deste ano, os Portos da Madeira receberam um total de 200 904 passageiros, nas 112 escalas registadas.

O Porto do Funchal recebeu 111 escalas, 200 479 passageiros e 75 185 tripulantes e o Porto do Porto Santo uma escala, 425 passageiros e 112 tripulantes.

CONSTRUÍDO PELA ATLANTICEAGLE SHIPBUILDING, NA FIGUEIRA DA FOZ

Ferry para Timor Leste lançado à água esta sexta-feira

O navio para Timor é um Ferry de Passageiros, construído em aço e alumínio naval, com 71,30m de comprimento, 12,60m de largura (boca), terá capacidade para 377 passageiros, 22 viaturas, além de carga, e atingirá um velocidade de 15 nós.

EM SETÚBAL, DE 27 DE MAIO A 4 DE JUNHO

Semana do Mar e do Pescador 2017

A s tradições marítimas de Setúbal, a arte e a gente da pesca vão ser homenageadas, entre 27 de Maio e 4 de Junho, com a 2.ª edição da Semana do Mar e do Pescador, iniciativa que pretende valorizar a actividade identitária da cidade.

DE 26 A 29 DE MAIO

Submarino da Marinha "Arpão” visita porto do Funchal

O submarino Arpão, no decorrer da sua missão habitual de vigilância nas águas sob responsabilidade nacional, fará uma curta paragem no porto do Funchal de 26 a 29 de maio. Nesta visita ao arquipélago da Madeira, o submarino Arpão irá estar aberto para visitas, dando a conhecer ao público o interior de um dos navios menos conhecidos da Marinha.

Oriana e Hanseatic visitam os Açores

Dois navios de cruzeiro vão protagonizar nos próximos dias várias escalas de turismo nos Açores. No âmbito de um cruzeiro intitulado Azores, Canary Islands & Portugal, o Oriana realiza visitas a Ponta Delgada e Praia da Vitória, respetivamente quinta e sexta-feira

Lotas da Docapesca comercializaram 60,5 milhões de euros em pescado entre Janeiro e Abril

Entre Janeiro e Abril, o preço médio do pescado nas lotas portuguesas aumentou 12,5%, refere a Docapesca. No mesmo período, o pescado comercializado nas lotas da empresa atingiu o valor de 60,5 milhões de euros, mais 17,8% do que no período homólogo de 2016.

FUNCHAL

Verão com uma escala a cada oito dias

Depois de finda a época alta, a principal infra-estrutura portuária da Madeira entra em 'modo' Verão, com a média de praticamente uma escala a cada oito dos 92 dias entre Junho e Agosto.
Junho contará com cinco escalas CAzura', 'Queen Victoria', 'Boudicca', `Independente of the Seas' e 'Sirena'; o primeiro navio vem no dia 11.

REBONAVE certificada em Qualidade, Ambiente e Segurança

A REBONAVE, empresa de reboques licenciada no Porto de Setúbal tornou-se uma das primeiras empresas portuguesas com certificação tripla, pelos referenciais de 2015 (Qualidade e Ambiente), em Portugal. O seu SIG-QAS - Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança, foi auditado com sucesso, no âmbito dos referenciais normativos ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OSHAS 18001:2007.

MSC Meraviglia confirma 1ª escala em Lisboa a 7 de Junho

É inaugurado a 3 de Junho em Le Havre, França e faz a sua primeira escala no Porto de Lisboa no dia 7 de Junho durante a sua viagem inaugural, com direito a cerimónia de boas-vindas.

2500 alunos visitaram o Porto de Setúbal desde Janeiro

O Porto de Setúbal recebeu a visita de 30 alunos da Escola Secundária de Mem Martins [18 de maio] no âmbito do programa curricular da disciplina de Geografia do 9º ano, com o objetivo de conhecerem o porto, as suas atividades e a sua importância para a economia da região de Setúbal.
De realçar que desde janeiro o Porto de Setúbal já recebeu, no âmbito do Projeto Escolas, cerca de 2500 alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas de todo o país.

Porto de Tavira recebe um milhão em obras

A Docapesca vai investir este ano, com recurso a fundos comunitários, cerca de um milhão de euros no Porto de Pesca de Tavira. As obras contemplam a realização de dragagens, a instalação de novas estruturas para a acostagem das embarcações e a remodelação da lota.
"Trata-se de um investimento significativo e importante na melhoria das condições do porto", salienta Jorge Botelho, presidente da câmara local.

Visita de delegação da Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique à ENIDH

No dia 15 de Maio realizou-se a visita de uma delegação da Escola Superior de Ciências Náuticas de Moçambique à ENIDH.
Após uma reunião de trabalho no gabinete da Presidência, onde foram abordadas as modalidades possíveis de colaboração futura entre a ENIDH e a ESCNM, realizou-se uma visita às instalações da Escola, onde se incluiu a habitual visita aos simuladores marítimos da Escola.

Porto de Lisboa mantém crescimento acentuado nos primeiros 4 meses do ano

De janeiro a abril de 2017 a carga contentorizada registou um crescimento de 26% reforçando o crescimento do Porto de Lisboa, consolidando a tendência que se tem vindo a registar desde o último trimestre de 2016. Para este aumento contribuíram de forma significativa os Terminais de Contentores de Alcântara e de Santa Apolónia, com um aumento na carga movimentada em, respetivamente, 33% e 25%.

AÇORES

Crescimento do turismo na Região com efeitos no transporte marítimo

O Presidente da Atlânticoline, Carlos Faias, disse que a empresa espera, este ano, um aumento de passageiros transportados, sobretudo turistas, durante a operação que teve inicio a 18 de Maio e termina em Setembro.

ESTA TERÇA-FEIRA, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA

Pirataria no Transporte Marítimo

Realiza-se na Sociedade de Geografia, esta terça-feira, 23 de Maio de 2017, pelas 17h30, uma sessão promovida pela Secção de Transportes, que terá lugar no Auditório Adriano Moreira, sobre o tema: Pirataria no Transporte Marítimo.

Do mar para o prato também vem plástico

Os microplásticos à deriva no mar estão a ser ingeridos por peixes e marisco e a entrar na cadeia alimentar humana. Os cientistas ainda estudam qual a verdadeira dimensão do problema e as consequências para a saúde humana.

Porto de Lisboa apresenta-se em Roterdão

O Porto de Lisboa participou no “2º Seminário sobre o Setor Marítimo e Portuário Português” que teve lugar em Roterdão, iniciativa organizada pela Atlantico Business Development, que contou igualmente com a presença dos Portos de Leixões e Sines.

SINES

Economia do mar promovida com feira dedicada ao sector

Sines vai promover a economia do mar com uma feira de três dias dedicada ao sector, que conta com mostras de empresas e instituições, conferências sobre turismo náutico e outras actividades gratuitas.

ESTA SEGUNDA-FEIRA - SEMINÁRIO LOCAL «AS ESCOLAS E O COASTWATCH»

400 alunos discutem problemática mundial do lixo marinho

A edição 2017 do Projeto “Coastwatch Europe” encerra esta segunda-feira, dia 22 de Maio, com o 13.º Seminário “As Escolas e o Coastwatch”, momento que também fecha a participação anual do Município de Ílhavo naquele projecto europeu de monitorização do litoral e do lixo marinho muito em particular.

A 29 E 30 DE MAIO

Conferência "Direito e Economia do Mar"

O IDEFF organiza, em parceria com a Price Waterhouse Coopers e o Fórum Oceano, uma conferência dedicada ao "Direito e Economia do Mar", nos dias 29 e 30 de Maio.