Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Ministério do Mar com 127,9 milhões de euros em 2019

"A despesa total consolidada para 2019 do Programa Mar totaliza 127,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 79,8% (56,8 milhões de euros) face à estimativa de despesa total consolidada para 2018, com particular representatividade no orçamento de projetos do subsetor Estado e no subsetor dos Serviços e Fundos Autónomos", segundo o relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, entregue segunda-feira à noite no parlamento.

FUNDO AZUL APROVA 1,9 MILHÕES DE EUROS PARA NOVOS EMPREENDEDORES DO MAR

O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis. O pagamento dos financiamentos será atribuído até ao final do corrente ano.

Na totalidade, as cinco candidaturas aprovadas irão receber um valor de 1 891 149 €, correspondente a uma taxa de comparticipação média de 80,6% do investimento total. O Fundo Azul irá financiar os seguintes projetos para desenvolvimento da economia do mar:

AÇORES

Publicada resolução que aprova construção de cais de cruzeiros na Terceira

A resolução da Assembleia Legislativa dos Açores que aprovou, a 19 de Setembro, a construção de um cais de cruzeiros na baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, foi publicada dia 11 de Outubro em Diário da República.

Setúbal em foco: uma «Semana do Mar» feita de um mar de gente

O porto e a cidade de Setúbal proporcionaram o evento ‘A Semana do Mar’, que, iniciada no dia 9 de Outubro, integrou uma série de eventos, conferências, visitas, passeios de índole paisagística, regatas e baptismos de mar , tudo a fazer as delícias dos amantes do mar , do Estuário do Sado e do porto sadino.

Navios de cruzeiro no Porto de Lisboa até 21 de Outubro

De 15 a 21 de outubro o Porto de Lisboa recebe 12 navios de cruzeiro – Azura, Ventura, Costa Favolosa, Silver Whisper, Magellan, Sapphire Princess, Celebrity Silhouette, Star Breeze, AIDAsol, Variety Voyager, Astor e Clio.

Reino Unido investe em navegação autónoma

O Governo britânico, em colaboração com o Centro de Inovação de Robótica Marinha do Centro Nacional de Oceanografia, também britânico, atribuiu um fundo de 1,1 milhões de euros para desenvolver novas tecnologias para a navegação marítima autónoma e inteligente no Reino Unido, referem vários meios de informação internacionais.

DGRM participou no 10.º aniversário da EFCA

A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), participou nas comemorações do 10.º aniversário da European Fisheries Control Agency (EFCA), em Vigo. Inicialmente localizada em Bruxelas, esta agência europeia foi mudada para a cidade de Vigo em 2008, tendo tido como seu primeiro presidente o português Marcelo Vasconcelos.

MSC liga Porto de Sines à Ásia…através da ferrovia

A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Olicargo responsável por transporte especial terrestre até ao Porto de Sines

A Olicargo anunciou ter realizado um transporte especial terrestre de uma fábrica para produção de Ureia, desde as instalações do cliente até ao Porto de Sines, que teve como destino final a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América.

ÍLHAVO

Festival do Bacalhau de 2018 manteve padrões de consumo dos últimos anos

O Festival do Bacalhau de 2018 registou uma ligeira quebra nas refeições com 19850 servidas nas tendas quando a média dos últimos quatro anos estava em 20400, mas revela consumos na ordem das 10,6 toneladas.

As algas marinhas começam a ser o presente e podem ser o futuro

No último dia da Biomarine, os vários projectos apresentados e temas debatidos rondaram a questão da grande nova tendência que são as algas marinhas. Não só porque a escolha do consumidor está cada vez mais inclinada para as questões ambientais, como para a sua própria saúde, pelo que o mercado está a crescer muito rapidamente, principalmente o dos cosméticos, e da alimentação. Mas quais são os passos chave neste negócio? Obviamente há que saber lidar com as condições, pois é uma área sujeita à mãe natureza. Mas acima de tudo, estar a par das questões de sustentabilidade, qualidade e custo, foram as palavras-chave debatidas na passada Quinta-feira, último dia da BioMarine Business Convention.

NICOLAU SANTOS NA ANTENA 1

A greve dos estivadores e os interesses dos portos espanhóis

A greve dos estivadores, nas contas de Nicolau Santos. Espaço de comentário na Antena 1, que pode ouvir aqui.

Comunidade Portuária de Aveiro quer ligação ferroviária Aveiro-Salamanca

O Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro acredita que a criação de um terminal de contentores será uma etapa decisiva para manter os níveis de crescimento do Porto, e a ligação ferroviária Aveiro–Salamanca uma aposta para colocar Portugal nos trilhos europeus no transporte de mercadorias.

Cruzeiros trazem aos Açores este mês 20 mil passageiros e 9.300 tripulantes

Com a entrada do Outono, os Açores e, em especial, a cidade de Ponta Delgada, começam a receber algumas escalas de navios que normalmente passam o Verão sedeados na Europa e que nesta altura começam a regressar ao continente americano e em especial ás Caraíbas para a temporada de Inverno.

CE apresentou plano para uma bioeconomia sustentável

A Comissão Europeia (CE) apresentou um “plano de acção com vista ao desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e circular que beneficie a Europa a nível social, ambiental e económico”, no que será “um esforço de inovação para alimentar as populações e proporcionar-lhes água e energia limpas” e “dar um novo impulso ao emprego, ao crescimento e ao investimento”, refere a instituição europeia.

PSA Sines recebe mais quatro RTGs até final do ano

A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou que até final do ano vai receber mais quatro RTG’s (gruas de parque), perfazendo um total de 30 equipamentos de movimentação de contentores em parque.

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS, NO FÓRUM TSF:

«Não há uma linha no EIA a dizer que os golfinhos estão ameaçados»

«Não há uma linha no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) a dizer que os golfinhos estão ameaçados», afiançou Lídia Sequeira em intervenção no Fórum TSF desta sexta-feira.
Na sua intervenção, a Presidente da APSS desmonta, um a um, os argumentos mais veiculados pelos que se manifestam contra as dragagens no Sado.

 

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA APSS, EM ENTREVISTA À ANTENA 1:

Dragagens serão feitas por equipamento moderno e mais silencioso

Em entrevista ao Portugal em Directo da Antena 1, Lídia Sequeira, Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, esclarece que os trabalhos vão ser feitos por uma única draga. Equipamento esse, refere Lídia Sequeira, moderno e mais silencioso, tendo como preocupação reduzir os impactos junto dos golfinhos.

A Presidente do Porto de Setúbal refere também que vão ser retirados cerca de três milhões e meio de metros cúbicos de areia, cerca de metade dos valores que associações ambientalistas têm avançado.
A responsável recusa qualquer ligação entre as dragagens e a perda de areia das praias da Arrábida e anuncia um estudo sobre esse movimento das correntes marítimas.

Porto de Ponta Delgada vai duplicar área para contentores

O Porto de Ponta Delgada vai ser alvo de uma empreitada orçada em 32 milhões de euros que visa "melhorar a operação" da infraestrutura, responsável por 64% do movimento comercial dosAçores, anunciou o Governo Regional.
A revelação foi feita pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas na reunião da comissão eventual de inquérito ao setor público empresarial regional e associações sem fins lucrativos públicas, referindo que a obra pretende dar resposta ao que se prevê que seja o crescimento daquele porto no universo temporal de 10 a 15 anos.

Lixo da Malásia entre os mais de 200 quilos recolhidos em praia de Viana do Castelo

Lixo com origem na Malásia, Alemanha e Espanha está entre os 200 quilogramas recolhidos em 2017 na praia do Cabedelo, Viana do Castelo, no âmbito de um projeto de monitorização do lixo marinho, informa a Câmara local.

Contactada pela agência Lusa, fonte autárquica adiantou, com base em dados recolhidos pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, que entre os 200 quilos de resíduos constam "vassouras, molas da roupa, peças de fogo de artifício, seringas, tampões auriculares, frascos para análises clínicas, cotonetes, fita de identificação do hospital, entre outros artigos".