Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Nova Direcção da CPL quer revitalizar Porto de Lisboa

A Comunidade Portuária Lisboa – CPL elegeu a nova Direcção para o triénio 2016-2018 e já definiu como principal objectivo a revitalização do Porto de Lisboa.

Governo Açoriano prossegue "integração dos transportes aéreos e marítimos" como previsto no Plano Integrado de Transportes

O Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, em Ponta Delgada, que, com o sistema online da SATA para venda de bilhetes das ligações marítimas nas ilhas do Triângulo realizadas pela Atlânticoline, ontem apresentado, está dado mais um passo na implementação da política do Governo dos Açores que visa a “integração dos transportes aéreos e marítimos, tal como está contemplado no Plano Integrado de Transportes”.

2016

Cruzeiros cresceram 2% no porto de Lisboa

O Porto de Lisboa registou um crescimento em número de passageiros e escalas de cruzeiros de 2% no ano de 2016. "Esta subida faz com que 2016 fique como o terceiro melhor ano de sempre no número de escalas de navios de cruzeiro no porto da capital portuguesa - 311. Também nos passageiros este foi um dos melhores anos com 522.497 turistas a visitarem Lisboa", refere a empresa pública.

A 27 DE JANEIRO

Futuro terminal de contentores será tema de debate no Barreiro

A actividade portuária no Barreiro estará em discussão a 27 de Janeiro, com a realização de um debate sobre 'A Plataforma Multimodal do Barreiro - Terminal de Contentores'. O evento terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, contando com Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), como oradora.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro em destaque

O espaço da Comunidade Portuária de Aveiro na Rádio Voz da Ria dá, desta vez, grande destaque à Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Eduardo Matos, o director executivo da associação revela os principais objectivos que norteiam o trabalho desta entidade, bem como as expectativas e as dificuldades que enfrenta, neste momento, o sector da pesca artesanal.

DE 28 DE JANEIRO A 4 DE MARÇO

Oeiras apresenta exposição "Oceano - Mar é Vida"

Oceano - Mar é Vida" é o título da exposição, do grupo Tertúlia das Artes da Associação David Melgueiro, que será inaugurada no dia 28 de janeiro, às 16H00, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras.

Oceano – Mar é Vida é um espaço expositivo de imensa liberdade, do desconhecido, de desejos, de esperanças, de movimento, de medos, de aventuras intemporais onde o imaginário de cada um se pode deixar transportar no vento das suas superfícies imensas e no movimento das suas vagas e correntes até ao fundo dos abismos impenetráveis…
Os artistas da “Tertúlia de Artes”, da Associação David Melgueiro, num movimento espontâneo de pintores, escultores e tecelões, embarcam neste imenso desafio e aventura.

ESTUDO DA PWC

Economia do Mar está numa “trajectória de crescimento”

Nunca tinha acontecido, desde que, há sete anos, foi divulgado o resultado do primeiro barómetro sobre a economia do mar, organizado pela consultora PwC: dos mais de 40 indicadores que avaliam os índices relativos à Economia do Mar só quatro apresentam uma evolução negativa. Entre os subsectores analisados, estão a construção e reparação naval, os transportes marítimos, os portos e logística, a pesca e a aquacultura ou a indústria do pescado. E todos demonstram, tendo como base a situação a 31 de Dezembro de 2008, uma tendência de crescimento. A primeira conclusão que Miguel Marques, responsável por este estudo, retira da última edição do barómetro Leme é a de que “mais do que resiliente, como até agora tem sido, a economia do Mar está numa trajectória de crescimento”.

Comitiva Iraniana visita Sines

No dia 17 de Janeiro, uma comitiva iraniana visitou o Porto de Sines e a ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines), com o objectivo de conhecer as potencialidades desta plataforma portuária e industrial para o desenvolvimento de novos negócios.

José Luís Cacho, Presidente da APS, e Francisco Mendes Palma, Presidente da aicep Global Parques apresentaram em detalhe a oferta de Sines que associa um porto de águas profundas com capacidade de receber todos os navios e movimentar todos os tipos de cargas, a uma zona industrial e logística com vocação para acolher negócios de qualquer dimensão e complexidade.

LÍDIA SEQUEIRA

«A nossa expectativa é que a JUL esteja concluída no final de 2019»

Na sessão que teve esta segunda-feira lugar no Porto de Setúbal, Lídia Sequeira e Ana Paula Vitorino destacaram a importância da Janela Única Logística (JUL), um projecto de extrema importância na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária. E ambas se mostram optimistas de que este processo esteja fechado bem antes do final do horizonte 2017-2026 da Estratégia.

A Presidente da APSS adiantou mesmo, na sua intervenção, que a expectativa passa por ter a Janela Única Logística pronta já no ano de 2019: «A nossa expectativa é que a JUL esteja concluída no final de 2019».

HOMENS DO MAR

Francisco dos Santos Calão

Como capitão da Empresa de Pesca de Aveiro, teve um papel fulcral na mudança da pesca do bacalhau à linha para o arrasto lateral. Filho de João Nunes da Barbeira e de Joana Correia, casou com a Senhora D. Maria de Oliveira Mendes, de quem teve três filhos – Maria, David Manuel e Francisco Manuel Mendes Calão.

Era possuidor da cédula marítima 9511 passada pela Capitania do Porto de Aveiro, em 22 de Fevereiro de 1911.

Espanhola Friopuerto investe cinco milhões no Porto de Leixões

Menos de um ano depois de ter aberto um entreposto frigorífico na zona logística do Porto de Sines, a espanhola Friopuerto decidiu replicar a operação junto ao Porto de Leixões, num investimento de cerca de cinco milhões de euros.

GNL

Portugal vai fornecer navios de todo o Mundo

"O mercado do GNL marítimo, ou seja, aplicado ao abastecimento de navios movidos por esta fonte energética, é um fenómeno emergente, a nível mundial. Ainda não existem cenários quantificados rigorosos sobre que dimensão poderá tomar. Apesar disso, a informação disponível permite descortinar algumas tendências que apontam para uma atividade que poderá ser muito benéfica para a economia nacional em termos de valor material e ambiental", explica Ana Paula Vitorino, em declarações exclusivas ao Jornal Económico.

ESTA QUINTA-FEIRA

Apresentação do LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar

A PwC apresenta a 7ª edição do estudo “LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)” e a 2ª edição de “Circum-navegação: LEME Mundo”, esta quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O primeiro com um nível de análise de enfoque nacional e o segundo numa perspectiva global.

"Cala Pula" no Porto de Lisboa - VÍDEOFOTO

Vídeofoto com 69 registos da presença do navio “Cala Pula” no Porto de Lisboa, presença que assinala o regresso da Linha da Cosiarma ao porto da capital do país. A linha intercontinental começou a operar este domingo, 15 de Janeiro de 2017, em Lisboa, naquela que foi a sua primeira escala europeia.

Ministra do Mar diz que porto de Setúbal vai ter crescimento de 60%

A Ministra do Mar afirmou esta segunda-feira que o Governo prevê um crescimento de "60 por cento" do Porto de Setúbal, para onde estão previstos investimentos na melhoria das acessibilidades marítimas e ferroviárias, no valor de 25,2 milhões de euros. 

"O Porto de Setúbal, com estas intervenções que vão ser feitas, ficará com capacidade de acolhimento do mesmo tipo de navios que hoje vão ao Porto de Lisboa", disse Ana Paula Vitorino, num encontro para apresentação da 'Estratégia para o aumento da Competitividade Portuária 2017/2026', que decorreu em Setúbal.

MINISTRA DO MAR NO PORTO DE SETÚBAL

Veja álbum fotográfico no FLICKR

Veja um álbum com 41 fotos da apresentação, esta segunda-feira, pela Ministra do Mar, dos pontos da 'Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária' relacionados com o Porto de Setúbal, evento que contou ainda com a presença da Presidente da APSS, Lídia Sequeira, e da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Paz social faz regressar armadores ao Porto de Lisboa

O armador italiano Cosiarrna, que tinha abandonado o Porto de Lisboa em 2014, retomou este domingo a ligação marítima à capital do país.
Segundo fonte oficial da Administração do Porto de Lisboa, este regresso resulta do "acordo de paz social alcançado em Junho do ano passado" no porto.
"Foi um momento de viragem para o Porto de Lisboa, o comprometimento alcançado entre as partes - operadores, estivadores e Governo - que terminou com um longo período de incerteza e fortes constrangimentos que diminuíram significativamente os tráfegos de mercadorias nos nossos terminais".

LINHA DA COSIARMA REGRESSA AO PORTO DE LISBOA

Veja a reportagem fotográfica no FLICKR

Álbum com 69 registos fotográficos da presença do navio “Cala Pula” no Porto de Lisboa, presença que assinala o regresso da Linha da Cosiarma ao porto da capital do país. A linha intercontinental começou a operar este domingo, 15 de Janeiro de 2017, em Lisboa, naquela que foi a sua primeira escala europeia.

ESTA TERÇA-FEIRA

"Balmoral" no Porto de Lisboa

O Balmoral, que acostou em Lisboa no dia 4, volta à capital portuguesa esta terça-feira, dia 17, um destino incluído num itinerário de 13 noites, que tem início e fim em Southampton e paragem no Funchal, Sta. Cruz de la Palma, Tenerife, Gran Canaria e Arrecife.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

Ministra do Mar apresenta estratégia para aumento da competitividade do Porto de Setúbal

Esta segunda-feira, a Ministra do Mar vai estar em Setúbal a apresentar os pontos da 'Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária' relacionados com o Porto de Setúbal, num evento onde estarão também a Presidente do Porto de Setúbal (APSS), Lídia Sequeira e a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), Maria das Dores Meira.

SEMANA DE 14 A 20 DE JANEIRO

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa

No período de 14 a 20 de Janeiro, o Porto de Lisboa tem anunciado para operação nos seus Terminais Portuários um total de 35 navios de mercadorias: 20 de contentores, 6 navios tanques, 5 de carga geral, 2 graneleiro, 1 frigorífico e 1 navio ro-ro.

PROCURA DE PEIXE DISPARA NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

"Oportunidade única" para relançar a pesca algarvia

As acções de marketing que afirmam que Portugal tem o "melhor peixe do mundo" estão a dar frutos, com o nosso pescado a ter grande projecção por toda a Europa e pelo mundo. A prova disso é que as exportações de produtos de pesca estão a crescer desde 2012. Em declarações ao JA, o presidente da Organização de Produtores de Pesca do Algarve, Miguel Cardoso, diz que esta é "uma oportunidade única para relançar o sector" na região.

HERÓIS ANÓNIMOS DA PESCA DO BACALHAU E DA EMIGRAÇÃO

Necas da Pardala

Em 1946, Necas da Pardala integrou a tripulação que foi à Holanda buscar o navio “António Pascoal”, sendo o capitão Manuel Pereira da Bela, o imediato José Luís Bagão, o motorista José dos Reis (Gafanha) e o cozinheiro Júlio Pelicas. Tempos depois, saturado da azáfama bacalhoeira e procurando o desígnio que ambicionava, logrou trocar a cédula da pesca pela do comércio. Era difícil emigrar para a América, o seu sonho, mas capacitado que Salazar lhe abriria uma excepção, dirigiu-se ao palácio de São Bento e foi corrido sem apelo nem agravo pelo contínuo que indagou o que ele pretendia.

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2016

Movimento de mercadorias cresce 9% no Porto de Ponta Delgada

Foram movimentadas 353 mil toneladas de mercadorias no porto de Ponta Delgada no terceiro trimestre do ano passado, mais 9% do que igual período de 2015. Entre o segundo e o terceiro trimestre, registou-se um aumento de 32 mil toneladas na carga movimentada no porto de Ponta Delgada. Deste total, foram descarregadas em 2016 no porto micaelense 247 toneladas de mercadorias, mais 13,3% que no mesmo trimestre do ano anterior.

Governo vai reabilitar linhas ferroviárias entre o Porto de Sines e Caia

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou este sábado, 14 de Janeiro, que o Governo vai avançar com os trabalhos de reabilitação das linhas ferroviárias de ligação entre o Porto de Sines e a fronteira do Caia (Elvas).

De acordo com o governante, este projecto, que conta com o apoio de fundos comunitários, arranca com um investimento de 18,5 milhões de euros (ME) na requalificação da linha ferroviária entre Elvas e a fronteira do Caia, numa extensão de nove quilómetros.