Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

China Development Bank visita Porto de Sines

Uma delegação do banco estatal da República Popular da China deslocou-se ao Porto de Sines para avaliar os investimentos que se perspectivam para esta infra-estrutura portuária, como a eventual construção e concessão de um novo terminal de contentores.

AÇORES

Adjudicada requalificação do porto das Flores

A empreitada de requalificação do porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, nos Açores, foi adjudicada por 9,8 milhões de euros, anunciou o Governo Regional.
Segundo uma nota de imprensado executivo açoriano, a obra, com um prazo de execução de 24 meses, contempla a construção de um molhe de protecção da bacia com 302 metros.

Nunca houve tantos veleiros no Tejo

Há uma nova forma de conhecer a capital: do rio. A luz, a vista e as ofertas das empresas estão a tornar os passeios de veleiro uma das atrações turísticas para estrangeiros e até para portugueses. Belém-Alfama-Belém é o programa best-seller, a qualquer hora do dia.

MATOSINHOS

As ondas do Atlântico pelos olhos de Hazul

Em Matosinhos, nas paredes de uma fábrica abandonada, o street artist Hazul Luzah pintou um mural que é também uma evocação ao mar, à pesca e às varinas.

Os azuis e o amarelo torrado avistam-se ao longe – e quase não precisamos de nos aproximar dos muros da fábrica abandonada na Rua Brito Capelo para reconhecermos os traços geométricos de Hazul Luzah. O street artist, 35 anos, natural do Porto, nunca tinha pintado em Matosinhos e esta obra, concluída esta semana, em pouco mais de três dias, não podia fugir à proximidade com o Atlântico e à atividade piscatória da cidade.

PORTO DE LISBOA

Estivadores retomam trabalho esta segunda-feira

A greve dos estivadores do Porto de Lisboa vai ser suspensa e o trabalho será retomado esta segunda-feira, disse o presidente Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal.

No final do plenário de trabalhadores portuários para dar a conhecer o compromisso alcançado na noite de sexta-feira, António Mariano disse que os estivadores deram luz verde ao acordo, que foi "o possível dentro das condições que existiam".

Reacções ao acordo que devolve a "paz" ao Porto de Lisboa

"É óptimo que assim tenha sido, porque era fundamental para a economia do país que o Porto de Lisboa possa funcionar em pleno". António Costa não esconde que o fim do protesto dos estivadores é uma boa notícia que o deixa "feliz. É um dia de felicidade para toda a gente". " Com o problema ultrapassado", o primeiro-ministro recusou alongar-se nos comentários ao acordo alcançado ao fim de uma maratona negocial de 15 horas, que aconteceu sexta-feira no Ministério do Mar.

O que saiu do acordo com os estivadores

Depois de, no final de Dezembro, sido criado um grupo de trabalho por iniciativa do Ministério do Mar para resolver o diferendo no Porto de Lisboa (reaberto no final de 2015 após ter sido negociado um acordo no início de 2014), foram conduzidos vários avanços, mas houve questões que ficaram em aberto. A 5 de Abril, o Governo emitiu um comunicado onde frisava que não tinha sido possível chegar a acordo em matérias como a progressão na carreira, e a organização e planeamento da actividade portuária.

5 VÍDEOS

Greve dos estivadores em destaque no “EXPRESSO DA MEIA-NOITE”

Greve dos estivadores em destaque no “EXPRESSO DA MEIA-NOITE”, programa emitido sexta-feira, 27 de Maio, pela SIC NOTÍCIAS.

GREVE CANCELADA

Acordo entre estivadores, porto de Lisboa e Governo

Depois de 15 horas de negociações, há acordo entre estivadores, Porto de Lisboa e Governo, a greve foi cancelada e cai a ameaça de despedimento colectivo.

O acordo determina alterações ao contrato colectivo de trabalho que regula a profissão dos estivadores. Ana Paula Vitorino disse no final da maratona negocial que é muito importante ter-se ultrapassado o bloqueio no Porto de Lisboa. “Foi possível chegar a um acordo entre o sindicato e os operadores portuários. É um acordo que permite que estejam acertadas todas as cláusulas que serão vertidas para o contrato colectivo de trabalho”.

VERSÃO INTEGRAL

Texto do Acordo

Conheça a versão integral do acordo conseguido entre os estivadores, o Porto de Lisboa e o Governo.

VÍDEO RTP 3

Joaquim Fidalgo na RTP3: “Houve um empenho muito forte do Governo”

Depois de 15 horas de negociações, há acordo entre estivadores, Porto de Lisboa e Governo, a greve foi cancelada e cai a ameaça de despedimento colectivo.
O professor universitário e ex-jornalista Joaquim Fidalgo, convidado a comentar as manchetes do dia na RTP 3, considera ter havido “um empenho muito forte do governo”.

ACORDO ENTRE ESTIVADORES, PORTO DE LISBOA E GOVERNO

Reportagens da SIC, RTP e TVI

Reportagens da SIC Notícias, TVI 24 e RTP 3 referentes ao acordo entre estivadores, Porto de Lisboa e Governo, alcançado esta noite.

Governo disposto a "esforço negocial" com estivadores mas lembra que "há limites para tudo"

O Governo vai tentar esta sexta-feira um "derradeiro" esforço "negocial" para desbloquear a situação no Porto de Lisboa.
António Costa reafirma que o porto da capital é muito importante para a economia e lembra que o conflito laboral entre estivadores e concessionários dos portos dura há quatro anos. O primeiro-ministro diz ainda que, se as negociações falharem, o Governo terá de tomar outras medidas.

TSF

Governo da Madeira quer "regime de excecionalidade" para greves longas

O Presidente do Governo Regional da Madeira diz que o Estado tem de arranjar uma forma excepcional de proteger as regiões autónomas dos efeitos de greves como a que decorre no Porto de Lisboa.

MINISTRA DO MAR

Greve no Porto de Lisboa provoca prejuízo diário de 100 mil euros

A greve no Porto de Lisboa está a causar um prejuízo diário de 100 mil euros e a nova administração tem como mandato retomar a sua viabilidade com o que estiver ao seu alcance, afirma a Ministra do Mar.

"A nível de diminuição da facturação dos operadores do Porto de Lisboa a estimativa que apresentam é de 300 mil euros por dia", referiu Ana Paula Vitorino, que falava à margem do V Encontro "Triângulo Estratégico: América Latina-Europa-África" e no qual participou.

VÍDEO

António Costa (comentador TVI) contra o “sequestro” do Porto de Lisboa pelos estivadores

Comentário do jornalista António Costa (TVI) aos últimos desenvolvimentos da onda de greves dos estivadores no Porto de Lisboa, e dos graves prejuízos causados à economia nacional.