Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

25 navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Fevereiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 12 porta-contentores, 4 tanques, 4 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 carga geral multi deck e 1 ro-ro. Destacamos esta semana o navio “AS SELINA”.

DGRM acolheu reunião do Grupo das Águas Ocidentais Sul

Realizou-se na DGRM, a 12 de fevereiro, a reunião do Grupo das Águas Ocidentais Sul, que em 2019 é presidido por Portugal.
Esta presidência é levada a cabo pelo Ministério do Mar, através da DGRM, sendo o trabalho desenvolvido por administrações e cientistas de Portugal, Espanha, França Bélgica e Holanda, bem como pela DG MARE da Comissão Europeia, Conselho Consultivo das Águas Ocidentais Sul e Conselho Consultivo dos Pelágicos enquanto observadores.

PARA OUVIR EM PODCAST | ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA RÁDIO M24

Adelaide João Bernardino, Coordenadora da área ambiental do Porto de Sines

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio M24 (102.7 FM), de Santiago do Cacém, tem desta feita como convidada Adelaide João Bernardino, coordenadora da área ambiental do Porto de Sines que nos vai ajudar a compreender melhor o trabalho que é desenvolvido na área de jurisdição do Porto de Sines, tendo em vista a sua melhoria contínua.
O programa é emitido às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, no mesmo horário.

APRAM receberá 7,2 milhões de euros para equipamentos e reparação de cais

Segundo adianta o ‘Jornal Económico’, o Executivo da Madeira firmou contrato-programa que alocará um montante máximo de 7,2 milhões de euros para usufruto da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) – a verba será aplicada na compra de equipamento para o Porto do Funchal e para a requalificação de pequenos e cais.

Sabrosa inicia celebração de Fernão de Magalhães

Sabrosa deu o arranque este sábado às comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação protagonizada por Fernão de Magalhães com um seminário, o lançamento de um espumante do Douro e o espetáculo “Mar de Magalhães”.

DECRETO-LEI QUE ESTABELECE CONCEITO DE PORTO SECO APROVADO EM CONSELHO DE MINISTROS

Foi esta quinta-feira aprovado, na generalidade, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que estabelece o conceito legal de porto seco, definindo as regras, os procedimentos e a desmaterialização necessários para a sua implementação.

Esta era uma medida tida como prioritária pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e parte do Programa do XXI Governo Constitucional, potenciando a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário e assim aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional. Tecnologicamente, o novo conceito de porto seco assenta a sua funcionalidade na nova Janela Única Logística (JUL), ferramenta que vem digitalizar e facilitar os procedimentos de fluxo de mercadorias nos portos e nas suas ligações logísticas por rodovia e ferrovia.

Funchal quer mais competências na gestão marítimo-portuária e nas áreas de frente mar

A requalificação do Cais do Carvão foi uma das intervenções que vai permitir trazer valor acrescentado à Estação de Biologia Marinha do Funchal, através de ações de promoção do património cultural marinho, refere a autarquia.

Investigadores do Porto lideram consórcio que visa localizar redes-fantasma no mar

Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, lideram um consórcio europeu que visa, através de sensores, localizar as "redes-fantasma" que se perdem no mar e assim "reduzir o lixo", revela a responsável.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau

O XX Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, realizado na Casa da Cultura de Ílhavo, entronizou Pedro Abrunhosa como Confrade de Honra.
De registar também a entronização dos Confrades Efectivos (Alexandre Pinto - Prof. de Seguros, Aníbal Veiga - Capitão da frota bacalhoeira e José Esteves, Arquitecto) e dos Confrades de Honra (José da Rocha Castro - "Zé do Miguel", antigo pescador do bacalhau, e a Rota da Bairrada.
Recorde-se que a Administração do Porto de Aveiro é confrade honorário da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

IPMA: PROCEDIMENTO PARA REGULARIZAÇÃO DE 77 QUADROS SUPERIORES

Na sequência da orientação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ao Conselho Diretivo do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de serem desencadeados os procedimentos administrativos relativos ao programa de regularização extraordinária dos trabalhadores com vínculos precários na Administração Pública, foram abertos os concursos de regularização de 74 técnicos superiores e 3 especialistas de informática.

Recorde-se que, no final de 2018, já haviam sido iniciados os procedimentos de regularização de 14 assistentes operacionais ou assistentes técnicos.

Yilport desvenda o «sonho» de ter um milhão de TEU no Terminal Norte de Leixões

A cerimónia de apresentação do projecto de reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões, levantou o véu sobre a dimensão do «sonho» da Yilport para o futuro do complexo portuário nortenho: o discurso de Robert Yildirim vincou a importância basilar do porto para o portefólio turco e desvendou que a ambição passa também por revolucionar o Terminal de Contentores Norte.

AÇORES

Publicado concurso público internacional para aquisição de grua para o Porto da Casa, no Corvo

Foi publicado esta quinta-feira, em Diário da República, o anúncio do procedimento para o concurso público internacional com vista à “aquisição de grua todo-o-terreno de estaleiro (rough terrain crane)” para o Porto da Casa, ilha do Corvo, adianta comunicado da empresa pública Portos dos Açores.

Arquivo Histórico dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra vai abrir ao público em geral e à comunidade científica

Brevemente, as administrações dos portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra irão centralizar os arquivos intermédio e histórico dos três portos num único espaço, localizado na Baía do Tejo, no Barreiro. Esta centralização irá permitir que o acervo documental dos três portos sirva não apenas as respetivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica.

Ambiente dá luz verde a ampliações e novo terminal no Porto de Sines

A Agência do Ambiente deu luz verde, embora com condicionantes, aos projectos de ampliação do terminal XXI, o terminal de contentores do Porto de Sines, gerido pela PSA, de Singapura, assim como para um novo terminal de contentores, o Vasco da Gama, no porto alentejano. Este último vai ser concessionado após um concurso público internacional, tendo já diversos grupos chineses manifestado o seu interesse.

O Terminal XXI do Porto de Sines superou os números de 2017 em 2018, em matéria de carga contentorizada, valendo já 58% da carga movimentada em todos os portos do país.

Porto de Setúbal presente na 3.ª Edição do Leiria Centro Exportador

O Porto de Setúbal vai participar, no dia 26 de fevereiro, no Mercado de Sant’Ana, em Leira, na 3ª Edição do Leiria Centro Exportador com um espaço de expositor numa perspetiva de identificação de oportunidades e parcerias proporcionadas por contatos B2B, bem como através da presença da presidente do CA da APSS, Lídia Sequeira, como oradora na Conferência dedicada à temática “Valor da Marca Portugal no Mundo”.

REUNIÃO DA ESTAÇÃO NAÚTICA DE AVEIRO

No Museu da Cidade de Aveiro decorreu a primeira reunião de trabalho com os parceiros da Estação Náutica do Município de Aveiro, no seguimento do processo de certificação das primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal, que ocorreu a 16 de novembro, na Alfândega do Porto, da qual a Estação Náutica de Aveiro fez parte.

EM FOTOS E VÍDEOS

Baptismo do navio MEIN SCHIFF 2 em Lisboa

O novo paquete de cruzeiros MEIN SCHIFF 2 foi baptizado no Tejo na noite de sábado último, dia 9 de Fevereiro, numa cerimónia cheia de movimento, cores e emoção que projecta o Porto de Lisboa ainda mais na sua merecida grande qualidade turística e portuária.
 

VEJA A AUDIÇÃO NA ÍNTEGRA

Ministra do Mar no Parlamento: Aumento da competitividade portuária não pode passar pela precariedade

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, defendeu esta segunda-feira, 12 de Fevereiro, no parlamento, que o aumento da competitividade dos portos nacionais não pode estar associado ao aumento da precariedade e aos baixos salários.

"Um dos objetivos do Governo é a dignificação do emprego portuário. Não estamos a concorrer nem pela precariedade, nem pelos baixos salários, para o aumento da competitividade dos portos", disse Ana Paula Vitorino, numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Porto de Setúbal: Desempenho no roro em destaque

3228 viaturas movimentadas em 2 turnos

O Porto de Setúbal movimentou 3228 viaturas em 2 turnos na semana finda [2º turno de dia 4 e na madrugada de 5 de fevereiro], em operações de carga e descarga dos navios ro-ro Grand Spagna e Viking Diamond, agenciados pela Grimaldi e Portmar respetivamente, ambos operados pela estivadora Navipor, o que constitui um desempenho de relevo demonstrativo da capacidade operacional do porto neste tipo de carga.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Produção de sal em destaque

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a produção do sal. Esta já foi uma das principais actividades lagunares, concentrada especialmente nas marinhas de Aveiro. Actualmente, resistem cerca de uma dezena.

O turismo e a aquacultura têm ajudado a evitar a extinção das marinhas numa altura em que o sal já não é tão procurado.