Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

CANDIDATURAS ATÉ 2 DE SETEMBRO

Concurso de Ideias de Negócio do Projecto Platicemar

Com o objectivo de, por um lado, promover o empreendedorismo e a inovação e, por outro, incentivar a criação de novos conceitos de negócio, o concurso pretende estimular a criatividade em sectores emergentes da Economia do Mar, apoiando o empenho das empresas e fomentando o desenvolvimento de startups.

Assim, até 2 de setembro, o Projecto Platicemar aguarda a entrega de candidaturas. A ideia vencedora terá um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

CARAPAU É BOA ONDA

Ministério do Mar quer incentivar consumo da espécie

O Ministério do Mar, liderado por Ana Paula Vitorino, quer “pôr os portugueses a comerem mais carapau”. Assim, a Docapesca — Portos de Lotas, tutelada por aquele Ministério, colocou, a 12 de Julho, uma campanha publicitária no ar para promover o consumo de carapau.

O carapau “existe com abundância todo o ano no nosso mar”, garante fonte da Docapesca, acrescentando que “é saudável e saboroso e pode ser considerado um verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso País tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.

Navio-escola Sagres visita pela primeira vez porto em Curaçao

O NRP Sagres atracou este domingo, 15 de julho, pela primeira vez na sua história de mais de 80 anos, em Willemstad, capital da ilha caribenha de Curaçao, país integrante do reino da Holanda.

A visita surge integrada no evento náutico de grandes veleiros denominado “Velas Latinoamérica Curazao 2018”, estando previsto o navio realizar uma série de atividades na companhia de nove emblemáticos veleiros, entre eles o navio brasileiro “Cisne Branco” e o “Eagle”, irmão gémeo da Sagres que atualmente pertence à Guarda-costeira dos EUA.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 20 de Julho

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 14 a 20 de Julho. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 navios de contentores, 6 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 mistos – carga geral/contentores, 2 tanques e 1 carga geral multi deck.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 16 a 20 de Julho

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 42 navios de mercadorias para o período de 16 a 20 de Julho. Por classificação: Ro-Ro: 6 | Porta-Contentores: 9 | Tanque: 4 | Petroleiro: 4 | Graneleiro: 4 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Transporte Especial: 1 | Navio Frigorifico: 3 | Transporte de Cimento: 1

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Ensaio geotécnico

Ensaio geotécnico para elaboração do projecto das obras da 1ª fase do prolongamento do Cais Comercial (Cais 5) onde hoje se encontra o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO, 1965 - 1971, APSS
"De entre as principais mercadorias movimentadas destacam-se, pelo seu crescimento, o fuelóleo, o cimento, os adubos, o cliquer, o gasóleo, a gasolina e a pasta de madeira.(...)"
 

Ministra do Mar no Quénia

Na visita oficial de dois dias da Ministra do Mar ao Quénia, foram aprofundadas as relações entre os dois países e analisadas potenciais áreas de cooperação em matérias relacionadas com os Oceanos.

Na visita a Nairóbi, Ana Paula Vitorino reuniu com a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Monica Juma, com o Ministro do Ambiente, Keriako Tobiko, com o Ministro da Agricultura e Pescas, Mwangi Kiunjiri, e com o Ministro dos Transportes, Infraestruturas e Desenvolvimento Urbano, James Macharia.

Do Algarve à Madeira, com o carro na bagagem

Eram cerca das 10h15 quando o ‘Volcán de Tijarafe’ atracou na cidade portuária de Portimão vindo do Funchal. À saída do navio, depois de 23 horas de viagem, Pedro Calado estava visivelmente satisfeito com o resultado: “Sentimos uma grande alegria das pessoas por terem esta possibilidade, muitas delas trouxeram viaturas. Foi um balanço muito positivo. A viagem correu muito bem, quer para dormir, quer para comer”, disse o vice-presidente do Governo Regional.

China-Europa: tráfego ferroviário de mercadorias dispara em 2017

Desde 2011, os comboios de mercadorias que ligam a China à Europa executaram mais de 9 mil viagens, de acordo com dados divulgados pela Corporação Chinesa de Caminhos-de-ferro. O ano passado foi o corolário dessa progressão.

V Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo - Inscrições abertas

A V Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se no dia 11 de agosto, voltando a ligar o Museu Marítimo de Ílhavo ao Navio Museu Santo André. Inserida no programa do Festival do Bacalhau, a prova decorre à noite, num percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Esta iniciativa cumpre objetivos sociais, revertido a sua receita a favor de uma instituição de solidariedade social do Município.

Áreas Marinhas Protegidas e defesa do Mar Português

Num debate com membros da administração pública, cientistas e economistas, promovido pelo Jornal da Economia do Mar, discutiram-se conceitos de conservação do mar e da natureza, como o do capital natural, estratégias para o fazer, como a das Áreas Marinhas Protegidas, e que papel devem ter as instituições nacionais e estrangeiras nesse domínio. Como seria de esperar, as opiniões não foram consensuais.

MADEIRA

OOM descobre planície de corais ao largo da Ribeira Brava

Dia 5 de Julho, investigadores do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) descobriram uma planície de corais profundos ao largo da Ribeira Brava e que constituem “espécies com grande valor ecológico e importantes indicadores climáticos”, revelou o OOM.

ATÉ 27 DE JULHO

Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo

O Programa Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo decorre até 27 de julho, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão, para crianças dos 6 aos 12 anos. As atividades são muito variadas e incluem jogos de grupo; atividades de expressão dramática, corporal e musical; oficinas de cozinha; exercícios de escrita criativa; entre outras.

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Navio acostado no antigo Cais 4 | 1974

Navio acostado no antigo Cais 4, onde se pode ver as fundações dos armazéns que viriam a ser construidos (hoje o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO), 1974, APSS

"Inserido no Projecto de execução do "Plano anual de obras e aquisições de equipamento", em 1974 foi levada a efeito a construção do armazém do Cais 4, o arranjo da zona de atracação de "ferry-boats", os melhoramentos nos pavimentos anexos ao Cais nº5 e a construção da via-férrea de acesso aos Cais nº 4 e nº 5.(...)".

Madeira vai receber os World Travel Awards em 2019

A Madeira foi revelada como anfitriã da Cerimónia de Gala da Europa do World Travel Awards (WTA) em 2019. O destino português, que conquistou o título de Melhor Destino Insular da Europa nos últimos cinco anos, vai aproveitar este evento para ampliar o seu perfil no cenário internacional.

RUI RAPOSO | ASSOCIAÇÃO DE ARMADORES DA MARINHA DE COMÉRCIO

Tonnage tax vai significar a sobrevivência do Registo Convencional

Os armadores nacionais estão satisfeitos com a implementação da tonnage tax, medida que não só irá trazer diversas vantagens competitivas para os “donos” dos navios, como para todo o setor e economia nacional. Em entrevista à Transportes em Revista, Rui Raposo, presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC) alerta para o perigo da instabilidade laboral nos nossos portos e aborda as principais tendências do shipping mundial.

Golfinhos-Roaz na Baía de Sines

Dois golfinhos têm marcado presença na Baía de Sines, para gaúdio dos locais, banhistas e turistas. Os golfinho foram identificados como sendo “Golfinho-Roaz". O Golfinho-Roaz, Golfinho-Nariz-de-Garrafa ou Roaz-Corvineiro (Tursiops truncatus) é a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro. Não somente por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também em função da sua distribuição ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta, com excepção dos mares polares.

Baía de Armação de Pêra pode vir a ser área marinha protegida

O recife natural existente na baía de Armação de Pera pode vir a tornar-se numa área marinha protegida. A proposta de classificação será feita pela Câmara de Silves, que pretende lutar pela preservação deste ecossistema subaquático que é considerado único por vários especialistas da Universidade do Algarve (UAlg).

Porto de Lisboa dá as boas vindas ao navio BILBAO BRIDGE

A 7 de Julho, o Porto de Lisboa recebeu o navio BILBAO BRIDGE, com 46444 t. de arqueação bruta, 268 metros de comprimento, 21 tripulantes e bandeira de Hong Kong.
O navio escalou pela primeira vez o Porto de Lisboa, proveniente do porto de Fos-Sur-mer, fazendo a escala inaugural do serviço AL6 em Lisboa, no Terminal de Contentores de Alcântara, seguindo viagem para o porto de Halifax no Canadá.

«Brexit» poderá ser oportunidade «excelente» para Portugal ganhar influência internacional

George Glass, embaixador dos EUA em Portugal, abordou o tema do papel do Porto de Sines enquanto hub continental de GNL (proveniente dos EUA) mas também o Brexit foi analisado, em entrevista concedida à agência Lusa. Para Glass, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá ser uma chance para Portugal ganhar mais peso internacional.