Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A 29 DE MARÇO

Porto de Setúbal recebe a II Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania

Realiza-se, a 29 de Março, no Auditório de Edifício Sede da APSS, SA, uma sessão temática, no âmbito da Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania, subordinada ao tema geral “Gestão do Risco e Alterações Climáticas” e que visa a reflexão da problemática do Risco no contexto da implementação do Quadro de Acção de Sendai 2015-2030.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PARA OUVIR EM PODCAST

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, no programa da CPSI na Rádio M24

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) conversou com o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, após uma visita, recente, ao Complexo Industrial e Portuário de Sines.
A importância do Porto de Sines, entendida pelo governante como a 'Jóia da Coroa' do país, o investimento da 'Indorama Ventures', a instalação da primeira Plataforma Logística na ZILD e a visão de Sines como um porto alternativo, foram alguns dos temas marcantes desta conversa.

Alunos da Escola Secundária de Palmela visitam o Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu, nos dias 12 e 13 de março, a visita de 116 alunos do 8º ano da Escola Secundária de Palmela, com o objetivo de conhecerem o porto, a sua importância para a economia da região de Setúbal, a sua organização, tipologia dos principais terminais e observar algumas das principais características das operações portuárias em diferentes modos de carga e as suas necessidades especificas em termos de mão-de-obra.

POR MIGUEL MARQUES

IMO Apoia Consórcio Mundial de Promoção da História Marítima

No dia 13 de março, em Singapura, Koji Sekimizu, Secretário Geral Emérito da IMO, e Kitack Lim Secretário Geral da IMO, abriram o primeiro Congresso Mundial sobre Legado Marítimo (World Congress on Maritime Heritage), demonstrando o aumento de prioridade que a IMO está a dar à História Marítima, colocando esta prioridade ao nível, da digitalização, da descarbonização, do comércio internacional, da proteção da vida humana no mar e da formação marítima.
Porque é que a IMO decidiu dar agora uma importância maior à história, num mundo em rápida transformação, onde a digitalização e a robotização estão a dominar os debates da indústrias?
 

A 6 DE ABRIL, NA FIGUEIRA DA FOZ

Banda «Heróis do Mar» recebe o Prémio Identitas Mare

A Banda «Heróis do Mar» foi distinguida com o Prémio Identitas Mare, galardão que será entregue na Gala de Entrega dos Prémios Excellens Mare.
A cerimónia realiza-se no dia 6 de abril, pelas 15h15, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Pretende-se, neste encontro, reconhecer o mérito e a excelência de entidades e personalidades que tenham desempenhado um papel marcante no desenvolvimento económico sustentável das atividades relacionadas com o mar.

PORTOS DE PORTUGAL COM PRESENÇA REFORÇADA

Intermodal de São Paulo inaugurada

A Intermodal South America, inaugurada esta terça-feira, conta com presença reforçada dos Portos de Portugal.

Continuando a aposta no reforço da imagem do setor portuário português ao serviço do comércio internacional, os Portos de Portugal participam, pela segunda vez, em conjunto e sob a égide da Associação dos Portos de Portugal (APP), na Intermodal South America, evento que assinala a sua 25.ª edição. Estão presentes os portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines, contando ainda esta participação com o patrocínio da AICEP Global Parques e do grupo Yilport em representação dos Terminais Yilport Lisboa (Liscont e Sotagus), Yilport Figueira da Foz, Yilport Setúbal (Sadoport), Yilport Aveiro e Yilport Leixões.

Endesa freta navio para transporte de GNL

Porto de Sines será ponto de paragem do «Adriano Knutsen»

Finalizado e pronto para a sua primeira jornada – o primeiro navio metaneiro fretado pela Endesa, com vista ao transporte anual de dois milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL), percorrerá os mares já no mês de Julho. O Porto de Sines será um dos pontos de passagem do navio ‘Adriano Knutsen’, adianta a Endesa.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Destaque para os records obtidos pelo Porto de Aveiro em 2018

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, começamos por destacar os resultados da movimentação de mercadorias no Porto de Aveiro. Os portos do Continente registaram em 2018 um volume total de carga de quase 93 milhões de toneladas, uma quebra de -3,5% face ao ano anterior, refere um relatório da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes.
No que diz respeito ao volume global de carga movimentada, apenas os portos de Aveiro e Faro registaram desempenhos positivos. É este o ponto de partida para o programa desta quinzena.
 

MILHAS NÁUTICAS, POR MIGUEL MARQUES

18 - 78

O Golfo da Guiné é uma região marítima muito relevante em termos de produção de petróleo e gás offshore. No seu conjunto, a soma da produção total offshore dos países costeiros do Golfo da Guiné dá a esta região o quinto lugar no conjunto dos produtores mundiais. Apenas a Arábia Saudita, Noruega, Qatar e Irão conseguem superar a produção offshore do Golfo da Guiné.

Portos portugueses esperam ampliar comércio marítimo com o Brasil

Representantes dos portos de Portugal consideram a América do Sul uma região estratégica para os seus negócios e esperam aumentar o comércio marítimo com o Brasil. A Associação dos Portos de Portugal (APP) estará presente novamente na Intermodal South America, que nesta edição acontece de 19 a 21 de março, em São Paulo. A APP reúne os principais portos portugueses, representados por nove administrações portuárias. Na feira, estarão presentes cinco delas: Porto de Leixões, Porto de Aveiro, Porto de Lisboa, Porto de Setúbal e Porto de Sines. Com o evento, a APP espera conseguir aumentar as trocas comerciais com o Brasil.

INCLUINDO MELHOR DESTINO DE CRUZEIROS

Lisboa de novo nomeada para os World Travel Awards 2019

Os World Travel Awards (WTA), considerados os Oscars do turismo, voltam a nomear Lisboa, a nivel europeu, desta vez em cinco categorias.Para esta 26.ª edição dos prémios, Lisboa concorre para "Melhor Cidade Destino", "Melhor Destino para City Break", e "Melhor Destino de Cruzeiros" da Europa. Também a Associação Turismo de Lisboa integra a lista de nomeados, para "Melhor Tourist Board".

DGRM participou na reunião da OIT sobre Recrutamento

Mulheres representam 1% do total da oferta global de marítimos em navios a nível internacional

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participou na Reunião Setorial sobre o Recrutamento de Marítimos e a Promoção de Oportunidades para as Mulheres Marítimas, realizada na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2019.

O relatório realizado pela OIT refere que a oferta global de marítimos disponíveis para serviços em navios que operam internacionalmente é de 1.647.500, representando os marítimos do sexo feminino apenas 1% deste total.

Turismo Náutico reforça a importância do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou, em Lisboa, a “importância acrescida” do mar no desenvolvimento do turismo dos Açores, reforçando a “relevância cada vez maior” do turismo náutico, um dos produtos prioritários do destino, definido pelo Plano Estratégico e de Marketing do setor.

MSC altera serviço Turquia-Canadá e destaca ligações directas de Sines a Liverpool, Gebze e Génova

A MSC – Mediterranean Shipping Company Portugal informa ter dado início «a uma alteração de rota no seu serviço Turquia-Canadá», através de uma missiva aos seus clientes.

O serviço ‘Canadá Express 1’, frisa a transportadora, continuará a escalar o Porto de Sines com serviço directo a Montreal (com 8/9 dias de tempo de trânsito estimado). «Destacamos como principais vantagens o serviço directo de Sines para Liverpool com 4 dias de tempo de trânsito estimado, o serviço directo de Gebze para Sines com um tempo de trânsito estimado de 10/11 dias e de Génova para Sines com um tempo de trânsito estimado de 6/7 dias», comunicou a transportadora marítima.

Porto de Setúbal «participa» no Azores Rallye 2019

Os carros de competição e viaturas de apoio, que incluíram dois helicópteros, participantes no Azores Rallye 2019 foram embarcados no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal [14 de março] tendo seguido para Ponta Delgada no navio ro-ro “Sea Amazon”, agenciado pela L. Branco – Navegação e Trânsitos, Lda, numa operação a cargo da Navipor e que contou com o apoio do Porto de Setúbal.

PASSADOS QUASE DOIS ANOS E MEIO

Navio «Ocean Victory» deixa finalmente o Porto de Aveiro!

O navio Ocean Victory, actualmente denominado Bassel K, deixou finalmente o Porto de Aveiro, depois de um longo período de dois anos e cinco meses parado no Terminal Norte à ordem do Tribunal Marítimo.
A saída do navio, esta quinta-feira, 14 de Março, é saudada pela Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), atendendo aos prejuízos causados pela demorada e forçada presença no Terminal Norte.

Portaria com modelo de gestão da quota de lagostim entrou em vigor

Entrou em vigor a Portaria que define o modelo de gestão da quota portuguesa de lagostim “nas zonas 9 e 10, definidas pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM), e na divisão 34.1.1, definida pelo Comité das Pescas para o Atlântico Centro Este (CECAF)”, conforme se lê no diploma.

Porto de Setúbal faz 1.ª operação de transhipment de veículos

Na sexta-feira, 15 de Março, foram carregadas 194 viaturas Volkswagen, modelo T-Cross, no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, naquela que foi a primeira operação completa de transhipment de veículos neste porto.

As viaturas da Volkswagen embarcadas no "Aquarius Ace", agenciado pela Portmar, têm como destino os portos de Antuérpia e Civitavechia para abastecer quatro países europeus: Finlândia; Holanda; Bélgica; Itália.

PROGRAMA DA CPA CELEBRA 5 ANOS A 20 DE MARÇO

Rádio Voz da Ria assinala a efeméride com uma semana de emissões especiais

O Espaço da Comunidade Portuária de Aveiro comemora cinco anos de emissões radiofónicas na quarta-feira, 20 de Março. Pelas ondas da Rádio Voz da Ria passaram perto de uma centena de programas neste quinquénio.
A estação emissora, que emite em 90.2 FM, assinala a data com uma semana especial de aniversário na qual se procederá à reposição de alguns dos programas emitidos.
A ouvir de 18 a 22 de Março.

31 Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Março

Prevêem-se 31 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 6 tanques, 5 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 ro-ro.
Destacamos esta semana o navio “FURNAS”.