Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

Porto de Aveiro recebe grua com a maior capacidade de carga em Portugal

O Porto de Aveiro recebeu recentemente o navio M/V Mirabella que descarregou uma grua pertencente à PTM Ibérica, destinada à operação portuária. Com uma capacidade de carga de 150 toneladas, viabiliza a operação de navios de maior tonelagem no Porto de Aveiro.

Porto de Lisboa com novo Agente de Navegação

A L.Branco, Lda., empresa estabelecida há seis anos atrás, com sede em Setúbal, é o mais recente agente de navegação no Porto de Lisboa. A sua gestão é assegurada por Luís Branco, cuja vida profissional teve início no shipping em 1976, tendo sido sócio gerente da Navigomes por mais de 3 décadas.

Tribunal de contas defende alargamento dos prazos das concessões portuárias nacionais

Contrariamente às indicações defendidas pelo estudo efectuado pela Autoridade da Concorrência em 2015, o Tribunal de Contas afirma que o cenário oposto poderá, de facto, ser o mais positivo e útil para o contexto do sector portuário: no parecer agora divulgado, defende a possibilidade do prazo máximo da duração dos contratos de concessões portuárias ser alargado no tempo, de modo a alinhar o máximo temporal praticado em Portugal com mercados concorrentes como, por exemplo,o espanhol.

WORKSHOP «GESTÃO DE DRAGAGENS»

Álbum fotográfico disponível na web

Já se encontra disponível na web álbum com 100 fotografias reportando o Workshop subordinado ao tema “Gestão de Dragagens”, que decorreu a 17 de Junho de 2016 no anfiteatro do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA).

FIGUEIRA DA FOZ

Barra fica vigiada 24 horas por dia

A barra da Figueira da Foz está a partir de agora monitorizada durante 24 horas por dia, através do sistema ‘Costa Segura’. Na apresentação do equipamento, o director-geral da Autoridade Marítima Nacional (AMN), vice-almirante Silva Ribeiro, garantiu que a partir do início de 2017 as estações salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vão ter reforço de pessoal.

A 28 DE JUNHO

Porto de Lisboa realiza 7.ª edição da entrega de prémios da actividade de cruzeiros

No dia 28 de Junho, o Porto de Lisboa realiza no auditório da Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos, a reunião anual de trabalho sobre a actividade de cruzeiros. Para além da entrega de prémios aos intervenientes da actividade de cruzeiros em 2015, o encontro inclui a apresentação do novo Conselho de Administração da APL, o balanço da época de 2015 e as perspectivas para 2016.

WORKSHOP «GESTÃO DE DRAGAGENS» - PAINEL 1

Apresentações de suporte já disponíveis na web

Já se encontram disponíveis na web as apresentações de suporte às comunicações apresentadas no primeiro painel do Workshop subordinado ao tema “Gestão de Dragagens”, que decorreu a 17 de Junho de 2016 no anfiteatro do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA).
Organizado conjuntamente pela Administração do Porto de Aveiro (APA) e pela UA, o workshop inseriu-se nas actividades que o “Grupo de Trabalho Aspectos Positivos das Dragagens”, constituído por entidades portuguesas e espanholas, desenvolveu em Aveiro, em encontro que se prolongou por dois dias.

Como duas irmãs holandesas conquistaram o mar português

Quando as irmãs Bo e Femke Irik emigraram da Holanda para Portugal, rapidamente se apaixonaram pelo mar. Movidas por essa paixão e dotadas de um forte espírito empreendedor herdado dos pais, as duas irmãs criaram a SeaBookings – uma plataforma online que permite ao turista facilmente descobrir, comparar e reservar passeios de barco e actividades náuticas.

Dia do Porto de Sines reúne centenas de pessoas

Centenas de pessoas participaram nas iniciativas que constituíram o programa de comemorações do Dia do Porto de Sines, que se realizou pelo terceiro ano consecutivo.
A efeméride começou a ser assinalada no dia 17 de junho com a inauguração da exposição “Harmonia na Diversidade”, da responsabilidade da AEMLA - Associação dos Escolas da Marinha do Litoral Alentejano e contando com o apoio da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA e da Câmara Municipal de Sines.

Porto de Lisboa celebra o inicio do Verão com visita de grupo sénior “Pegadas no Tempo” de Carcavelos

O Porto de Lisboa recebeu esta terça-feira a visita do grupo sénior “Pegadas no Tempo”, de Carcavelos. Foram 30 os visitantes que apreciaram os painéis do pintor Almada Negreiros, na Gare Marítima de Alcântara. Depois de apresentada e descrita esta obra do pintor, foi dada uma perspectiva histórica da construção do edifício, bem como do seu importante papel no acolhimento e partida de pessoas, em períodos tão marcantes como a II Guerra Mundial e a guerra colonial.

SOLAS

Decreto-Lei sobre pesagem de contentores não será publicado antes de 1 de Julho

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) e a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (Agepor) realizaram, na manhã desta terça-feira, uma sessão de esclarecimento sobre a verificação do peso de contentores, exigência da Convenção SOLAS a partir de 1 de Julho.

Na sessão, António Belmar da Costa (na foto) adiantou que o decreto-lei que incorporará na legislação nacional as novas regras "não será publicado antes do dia 1 de Julho". Quer isto dizer que a obrigatoriedade entrará em vigor antes da existência de legislação nacional sobre a mesma.

Grupo ETE potencia transporte fluvial de mercadorias no Tejo

A Navaltagus, empresa do grupo ETE, construiu um rebocador-empurrador, agora apresentado hoje aos jornalistas. A embarcação representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e permitirá operações em zonas de difícil acesso. As características deste rebocador-empurrador contribuem para “aumentar o valor económico do rio Tejo, ao tornarem esta via navegável de Lisboa até Valada do Tejo”.

PONTA DELGADA

Obras no porto começam com empreitada no valor de 9 milhões de euros

Intervenção de 41 milhões de euros no Porto de Ponta Delgada vai ser dividida em duas empreitadas. Governo prevê lançar concurso para a primeira em breve.

Administração do Porto de Lisboa presente em Workshop subordinado ao tema “Gestão de Dragagens”

Realizou-se sexta-feira, [17 de Junho], no anfiteatro do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA), um workshop subordinado ao tema “Gestão de Dragagens” que contou com a presença da APL. Este Workshop foi organizado pela Administração do Porto de Aveiro e pela Universidade de Aveiro, inserindo-se nas actividades que o “Grupo de Trabalho Aspetos Positivos das Dragagens” desenvolveu em Aveiro. 

DE 21 A 23 DE JUNHO

Jornadas de Engenharia Hidrográfica

O Instituto Hidrográfico organiza as 4.as Jornadas de Engenharia Hidrográfica, que decorrem na sua sede, em Lisboa, nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2016. O evento realiza-se na semana do Dia Mundial da Hidrografia, este ano subordinado ao tema “Hydrography - the key to well-managed seas and waterways”.

Aprovadas dragagens no Arade

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tomou já a decisão que permite à Administração dos Portos de Sines e do Algarve iniciar dragagens no Rio Arade. A intervenção responde às necessidades de desenvolvimento económico e turístico das actividades marítimas. Refira-se que nos dias 29 e 31 de julho realiza-se o Grande Prémio de Portugal do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de Motonáutica, uma prova relevante para a economia da região e que dará visibilidade internacional ao país. As dragagens no estuário do Arade envolvem um volume até 25.000 m3, e um investimento estimado de 200 mil euros.

AZAWARDS

Terminal de cruzeiros de Leixões distinguido com prémio internacional

O novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi distinguido com o prémio internacional de arquitectura e design da "AZAwards", tendo sido selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países.

De acordo com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), este prémio "vem reafirmar a excelência do novo Terminal, reforçando a sua notoriedade junto das maiores companhias internacionais de cruzeiros que têm vindo, de forma crescente, a considerar Leixões como paragem obrigatória, trazendo, dessa forma, cada vez mais visitantes para o destino Porto e Norte".

Porto de Setúbal recebe Embaixadora de Israel

A Embaixadora de Israel, Tzipora Rimon, visitou o Porto de Setúbal, no dia 16 de junho, tendo sido recebida pela Presidente do Conselho de Administração da APSS, Lídia Sequeira, no Edifício Sede da APSS, para uma reunião de trabalho sobre o porto, a sua capacidade instalada, as suas valências e as suas áreas de expansão.

SUBLINHA BRAGA DA CRUZ, PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO:

Adaptação das dragagens às exigências ambientais já foi assimilada

Realizou-se sexta-feira, 17 de Junho, no anfiteatro do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (UA), um workshop subordinado ao tema “Gestão de Dragagens”. Organizado conjuntamente pela Administração do Porto de Aveiro (APA) e pela UA, o workshop inseriu-se nas actividades que o “Grupo de Trabalho Aspectos Positivos das Dragagens”, constituído por entidades portuguesas e espanholas, desenvolveu em Avei¬ro, em encontro que se prolongou por dois dias (17 e 18 de Junho).

Governo aprova no dia 27 as primeiras candidaturas ao programa Mar2020

O Secretário de Estado das Pescas afirmou, na Figueira da Foz, que o Governo vai aprovar no dia 27 as primeiras candidaturas ao programa Mar2020. Em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita ao mercado municipal, José Apolinário disse que as candidaturas a serem aprovadas incluem apoios às organizações de produtores e valorização da internacionalização, entre outros projectos.
"Em dois meses foram apresentadas candidaturas de mais de 10 milhões de euros", afirmou.