Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Ministra Do Mar Na Inauguração Da Feira De Cruzeiros Seatrade Cruise Med E Na Assinatura De Protocolos Com Moçambique E Egipto

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marca esta quarta-feira presença, pelas 09h00, na Cerimónia de Abertura da “Seatrade Cruise Med”, a maior feira de cruzeiros da região do Mediterrâneo e uma das maiores do mundo, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Mais tarde, pelas 12h00, é promovida uma Conferência de Imprensa, no Ministério do Mar (Algés – Oeiras) para a Assinatura do Acordo de Cooperação no Domínio dos Assuntos do Mar entre a República Portuguesa e a República de Moçambique, pela mão da Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e do Ministro do Mar, Águas Interiores e Pescas de Moçambique, Agostinho Mondlane.

Oficialmente Lançada A Wista Portugal - A Nova Associação Portuguesa De Mulheres Da Indústria Marítima

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta terça-feira à cerimónia de apresentação oficial da WISTA Portugal (Women’s International Shipping and Trading Association Portugal), uma Associação que tem a missão de atrair e apoiar Mulheres, ao nível executivo, nos setores de transporte marítimo, logística e do comércio marítimo internacional.

ESPO quer valorização dos portos no âmbito do CEF

A Secretária-Geral da Organização dos Portos Marítimos Europeus (Europe Sea Ports Organization, ou ESPO), Isabelle Ryckbost, entende que, no quadro do instrumento de financiamento Connecting Europe Facility (CEF), os portos precisam de mais do que os 4% do orçamento do mecanismo para os transportes que obtiveram nos últimos três anos.

Cimeira do mar com 300 encontros empresariais

São quatro eventos internacionais, com foco em matérias económicas, científicas e ambientais. Ao CM, a Ministra do Mar fala da importância de cada um destes eventos.

CIIMAR

Um mundo por descobrir abaixo da linha do mar

Com a sua sede localizada desde 2016 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o CIIMAR acolhe mais de 400 investigadores, muitos deles residentes estrangeiros, tendo vindo a conquistar crescente prestígio e visibilidade internacional.
Falamos de um centro interdisciplinar que foca a sua acção na investigação relacionada com as questões do mar e do ambiente.

Ministra Do Mar Deu As Boas-Vindas À Comunidade Marítima Internacional Para A Grande Semana Dos Oceanos

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deu esta segunda-feira as boas-vindas à comunidade marítima internacional, que está em Portugal até sexta-feira para um conjunto de três eventos de grande magnitude mundial relacionados com as várias atividades ligadas aos Oceanos – a Portugal Shipping Week, a Seatrade Cruise Med e o Oceans Meeting.

O discurso marcou o arranque oficial da Portugal Shipping Week, evento que fará do nosso país a «capital mundial do setor do transporte marítimo durante toda a semana», segundo as palavras de Ana Paula Vitorino.

Delegação da Portugal Shipping Week visitou Porto de Sines

Esta segunda-feira, 17 de setembro, o Porto de Sines recebeu a delegação da Portugal Shipping Week (PSW), dando início a um conjunto de eventos relacionados com o setor marítimo-portuário, que se realizam em Portugal, com foco na Economia, na Ciência e no Ambiente.

MIGUEL MARQUES (PwC):

Sal Novo – Estuário do Mondego (Figueira da Foz)

A cidade da Figueira da Foz percebeu muito bem que para além de tremendamente injusto, seria profundamente irracional esquecer toda uma cultura ligada a este extraordinário produto. A criação do núcleo museológico do sal é um sinal fantástico de como a antropologia, a sociologia e a museologia nos podem dar pistas importantes para o futuro. Preservando a memória e o legado do passado, os Figueirenses criaram uma nova dinâmica para as salinas do Estuário do Mondego, que envolve a museologia, a cultura, a sociologia da comunidade de Marnotos que ali se instalou e que tendia a desaparecer.

Energia das marés testada na Escócia

A Comissão Europeia (CE) aprovou recentemente mais uma fase de um projecto da Nova Innovation, com sede em Edimburgo, na Escócia – Enabling Future Arrays in Tidal (EnFAIT) –, cujo objectivo é promover a geração de electricidade a partir da energia das marés. Trata-se de um projecto de 20 milhões de euros que já vem sendo testado há um ano, e cujo design e desenvolvimento têm demonstrado sucesso, pode ler-se no comunicado oficial.

SINES

Repnumar instala Centro Logístico na ZILS

A Repnumar, face a avaliação realizada à sua actividade na ZILS, vai construir um Centro Logístico multiusos de recepção, parqueamento, reparação e expedição, consolidação e desconsolidação de contentores cheios e vazios e estacionamento e apoio à frota de viaturas ligeiras e pesadas. Este Centro compreenderá ainda uma área administrativa, uma estação de serviço com bomba de combustível e respetivas áreas de apoio, um Entreposto Aduaneiro, Logística de Palete e Armazenagem a céu aberto ou em área coberta.

LEIXÕES

Milhares viram os barcos no Terminal de Cruzeiros

As filas intermináveis marcaram o dia de comemorações. Navio-Escola Sagres reuniu maior número de visitantes e recebeu cadetes da Escola Naval.
A tradição do Dia do Porto ide Leixões reúne cada vez mais adeptos. E, apesar do vento, do frio e do nevoeiro não convidarem a passeios, sábado passaram 27 mil pessoas pelo Terminal de Cruzeiros.
 

«One Belt One Road» será rodízio de oportunidades para empresas europeias, diz a EU SME Centre

De acordo com o centro da União Europeia para pequenas e médias empresas (EU SME Centre), a mega-iniciativa chinesa One Belt One Road permitirá o surgimento de novas oportunidades económicas e estratégicas para as empresas europeias que interagem nos sectores infra-estrutural, marítimo, logístico, energético, dos serviços bancários e financeiros e também dos serviços profissionais.

PRIMEIRO SISTEMA DE LIMPEZA OCEÂNICA DO MUNDO

Rewatch System 001 lançado com sucesso no Pacífico

Após cinco anos de pesquisa e experiências, o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo foi lançado na Baía de São Francisco.

O sistema encaminha-se agora para ponto intermediário, entre 250 a 350 milhas náuticas no mar, onde será submetido durante duas semanas a testes antes de prosseguir a sua jornada em direcção ao Grande Depósito de Lixo do Pacífico, a 1.200 milhas náuticas da costa, para iniciar a limpeza.

Começa Já Esta Segunda-Feira A Semana Azul Em Que Portugal Será O Palco Internacional Dos Assuntos Do Mar

Começou a contagem decrescente para a semana em que todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! De 17 a 21 de setembro, o país receberá três dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES

Miguel Ângelo Mateus, Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines

O Comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines (em substituição), é o convidado desta emissão do programa da CPSI.

A missão da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), o seu efetivo, o patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial, a gestão e cooperação do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo e as missões específicas no Porto de Sines, foram alguns dos temas abordados nesta conversa com o alferes de cavalaria Miguel Ângelo Trindade Mateus.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Na encosta de Alfama a cidade constrói-se em anfiteatro, olhando o 'Mar da Palha". Na base da colina, na planura dos aterros da construção do Porto de Lisboa, no início do século XX, o edifício do novo Terminal de Cruzeiros ecoa e devolve-lhe esse olhar: um pequeno anfiteatro que, aparentemente, vira as costas ao rio e olha a cidade.

ARRANCOU A OBRA DE REPARAÇÃO DO QUEBRA-MAR DO PORTO DA ERICEIRA

Cumprindo as orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, de se proceder à reparação do Quebra-Mar do Porto da Ericeira, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) consignou a empreitada de recuperação do quebra-mar do porto da Ericeira, após realização do procedimento de contratação, pelo valor de cerca de 2.800.000 € (IVA incluído).

Plástico: o problema dos mares

Will McCallum, responsável pelos oceanos da Greenpeace do Reino Unido, escreveu um livro – Viver Sem Plástico -, onde expõe o problema, mas incide principalmente nas soluções. Aquele que denomina de “guia para mudar o mundo e acabar com a dependência do plástico”, pode ser uma das soluções para este grande problema cuja resolução pode e deve passar por cada um.

UNESCO, PARIS

Ministra do Mar na High-Level Scientific Conference

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, participou dia 10 na High-Level Scientific Conference, na sede da UNESCO, em Paris. A Conferência, organizada pela COI - Comissão Oceanográfica Intergovernamental e pela OCP - Ocean And Climate Platform, centrou-se no tema “From COP21 towards the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development [2021-2030]”.

MIGUEL MARQUES (PwC)

Reabilitar a Vida Marinha - Gafanha da Nazaré

Portugal tem o maior centro de reabilitação marinha da Europa, chama-se ECOMAR e localiza-se na Gafanha da Nazaré. O Centro resulta de uma excelente parceria entre a Universidade de Aveiro a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Porto de Aveiro, entre outros parceiros e apoiantes desta nobre iniciativa.