Notícias

ESTE SÁBADO, 25 DE NOVEMBRO, 16H30

MINISTRA DO MAR INAUGURA 4 CENTROS DE OPERAÇÃO LOGÍSTICA EM LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, desloca-se este sábado, dia 25 de novembro, pelas 16h30, à Plataforma Logística do Porto de Leixões onde irá inaugurar 4 centros de operação logística.
 
A governante vai inteirar-se dos investimentos feitos pela APDL na Plataforma Logística que tem já várias empresas instaladas e em fase de instalação, e cuja capacidade de atração e fixação de agentes se reveste de uma importância fulcral para a economia regional.

Lídia Sequeira:

«Porto de Setúbal tem já o seu lugar no sistema portuário nacional»

Na sua intervenção de abertura dos trabalhos, Lídia Sequeira valorizou o papel que o Porto de Setúbal já tem no sistema portuário nacional e antecipou que o porto sadino deverá crescer em áreas como «o turismo e a náutica de recreio». E acrescenta que o novo terminal do Barreiro será a demonstração da «ambição» que se deve ter para o sistema portuário nacional.

ASSINATURA DO CONTRATO DE CONCESSÃO PARA UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS OFFSHORE SITUADA NO PORTO DE AVEIRO

Ministra do Mar preside à cerimónia

A Ministra do Mar preside, este sábado, 25 de Novembro, à cerimónia de assinatura do contrato de concessão para a construção e instalação de uma Unidade de Produção de Estruturas Metálicas Offshore situada no Porto de Aveiro.

O ato decorrerá na sede da Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), tendo início às 12H30.

O contrato integra-se na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária que o Ministério do Mar lançou há cerca de um ano, e que contempla a existência de Plataformas de Aceleração Tecnológica, e, de entre estas, o Cluster de Energias Renováveis Offshore.

Ministério do Mar e FLAD criam Programa Ocean Portugal

O Ministério do Mar e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) assinam esta sexta-feira um protocolo para a criação do Programa Ocean Portugal, numa cerimónia que contará com a presença de própria ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do presidente da FLAD, Vasco Rato, do Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, George Glass, e ainda de vários dirigentes da Direcção-Geral da Política do Mar, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Associação dos Portos de Portugal.

Ana Paula Vitorino marca 2 anos de Governo com várias iniciativas pelo País

 No âmbito das comemorações do 2.º aniversário do XXI Governo de Portugal, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino,promove no sábado, dia 25 de Novembro, um vasto conjunto de iniciativas em todo o País. Inaugurações e protocolos de cooperação vão marcar do dia.

Trata-se de iniciativas que concretizam medidas que visam o cumprimento da Estratégia do Governo para o Mar, a qual tem como “objectivos primordiais a protecção e preservação do oceano, o crescimento da economia azul assente num modelo de desenvolvimento sustentável de aproveitamento dos recursos marinhos, em linha com os compromissos internacionais assumidos por Portugal e contribuindo para a Estratégia Europa 2020, em matéria de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, refere uma nota de imprensa do Ministério do Mar.

Conferência “Porto de Setúbal | Uma solução para a região de Lisboa” – mais capacidade, maior competitividade”

O Porto de Setúbal participou [22 de Novembro], conjuntamente com representantes do tecido empresarial da região e das autarquias, na 3ª edição da Conferência da Comunidade Portuária, desta feita dedicada à temática “Porto de Setúbal | Uma solução para a região de Lisboa – mais capacidade, maior competitividade”, cujo objetivo foi debater e reafirmar as capacidades do Porto de Setúbal no sistema portuário nacional e, mais especificamente, na região de Lisboa, tal como referido pelo Presidente da CPS, Porfírio Gomes, nomeadamente no contexto dos investimentos anunciados na ferrovia e no aprofundamento dos canais de navegação para permitir a entrada de navios com maior calado.

Lynce de Faria (APS): «Teremos que olhar para o mar de maneira totalmente diferente»

«Os temas desta Conferência assumem especial importância no contexto portuário e em como tornar os portos mais eficientes na utilização e reutilização de recursos e na promoção de utilização de tecnologias que contribuam para a salvaguarda ambiental», admitiu o Vogal da APS na sessão de abertura do evento, enaltecendo algumas ferramentas adoptadas pelos Portos nacionais que vão ao encontro das temáticas nesse dia abordadas: «Dentro dos domínios da salvaguarda ambiental, realçam-se os exemplos da Janela Única Portuária, da Factura Única Portuária ou do Cartão Único Portuário».

DOMINGO, DIA 26

Concerto da Banda da Armada na Aula Magna – Entrada livre

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar vai decorrer, no domingo dia 26 de novembro, pelas 21h30, um concerto da Banda da Armada, na Aula Magna.

Com a Banda da Armada estarão presentes cinco grupos corais: o Coro dos Cadetes da Escola Naval, o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, o Coro da Universidade de Lisboa, o Coro Regina Coeli e o Coro do Tejo. Juntos prometem um serão de domingo com boa música, onde o mar será o tema em destaque.

APS RECEBEU REUNIÃO PLENÁRIA DO FÓRUM EMPRESAS PARA A IGUALDADE

No dia 21 de novembro, o Auditório do Porto de Sines foi o palco da 22.ª Reunião Plenária do Fórum Empresas para a Igualdade – O nosso compromisso (IGen), sob o tema do movimento HeForShe — porque devem ELES ser por ELAS. O Movimento HeForShe, criado por uma Entidade das Nações Unidas para as questões da Igualdade de Género, traduz um esforço global para a eliminação das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, ajudando homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa

Sábado, dia 25, encontram-se em porto o Queen Elizabeth e o Aurora. O Queen Elizabeth encontra-se a realizar um cruzeiro de 12 noites com início e fim em Southampton e escalas no Funchal, St Cruz de la Palma, Gran Canaria, Arrecife e Lisboa. O Aurora tem igualmente Southampton como homeport para um cruzeiro de 14 noites intitulado “Portugal, Canary Island & Spain” com escalas em Lisboa, Funchal, La Gomera, Puerto del Rosario, Ceuta, e La Coruna.

Ana Paula Raposo (AT) vê alfândegas focadas na «facilitação do e-commerce» e realça papel da JUP e JUL

O 16º Congresso da APAT contou, para além da presença de agentes ligados aos universos da Logística e da Tecnologias da Informação, com representação de uma das partes mais importantes no ciclo logístico: as alfândegas.

Neste caso particular, a presença de Ana Paula Raposo, Sub-directora geral da Área de Procedimentos Aduaneiros da Autoridade Tributária e Aduaneira, serviu para um complementar contributo às visões comerciais dos restantes oradores – numa exposição de ideias mediada pelo jornalista Nicolau Santos, Ana Paula Raposo abordou os desafios das alfândegas numa era de crescente desmaterialização de processos e emergência do e-commerce.

Eficiência hídrica do novo terminal de cruzeiros de Lisboa

O novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foi equipado pela OLI, ao nível dos espaços de banho e do sistema de drenagem de água pluviais.

A eficiência hídrica da infra-estrutura de 13.800m², da autoria do arquitecto João Luís Carrilho, será assegurada, nos WC’s, pelos autoclismos interiores “OLI 74 PLUS” e as placas de comando “Slim Mate” e “Slim Inox”, e na drenagem de águas pluviais, pelos sistemas sinfónicos “Triplus” e “Rainplus”, que permitem a reutilização hídrica.

PASSAGEIROS NO PORTO DE LEIXÕES CRESCEM 37% EM OUTUBRO

O Porto de Leixões registou, em outubro, um crescimento de 37% no número de passageiros, e de 23% no número de navios de cruzeiro, quando comparado com igual período de 2016.
 
Até ao momento, passaram pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões 94.137 passageiros e 96 navios, sendo que até final do ano é esperado que este número atinja os 100 navios de cruzeiro e 100.000 passageiros.

MINISTRA DO MAR:

Praia da Vitória é "fundamental" na estratégia nacional do abastecimento do GNL

A Ministra do Mar disse esta segunda-feira que o Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, nos Açores, é fundamental para a estratégia nacional ligada ao abastecimento com gás natural liquefeito (GNL).

"Esse porto é fundamental para a execução de uma estratégia nacional que tem a ver com o seu posicionamento logístico a nível do Atlântico ligado com o abastecimento do gás natural liquefeito (GNL)", afirmou Ana Paula Vitorino.

Patricia Bairrada | Responsável Marketing APRAM

Juntos somos mais fortes

Quando penso em interesses e vontades comuns, surge-me logo à cabeça um fórum onde as autoridades portuárias podem discutir os seus problemas abertamente e um espaço onde se conjugam os interesses do negócio da atividade portuária, ligada ao turismo de cruzeiros. Ao longo dos últimos oito anos as assembleias-gerais da MedCruise têm sido esse espaço, aquele em que participamos e saímos de lá com a convicção de missão cumprida.

BRAGA DA CRUZ, PRESIDENTE DO PORTO DE AVEIRO:

«Em Dezembro ultrapassaremos os 5 milhões de toneladas movimentadas»

2017 tem sido marcado pelo crescimento do movimento de mercadorias no Porto de Aveiro (APA, S.A.), com a obtenção de sucessivos records.

Sinal disso mesmo o facto de, no dia 14, se ter ultrapassado o movimento verificado em todo o ano de 2016, que foi de 4 541 514 toneladas.
“O excelente desempenho da APA neste capítulo específico vai por certo destronar o máximo de sempre, alcançado em 2015, máximo que se cifrou nas 4 656 103 toneladas”, afirma Pedro Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração da APA, acrescentando:
“A manter-se este ritmo, é mesmo provável que se venham a ultrapassar, ainda em Dezembro, os 5 milhões de toneladas, com um final de ano registando novo máximo na movimentação de mercadorias no Porto de Aveiro”.

APS recebeu a 3ª edição do Ciclo de Conferências do “Green Project Awards 2017"

O Auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 16 de novembro, a 3ª edição do Ciclo de Conferências do “Green Project Awards 2017”, um evento organizado em colaboração com o Ministério do Mar e que contou com o apoio da APS. Realizado no dia em que se celebra o Dia Nacional do Mar, o evento que se realizou pela primeira vez em Sines, contou, na sessão de abertura, com a intervenção de Duarte Lynce de Faria, vogal da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa em destaque na RTP 3

Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa em destaque no programa "As Horas Extraordinárias", da RTP3.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 18 a 24 de Novembro

Prevêem-se 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 18 a 24 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios porta-contentores, 5 navios carga geral single deck, 4 tanques, 3 navios mistos – carga geral/contentores, 1 carga geral multi deck, 1 graneleiro e 1 frigorifico.

Governo aproveita Dia Nacional do Mar para aprovar novos diplomas para a área

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, Dia Nacional do Mar, um conjunto de diplomas que concretizam o programa do executivo nesta área, e que visam a promoção da ciência e da economia do mar.

"Hoje é um dia extremamente importante, é o Dia Nacional do Mar, e por isso o Conselho de Ministros entendeu homenagear este dia com a aprovação de instrumentos estratégicos quer para a promoção da ciência ligada ao mar como da economia do mar", assinalou Ana Paula Vitorino, falando em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.