Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATÉ 22 DE FEVEREIRO

Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo em Discussão Pública

O Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (POEM) encontra-se em período de Discussão Pública entre 29 de Novembro de 2010 e 22 de Fevereiro de 2011 (Aviso nº 24108/2010, publicado no Diário da República, 2ª Série, Nº 226, de 2010.11.22).

O POEM e o respectivo Relatório Ambiental encontram-se disponíveis, em formato digital, no Site Internet do POEM - http://poem.inag.pt/.

Esses elementos também poderão ser consultados, em formato de papel, durante as horas normais de expediente, no Instituto da Água, I.P. (INAG) ) – Avenida Almirante Gago Coutinho, nº 30, 1049-066 Lisboa, Telefone: 218430000; Telefax: 218430469.

Os interessados poderão apresentar os seus contributos por escrito durante o período de Discussão Pública, através do preenchimento de ficha disponível no referido Site, e enviá-la para a sede do INAG ou por correio electrónico para dov@inag.pt.

Durante o período de Discussão Pública terão lugar sessões públicas temáticas, em locais e datas a divulgar oportunamente, nomeadamente no âmbito dos transportes marítimos e portos, defesa e segurança, energia e exploração de recursos geológicos, conservação da natureza, pescas e aquicultura, turismo e desportos náuticos.

A elaboração do POEM foi determinada pelo Despacho Nº 32277/2008, de 18 de Dezembro (Diário da República, 2ª Série, Nº 244, de 2008.12.18), tendo como objectivos:

a) Efectuar o levantamento de todas as actividades que se desenvolvem nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição portuguesa, cartografando essas actividades e identificando o respectivo grau de dependência das comunidades locais e delimitar os espaços já consignados;

b) Ordenar os usos e actividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira;

c) Garantir a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marítimo no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial;

d) Definir os parâmetros de desenvolvimento sustentado de cada actividade e do espaço marítimo em que cada uma se poderá desenrolar;

e) Definir outras actividades passíveis de desenvolvimento a médio e longo prazo;

f) Fomentar a importância económica, ambiental e social do mar;

g) Definir as orientações para o desenvolvimento de indicadores de avaliação do desempenho sustentável das actividades marítimas e respectiva monitorização.

 

O POEM foi elaborado por uma Equipa Multidisciplinar, com representantes dos ministérios com assento na Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (MP; MDN; MAI; MEID; MADRP; MOPTC; MAOT; MCTES e MC) e coordenada pelo INAG, incluindo ainda representantes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira.

A representação do MOPTC foi assegurada pelo IPTM – Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., tendo, na preparação dos contributos sectoriais, contado com a colaboração das Administrações Portuárias do Continente.

FONTE: IPTM