Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

RECORD

Portos movimentam quase 50 milhões de toneladas até junho

Os portos marítimos portugueses movimentaram um record de 48,6 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre do ano, mais 8,1% do que em período homólogo de 2016, segundo relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). 

O documento refere que a melhor marca anterior foi ultrapassada em 3,7 milhões de toneladas, sendo os registos mais elevados os das infraestruturas de Leixões, Aveiro e do líder, Sines (quota de 52,8% do total de cargas), com variações homólogas de 9%, 23,2% e 6,8%, respectivamente.

PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Lisboa no Top 5 dos melhores destinos de cruzeiro a partir das Ilhas Britânicas e da Europa Ocidental

Lisboa foi escolhida como o terceiro melhor destino de cruzeiros com partidas das Ilhas Britânicas e da Europa Ocidental, subindo uma posição face ao ano anterior.
Esta nomeação é atribuída com base, exclusivamente, nos comentários escritos no site www.cruisecritic.com por passageiros que realizaram cruzeiros entre 1 de julho de 2016 e 30 de junho de 2017.

Comitiva timorense visitou o Porto de Sines

Uma comitiva timorense da PMU - Project Management Unit do Porto de Tibar, chefiada por Rui Soares, visitou o Porto de Sines no dia 27 de julho. Esta visita, organizada pelo Ministério do Mar, teve como objetivo proporcionar à delegação um conhecimento aprofundado sobre funcionamento do Porto de Sines, que apresenta várias semelhanças com o novo porto de águas profundas timorense.

AÇORES

Concluída cobertura das ajudas visuais à navegação marítima na ilha de São Miguel

A cobertura das ajudas visuais à navegação marítima na ilha de São Miguel, Açores, ficou concluída no dia 25, com a entrada em funcionamento do novo farolim do Pilar da Bretanha, anunciou a Capitania do Porto de Ponta Delgada.

"Na área de jurisdição da Capitania do Porto de Ponta Delgada, a rede de ajudas visuais à navegação marítima, implementada na orla marítima da ilha de São Miguel, passa assim a ser composta por quatro faróis e 32 farolins, numa extensão costeira de 213 quilómetros", adianta uma nota de imprensa.

INVESTIMENTO DA APDL

Cais de Ferrão inaugurado no Douro

A Quinta Nova, localizada em Sabrosa, anunciou que o Cais de Ferrão, localizado a cinco minutos da propriedade, já foi inaugurado, permitindo o acesso directo ao rio Douro.

“O Cais de Ferrão resulta de um investimento da APDL na região e vem permitir à Quinta Nova a oferta de um serviço complementar a quem nos visita, viabilizando um melhor acesso à quinta, sendo também uma alternativa para apreciar o rio e as suas paisagens.”, destaca Paula Sousa, da Quinta Nova.

DE 28 A 30 DE JULHO, EM SÃO JACINTO

AVEIRO EUROBODYBOARD PRO 2017

Desta sexta a domingo, a Praia de São Jacinto será palco do Aveiro Eurobodyboard Pro, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da gestão do Centro de Alto Rendimento de Surf de São Jacinto.
A prova integra a segunda etapa do European Tour of Bodyboard (ETB) 2017 com duas competições (Open e Júnior), sendo esperados cerca de seis dezenas de atletas, nesta que será a segunda de quatro etapas que compõem o ETB 2017.

Proibição de pesca da sardinha durante 15 anos é "impensável"

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afastou esta quarta-feira o cenário de uma proibição de capturar sardinha durante 15 anos, como proposto por um organismo científico que aconselha a Comissão Europeia, afirmando que isso é "impensável".

Ana Paula Vitorino, que falou aos jornalistas à margem de uma visita a Portimão, onde participou com o ministro da Defesa na assinatura de protocolos e na inauguração do sistema de radares "Costa Segura" na cidade algarvia, garantiu que a definição dos 'stocks' de sardinha para 2018 será definida, como estipulado, em outubro, depois de ser feito um novo cruzeiro de monitorização da espécie em Agosto.

ESTA QUINTA-FEIRA

Sirena e Tui Discovery 2 no Porto de Lisboa

Esta quinta-feira, dia 27, o Sirena termina em Lisboa um cruzeiro de 10 noites com início em Barcelona e passagem por St. Tropez, Livorno, Civitavecchia, Cartagena, Málaga e Sevilha. No mesmo dia inicia na capital portuguesa um novo cruzeiro de 12 noites, com escalas em Leixões, La Corunha, Holyhead, Dublin, Cork, Nantes, Le Verdon, Bordéus e St. Jean de Luz, e Bilbao com destino final.

Porto de Sines recebeu alunos da Academia Militar

Uma delegação de alunos e professores da Academia Militar visitou o Porto de Sines, no dia 25 de Julho, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta importante infraestrutura portuária de carácter estratégico para o país.

Duarte Lynce de Faria, Administrador da APS, apresentou à comitiva as principais características e o posicionamento do Porto de Sines no contexto marítimo-portuário mundial, assim como os fatores que têm contribuído para a sua afirmação internacional. Os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar os terminais portuários.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Apresentação da obra de Senos da Fonseca, «Saga Maior»

Senos da Fonseca apresentou recentemente a obra onde aborda o princípio da afirmação dos 'Ílhavos' como portadores e difusores de uma cultura muito particular, muito específica e singular, levada a todo o litoral português ao longo de um longo historial de mais três séculos.

Mário Ferreira vai levar cruzeiros à Antártida

O empresário já encomendou a construção de um navio, que terá capacidade para 200 passageiros e irá oferecer itinerários de cruzeiros de expedição na Antártida durante os meses de novembro a março.

Polícia Marítima inicia ciclo de nove sessões do Programa Cidadania Marítima em Faro

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro realizou, no dia 19 de julho, a primeira de nove sessões do Programa Cidadania Marítima, em parceria com a Ciência Viva no Verão em Rede, que têm como lema “Cidadania no Mar, Segurança a Dobrar”.

ESTA QUARTA-FEIRA

Ministro da Defesa e Ministra do Mar presidem ao lançamento do Sistema “Costa Segura” e assinatura de protocolos

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes e a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidem esta quarta-feira, 26 de julho, às cerimónias de inauguração do módulo de radar do Sistema “Costa Segura”, que permitirá, em tempo real, monitorizar as embarcações na costa do Algarve, ao largo de Portimão.

EUROPA 2: UM DOS MAIS LUXUOSOS NAVIOS DE CRUZEIROS VISITA OS AÇORES

Nos próximos dias, as cidades de Ponta Delgada e da Praia da Vitória vão receber a visita do Europa 2, um dos mais luxuosos e categorizados navios de cruzeiros da atualidade. O elegante paquete da operadora germânica Hapag Lloyd Cruises está a realizar uma viagem de 13 noites intitulada Eternal Spring in the Atlantic. A bordo viajam 524 passageiros, na sua maioria alemães, e 362 tripulantes.

VEJA O VÍDEO

LASO Transportes leva pá eólica de 75 metros do Porto de Aveiro para Vagos

A empresa LASO Transportes efectuou, recentemente, o transporte de uma pá eólica com 75 metros do comprimento entre o Porto de Aveiro e Vagos – Riablades. A empresa informou que «o comprimento total do transporte atingiu os 92 metros», complementando a comunicação com um vídeo.

Porto de Setúbal na Feira de Sant'iago 2017

O Porto de Setúbal participa em mais uma edição Feira de Sant'iago, desta vez com uma mostra de fotografias dedicadas à temática "Porto de Setúbal - Navegando pela História".

ENTREVISTA AO DN/DINHEIRO VIVO

Ana Paula Vitorino: "Fundo Azul vai arrancar com 13,6 milhões"

A abertura de candidaturas ao Fundo Azul, criado para financiar startups tecnológicas da economia do mar, está prestes a avançar. A garantia é dada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que, em entrevista ao DN/Dinheiro Vivo , revela que a dotação inicial vai ser superior ao inicialmente previsto.

Nova experiência turística em Lisboa

Decorreu dia 21 a apresentação oficial da LISBOAT, que disponibiliza a mais recente atracção turística de Lisboa, articulando visitas pela cidade em autocarros panorâmicos dos conhecidos percursos Lisbon Sightseeing com passeios de barco no rio Tejo.

Uma estafeta em kitesurf dos Açores ao continente

Francisco Lufinha anunciou o seu mais recente desafio. Ir em kitesurf dos Açores ao continente, em turnos intercalados de 8 horas repartidos com Anke Brandt, também recordista mundial da especialidade, numa travessia superior a 1.500 Km e que demorará de 5 a 10 dias.

Sardinha volta a ser Rainha em Portimão

Um dos mais emblemáticos festivais gastronómicos do país, o Festival da Sardinha - cuja primeira edição remonta a 1985 - volta a ter lugar na zona ribeirinha da cidade de Portimão, com cinco noites de festa onde será possível degustar a afamada sardinha assada como manda a tradição, em pão caseiro ou no prato acompanhada com a batata e a salada à algarvia. A animação também será uma constante na zona ribeirinha, de 2 a 6 de agosto, entre o museu de Portimão e a zona entre pontes, com artesanato, doçaria, animação de rua e sonoridades várias, que vão do folclore à música tradicional portuguesa, passando ainda pelo teatro.

Carta Náutica do Porto de Lisboa - Julho 2017

Já se encontra disponível, no espaço da APL no Slideshare, a edição de Julho de 2017 da "Carta Náutica do Porto de Lisboa".
Uma edição do Centro de Documentação e Informação do Porto de Lisboa.

Estrangeiros querem investir no porto comercial de Faro

A criação de um aquário e o novo centro de investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve são o motor de um projeto de requalificação urbana do Porto Comercial de Faro que inclui ainda hotéis, uma marina e residências para a terceira idade. Avaliado na sua concretização em cerca de €170 milhões, foi concebido em parceria pela Câmara Municipal de Faro (CMF) e o CCMAR e apresentado publicamente em junho.

Rui Raposo reeleito presidente da APTMCD

Rui Raposo, em representação da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio (AAMC), foi recentemente reeleito presidente da Direcção da Associação Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância, designada por APTMCD – Shortsea Portugal.

CE insta Estados membros a transpor regras sobre ordenamento do espaço marítimo

A Comissão Europeia (CE) instou a Bulgária, a Croácia, o Chipre, a Finlândia e a Grécia a transpor plenamente para a sua ordem jurídica nacional as regras da União Europeia (UE) que estabelecem um quadro de ordenamento do espaço marítimo (Directiva 2014/89/UE). Nesse sentido, a CE enviou pareceres fundamentados aos Estados membros em questão.

Voar num barco. Viver para contar a experiência

O Extreme Sailing Series é muito mais que um simples circuito mundial de regatas. À vista de todos, com um estádio montado em terra, alguns eleitos vivem bem por dentro, na água, as manobras dos “voadores” catamarãs GC32. São várias experiências numa que por si só é única. O SAPO 24 viveu-a para contar, a bordo da NZ Sailing Team.

MADEIRA

Orçamento regional disponibiliza 3 milhões/ano para o ferry

Governo Regional quer a operação concluída até o segundo trimestre de 2018. Até ao final de Julho será lançado o concurso internacional. A ligação vai marítima por ferry entre a Madeira e o Continente vai custar ao orçamento da Região 3 milhões de euros por ano.