Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CAMINHO DE FERRO CHEGA A PORTUGAL

Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso...

"Grande acontecimento, o caminho de ferro! A vantagem da sua construção em Portugal fora discutidíssima (...) era curioso ouvir nos serões lá de casa as diversas opiniões (...) a Nação ia gastar montes de libras e um país que possuía o Tejo e o Douro não precisava de mais nada. Os rios eram muito mais seguros e muito mais baratos (...) Em todo o caso, a maioria era pelo caminho de ferro (...) Chegou, enfim, o solene dia da inauguração (...) Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso. Finalmente avistámos ao longe um fuminho branco (...) Quando o comboio se aproximou vimos que trazia menos carruagens do que supúnhamos. Vinha festivamente engalanado o vagão em que viajava El-Rei D. Pedro V. O comboio parou um momento na estação de onde se ergueram girândolas de foguetes: vimos El-Rei debruçar-se um instante e fazer-nos uma cortesia (...)

Só no dia seguinte ouvimos contar certas peripécias dessa jornada da inauguração. A máquina, das mais primitivas, não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram e fora-as largando ao longo da linha (...) Passaram muita fome os que ficaram pelo caminho (...) semeados pela linha, só chegaram alta noite a Lisboa depois de variadíssimas aventuras (...) Até andou gente com archotes pela linha, à procura dos náufragos do progresso."

Testemunho da Marquesa do Cadaval (adaptação)

fonte







Artigos relacionados:

  • Chegou o comboio!
  • Sinal anunciador da vingança do Céu e da chegada do Anti-Cristo
  • Carris primeiro, comboio depois
  • Inaugurada a linha e a Estação do Caminho de Ferro de Fafe