Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

MINISTRA DO MAR

Desenvolvimento sustentável do oceano passa pela economia circular do mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, defendeu, na World Ocean Summit 2017, que a chave do desenvolvimento sustentável do oceano reside na adoção da economia circular do mar, informa o Ministério do Mar em comunicado.

Pedro Marques vai a Madrid acertar calendários de investimento na ferrovia

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, vai esta terça-feira a Madrid, acertar calendários e pormenores de certificações técnicas para os investimentos nas linhas ferroviárias entre Portugal e Espanha com o ministro espanhol do Fomento, Inigo de la Serna.

SINES Tall Ships 2017

300 mil esperados na regata dos grandes veleiros

Sines espera a visita de cerca de 300 mil pessoas para assistirem à passagem dos grandes veleiros que integram a regata Tall Ships 2017 e que vai ligar o porto alentejano ao resto do mundo.

O programa do evento, que se realiza entre 28 de Abril e 1 de Maio, foi apresentado esta segunda-feira, 27, no auditório da Administração Portuária de Sines, na presença dos promotores – Aporvela, Câmara de Sines, APS e Região de Turismo do Alentejo.

2016

Europa investiu 18,2 mil milhões em eólicas offshore

A Europa investiu 18,2 mil milhões de euros em parques eólicos offshore em 2016, mais 39% do que no ano anterior, contra um investimento de 9,3 mil milhões de euros em energia eólica onshore, que caiu 29% face a 2015, de acordo com dados da WindEurope, uma associação não lucrativa representativa do sector da energia eólica.

CIMPOR carrega maior navio de sempre

No corrente mês, a CIMPOR realizou no Porto de Lisboa uma operação de exportação de 52.499 toneladas para dois países da África Ocidental, no maior navio que o Grupo Intercement alguma vez carregou. De referir que a média por operação realizada no Porto de Lisboa nos últimos 4 anos tem sido de 35.405 toneladas.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque à Associação Bioliving

O espaço da Comunidade Portuária de Aveiro na Rádio Voz da Ria dá, desta vez, destaque à Associação Bioliving.
Trata-se de uma associação que desenvolve o seu trabalho na área da conservação da natureza.

O seu trabalho assenta na promoção de actividades de carácter pedagógico, bem como na organização de acções de formação, dirigidas, especificamente, para os mais jovens.

Carta Náutica do Porto de Lisboa - Fevereiro 2017

Já se encontra à disposição dos cibernautas a Carta Náutica do Porto de Lisboa, n.º 78, de Fevereiro de 2017.  Uma edição do Centro de Documentação e Informação da APL.
O CDI adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

‘Todos a bordo’: Conheça o novo meganavio de cruzeiros da MSC

O MSC Meraviglia vai escalar o Porto de Lisboa na sua viagem inaugural, estando prevista a sua chegada para 7 de junho.
Entre as novidades oferecidas por este meganavio estão o entretenimento exclusivo com espectáculos do Cirque du Soleil at Sea; 12 espaços de refeições distintos, incluindo cinco restaurantes de especialidade; uma ‘promenade’ ao estilo Mediterrânico disponibilizando uma diversidade de bares, restaurantes e lojas; e a maior cúpula de LED no mar transmitindo imagens para dar ambiente e entretenimento 24 horas por dia.

AVEIRO

Administração portuária revê estratégia para dar novo fôlego ao movimento de granéis líquidos

O Porto de Aveiro vai ter um novo plano estratégico, cuja versão em vigor remonta a 2006.

"Estamos a desenvolver a revisão do documento e as linhas mestras que saem incidem, sobretudo, na rentabilização das obras realizadas", anunciou o presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA).

"Mas isso não nos dispensa de alguns trabalhos para aumentar a competividade", ressalva Pedro Braga da Cruz.

Escolas de Lisboa e Caldas da Rainha visitam o Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa recebeu [20 e 21 fevereiro], respetivamente, 44 alunos da Escola Secundária Padre António Vieira (Lisboa) e 80 alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha). No âmbito das disciplinas de Geografia e História, os alunos, todos eles do 11º Ano, tomaram contacto com o vasto leque de atividades que englobam o transporte marítimo e que se desenrolam no espaço portuário cujos impactos são da maior importância para a economia da região de Lisboa e do país.

ALVOR

Estação Salva-Vidas vai acolher museu marítimo

A antiga Estação Salva--Vidas de Alvor vai ser trans formada num núcleo museológico dedicado à história do salvamento marítimo e às fainas marítimas daquela vila do concelho de Portimão. Nesse sentido, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai disponibilizar as referidas instalações, situadas na zona ribeirinha de Alvor, à Câmara de Portimão. O protocolo de cedência é assinado segunda-feira, dia 27 de fevereiro, pelas 12h00, entre o Ministério da Defesa Nacional e a autarquia, no edifício da antiga Estação Salva-Vidas, informou ontem a AMN.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SINES

GABINETE DA ÁREA DE SINES - Resolução 48/81, de 24 de Fevereiro

Autoriza a adjudicação da empreitada DU/65/80 (construção de 400 fogos na zona 15 do Centro Urbano de Santo André) à Empec - Empresa de Estudos e Construções, Lda., pelo montante de 540.584.757$00.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa: semana de 25 Fevereiro a 3 de Março

O Porto de Lisboa, de 25 de Fevereiro a 3 de Março tem anunciado para operação nos seus Terminais Portuários, um total de 27 navios de mercadorias: 16 de contentores, 6 tanques, 4 de carga geral e 1 navio frigorifico.

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Inovação e empreendedorismo na economia do mar

Hugo Diogo, empreendedor e director da Compta Emerging Business, é o convidado do programa desta semana, para falar de "inovação e empreendedorismo na economia do mar", onde a sua empresa desenvolve actividade.

A 1 DE MARÇO

Seminário sobre a empregabilidade dos alunos da ENIDH

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante promove, a 1 de Março, um seminário sobre a empregabilidade dos alunos da ENIDH. Início previsto para as 17:00, na sede do COMM.

Portos da Madeira atingem melhor marca dos últimos 5 anos na movimentação de carga

Boas notícias para os portos da Madeira: o movimento global de mercadorias cresceu, no ano passado, 5% em relação a 2015, assim somando 1 353 661 toneladas, um resultado que fixa a melhor marca dos últimos cinco anos. A carga contentorizada atingiu as 870 010 toneladas (mais 5%) e a carga convencional as 30 575 toneladas (mais 42%), face a 2015.

Escola Profissional de Rio Maior visita Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de alunos da Escola Profissional de Rio Maior [21 de fevereiro] no âmbito do programa curricular do 10º ano dos cursos de Técnico de Manutenção Industrial e Técnico de Gestão de Transportes, com o objetivo de conhecerem o porto, as suas atividades e a sua importância para a economia da região de Setúbal.

Apresentação do Prémio Mare INOV Montepio: 10 000 €

Com um valor pecuniário de 10 000 euros, o Prémio tem como objectivo apoiar uma nova ideia, tida por inovadora, no âmbito da economia azul.

As candidaturas estarão abertas de 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, a 30 de Julho, podendo concorrer tanto novas empresas como empresas já existentes, uma vez que o objectivo é o de distinguir essencialmente um projecto considerado inovador no âmbito da economia azul.

Artigo de investigadores portugueses sobre bio-incrustação na Scientific Reports

Foi publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, um artigo de investigadores portugueses sobre um estudo de desenvolvimento de uma metodologia para sintetizar “novas substâncias inspiradas em produtos sulfatados de origem marinha, capazes de impedir a bio-incrustação em embarcações e com um reduzido risco ambiental”, refere o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto em comunicado.

BROGUEIRA DIAS:

«Porto de Leixões é uma enciclopédia dentro da parte portuária porque faz praticamente tudo»

Na sessão de apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Leixões, o Presidente da APDL fez uma fotografia de um ano de 2016 com excelentes resultados, apresentando os principais projectos para os próximos dez anos.

Governo aprova transferência de competências para municípios

As áreas marítimas e portuárias estão contempladas na “proposta de lei que estabelece o quadro de transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais”, aprovada em Conselho de Ministros no dia 16 de Fevereiro, segundo refere o comunicado de imprensa do Governo.

Transinsular confirma a compra do seu primeiro navio-tanque, o NT 'São Jorge'

A companhia Transinsular revelou que, no dia 10 de Fevereiro, finalizou a aquisição do seu primeiro navio tanque, o NT «São Jorge», construído em 2010 e agora registado no MAR. O navio foi entregue na Horta, ilha do Faial, nos Açores. Este investimento no reforço da frota é também «uma oportunidade de iniciar uma operação no segmento da distribuição e transporte de combustíveis», assegura a Transinsular.

Arrasto com diário de pesca electrónico

De acordo com uma portaria (66/2017, de 13 de Fevereiro) publicada pelo Ministério do Mar, as embarcações de arrasto de fundo passarão a ter um diário de pesca electrónico a partir de Janeiro de 2018. Durante 2017, estará em curso um período de adaptação, refere o documento.

LEIXÕES REGISTA O MELHOR MÊS DOS ÚLTIMOS 10 ANOS

O mês de Janeiro foi o melhor dos últimos anos no Porto de Leixões ao registar um movimento de 1 625 mil toneladas de mercadorias, o que representa um crescimento de +12% face ao período homólogo do ano anterior.

MINISTRA DO MAR:

Portugal quer mais peso da economia marítima, mas sustentável

A Ministra do Mar afirmou que Portugal quer duplicar o peso da economia marítima nos próximos anos e que vai promover a extensão da plataforma continental durante a cimeira dos oceanos que vai decorrer na Indonésia.

VIAGEM DE TREINO NO NRP SAGRES

No âmbito da cooperação com a APORVELA, informa-se que o NRP "SAGRES" vai realizar a etapa Sines-Las Palmas, de 30 de abril a 7 de maio, tendo disponíveis cerca de trinta lugares para alunos da ENIDH.

Mesmo nas profundezas, os oceanos têm níveis "extraordinários" de poluição

Um grupo de cientistas descobriu níveis “extraordinários” de poluição em duas das zonas mais profundas dos oceanos, onde se pensava que as substâncias tóxicas criadas pelo Homem não chegavam em quantidades preocupantes. Uma investigação publicada por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, demonstra o contrário.

ENTREVISTA AO PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO

Pedro Braga da Cruz na Rádio Voz da Ria

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, a Administração do Porto de Aveiro faz, nesta edição, uma retrospectiva de 2016.

Corredor Internacional Sul: Avança a ligação ferroviária de mercadorias para Espanha

Está a avançar a ligação ferroviária de mercadorias entre Portugal e Espanha, a Sul do País, que terá especial impacto no alargamento do hinterland dos Portos de Sines, Setúbal ou Lisboa. Em Espanha, o 'El Economista' mostra-se atento à situação e noticia que a Infra-estruturas de Portugal adjudicou quatro empreitadas de obras para ligar Évora-Elvas-Caia-Madrid.

Navalrocha repara navios de cruzeiro

Com uma atividade diversificada na reparação de navios, o estaleiro da Navalrocha tem na sua carteira de clientes um vasto conjunto de companhias de cruzeiro que há vários anos vêm escolhendo o porto de Lisboa para repararem os seus navios. Atualmente encontra-se naquele estaleiro o navio Astoria que veio de Vigo para fazer trabalhos de mecânica, pintura do costado, substituição de tubos e inspeção de tanques bem como Substituição de alcatifas e trabalhos de carpintaria em camarotes e áreas de lazer destinadas aos passageiros.