Notícias

Sines Tall Ships Festival

Vídeos com as intervenções na cerimónia de abertura

Divulgamos os vídeos com a íntegra das intervenções na cerimónia de abertura do Sines Tall Ships Festival, a 28 de Abril. A cerimónia foi presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tendo ainda contado com a presença do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, da Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), Lídia Sequeira, e do Vice-Presidente da APORVELA, Rui Costa.

Para além da alocução da Ministra do Mar, o evento contou com intervenções do Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho; do Chairman da STI – Ross Mcdonald; do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas; do Presidente da Turismo do Alentejo – ERT, Ceia da Silva, e do Presidente da APORVELA, João Lúcio.

ESTE DOMINGO

Desfile Náutico do 160º aniversário da ANL

No âmbito das comemorações do seu 160º aniversário, a Associação Naval de Lisboa organiza este domingo, 30 de Abril. um desfile náutico. Parte às 16:00 da Doca de Santo Amaro, com passagem junto à Torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos, concluindo-se na Doca de Belém.
A cerimónia de encerramento da celebração do aniversário da ANL será presidida pelo Presidente da República. Entre os vários convidados de destaque, realça-se a presença da Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira.
 

PROGRAMA PORTO DE ENCONTRO | PORTO DE AVEIRO

Conferência «Ílhavo Terra Milenar», por Fernando Martins

Momentos da Conferência 'Ílhavo Terra Milenar', pelo Professor Fernando Martins, versando as Gafanhas, comunidade e povo, a sua formação e longevidade. Geografia, Demografia, História e Património.

Investigadores do Porto exploram o mar profundo

Resultado de uma parceria entre o CIIMAR e o INESC TEC, o projeto CORAL - Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors pretende desenvolver novas ferramentas tecnológicas e sensores capazes de operar em diversos ambientes marinhos, incluindo o mar profundo.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA NO FLICKR

Sines Tall Ships Festival – Cerimónia de Abertura

Divulgamos álbum com 32 fotografias registando a cerimónia de abertura do Sines Tall Ships Festival, a 28 de Abril. A cerimónia foi presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, tendo ainda contado com a presença do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, da Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP), Lídia Sequeira, e do Vice-Presidente da APORVELA, Rui Costa.

Para além da alocução da Ministra do Mar, o evento contou com intervenções do Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho; do Chairman da STI – Ross Mcdonald; do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas; do Presidente da Turismo do Alentejo – ERT, Ceia da Silva, e do Presidente da APORVELA, João Lúcio.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa de 29 de abril a 5 de maio

De 29 de abril a 5 de maio o Porto de Lisboa recebe 12 navios de cruzeiro – Serenissima, Marina, Le Boreal, Magellan, Freedom of the Seas, Seven Seas Navigator, Celebrity Silhouette, Visiono f the Seas, Queen Mary 2, Mein Schiff 3, MSC Magnifica e Seven Seas Explorer.

CPSI

Comunidade Portuária de Sines com programa radiofónico quinzenal

A Comunidade Portuária de Sines (CPSI) passou a dispor, a partir desta sexta-feira, 28 de Abril, de um programa na Rádio Miróbriga (102.7 FM).
Com periodicidade quinzenal, o programa terá emissão hertziana às 12 horas de sexta-feira, com redifusão aos sábados, à mesma hora.

A data de lançamento do programa inaugural foi escolhida tendo em conta o início, também a 28 de Abril, do “Sines Tall Ships Festival”, que integra uma etapa da “RDV 2017 Tall Ships Regatta”.
Jorge d’Almeida, Presidente da CPSI, é o convidado deste programa, espaço radiofónico destinado a divulgar a actualidade noticiosa das associadas da Comunidade Portuária de Sines.

ENIDH

EMBARQUE DE VERÃO NO NAVIO CREOULA

No período de 30 de agosto a 1 de setembro, a Marinha Portuguesa disponibiliza um período de treino de mar a bordo do navio Creoula para 46 alunos da ENIDH, o que corresponde à capacidade máxima do navio.

ECSA

Transporte marítimo continua a dar contributo sólido para a UE

Segundo os dados mais recentes da Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA), a indústria do transporte marítimo mantém o seu sólido contributo no espaço da União Europeia, empregando agora 2,1 milhões de pessoas e contribuindo para o PIB com 140 mil milhões de euros (quer de forma directa, quer pelas actividades conexas).

SINES TALL SHIPS FESTIVAL 2017

Ministra do Mar preside à cerimónia de abertura

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside à cerimónia de abertura da Sines Tall Ships Festival 2017, esta sexta-feira, dia 28 de Abril, às 17h00, no Porto de Sines.

Durante quatro dias, de 28 de Abril a 1 de Maio, a terra de Vasco da Gama será a capital marítima de Portugal e o palco da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

7ª Edição do Business2Sea / Fórum do Mar

A 7ª Edição do Business2Sea / Fórum do Mar decorre nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Congressos de Alfândega do Porto, e será consagrado ao tema geral “Tecnologias e Indústrias Oceânicas”.
A escolha do tema permite um alinhamento com as orientações estratégicas do Governo para o “Crescimento Azul” e tem por objetivo promover o envolvimento dos diferentes stakeholders – empresas, instituições de ensino superior, centros de I&D&T, instituições da Administração Pública e outras organizações de caráter associativo- na concretização da referida estratégia.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque para o Museu Marítimo de Ílhavo

No espaço da Comunidade Portuária de Aveiro, transmitido quinzenalmente na Rádio Voz da Ria, o destaque vai, desta vez, para o Museu Marítimo de Ílhavo. O espaço museológico conta já com 80 anos e a data vai ser assinalada ao longo de 2017 com uma série de actividades.

A próxima será em Maio, com um Festival de Cinema de Temática Marítima, o Mar Film Festival.

Navio-Escola Sagres inicia viagem de 2017 e só termina em Setembro

A cumprir 80 anos em 2017, o NRP Sagres largou esta quinta-feira de Lisboa para mais uma viagem que vai levar o navio português a diversos portos, nomeadamente no Brasil, Cabo Verde e França, e que só terminará a 9 de Setembro.

O primeiro destino da Sagres é Sines, porto inaugural da viagem, onde chega esta sexta-feira, dia 28 de Abril, por forma a participar no encontro de grandes veleiros – Tall Ships Regatta.

NO 1º TRIMESTRE DE 2017

LEIXÕES MOVIMENTOU 4,6 MILHÕES DE TONELADAS DE MERCADORIAS

O Porto de Leixões movimentou 4,6 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros três meses do ano,  o que representa um crescimento de 7%,  tendo só no mês de março registado um crescimento de 15% face ao período homólogo do ano anterior, anuncia a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Porto do Funchal com 13 escalas de cruzeiros previstas para Maio

Em Maio, o Porto do Funchal, na Madeira, deverá receber 13 escalas de navios de cruzeiro, com o TUI Discovery e o Aegean Odyssey a inaugurarem as escalas de Maio no porto madeirense, segundo informação publicada no site da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

Os grandes veleiros já estão a chegar a Sines

No horizonte da cidade de Sines já se vislumbram as velas de alguns dos mais belos veleiros do mundo, participantes no Sines Tall Ships Festival. Durante quatro dias, de 28 de abril a 1 de maio, a terra de Vasco da Gama será a capital marítima de Portugal e o palco da celebração de uma das mais épicas aventuras humanas: as navegações transoceânicas.

Presidente da República vai galardoar ISN

O Presidente da República anunciou publicamente que vai galardoar brevemente o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). A declaração foi emitida durante uma intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa no âmbito da recente cerimónia de celebração dos 125 anos do ISN, em Caxias.

Na mesma intervenção, o Presidente da República elogiou o papel do ISN e de todos aqueles que arriscam a vida para salvar outros e afirmou que “o nosso país constitui-se como um exemplo único de segurança e salvaguarda da vida humana no mar”. Recordou igualmente que em 125 anos, o ISN socorreu cerca de 9 mil embarcações e 550 mil pessoas, tendo salvo mais de 21 mil vidas.

ESTA QUINTA-FEIRA, 27 DE ABRIL, EM SETÚBAL

Workshop Profissões de Mar no Feminino

Esta quinta-feira, 27 de Abril, realiza-se, em Setúbal, o Workshop Profissões de Mar no Feminino. Promovido pelo Soroptimist Clube de Setúbal (associação sem fins lucrativos), conta com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal, Instituto Politécnico de Setúbal, MAR7, For-Mar, IEFP e Escola Profissional de Setúbal, oferecendo um painel de oradores de referência, expertise em várias áreas do cluster do Mar, disponível para partilhar ideias e experiências com uma audiência disposta a interagir e a encontrar novas oportunidades.

AÇORES

SEIS NAVIOS DE CRUZEIROS TRAZEM 13 MIL VISITANTES ATÉ AO FINAL DE ABRIL

Até sábado, dia 29 de abril, duas ilhas açorianas vão receber mais de 9 mil passageiros e 4 mil tripulantes. A maior azáfama deverá ocorrer precisamente esta quarta-feira, dia que Ponta Delgada recebe a visita do Brilliance of the Seas e a escala que assinala o fim da segunda viagem que o Serenissima efetuou no nosso arquipélago. Por seu turno, na cidade da Horta, o navio Zuiderdam visita o Porto da Horta, numa escala que deve trazer à ilha mais de 2700 visitantes.