Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Portugal Exportador | 13ª Edição

Novos mercados, mais e melhores produtos - o futuro da exportação

As exportações nacionais estão de boa saúde - até ao fim do ano devem chegar aos 45% do PIB - mas é necessário diversificar mercados e alargar a base exportadora. Foi esta a principal mensagem deixada na 13.ª edição do Portugal Exportador, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa. Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, defendeu a necessidade "de uma nova onda de crescimento das exportações", para que estas alcancem os 50% do PIB até meados da próxima década.

AUGUSTO MATEUS:

Economia do mar é «nova fronteira» para reinvenção do crescimento

O antigo ministro da Economia de António Guterres falava durante as jornadas "Economia do Mar em Portugal", promovidas pelo Millenium BCP e dedicadas à apresentação de um estudo sobre a Economia do Mar em Portugal, realizado a pedido do Banco pela equipa de Augusto Mateus.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 19 a 23 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 27 navios de mercadorias para o período de 19 a 23 de Novembro. Por classificação: Porta-Contentores: 1 | Petroleiro: 3 | Graneleiro: 1 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Tanque: 8 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1 | Transporte de Cimento: 1

ADSA visita o Porto de Aveiro

Integrada na actividade “O Mar Português”, trinta e oito Academistas de Aveiro fizeram uma visita de estudo ao Porto de Aveiro.
Foi durante a manhã do dia 26 de Outubro de 2018, que muitos Aveirenses tomaram conhecimento, pela primeira vez, com a realidade do Porto de Aveiro em plena laboração.

Porto de Setúbal recebe alunos do IST

O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de 25 alunos do IST – Instituto Superior Técnico, inserida no programa curricular da cadeira de Transporte Marítimo e Portos I, do Curso de Engenharia Naval.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2018

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Como identificar, coleccionar e eliminar o Plasticus Maritimus, agora em livro

Podemos ajudar a combater a poluição marinha “sem entrar em desespero”? Ana Pêgo, bióloga marinha responsável pelo projecto Plasticus Maritimus, juntou-se à editora infanto-juvenil Planeta Tangerina e criou um guia de campo para (salvar) o mar.

90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO

Estudo quer conhecer o papel das algas e das plantas marinhas nos ecossistemas costeiros

A Ria Formosa no Algarve foi o espaço escolhido por este projeto para estudar o impacto das plantas e algas marinhas no seu ecossistema.​Rui Santos, professor da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da mesma universidade, estuda o papel das plantas e algas marinhas no funcionamento dos ecossistemas costeiros.
Atualmente, o investigador quer usar este conhecimento para educar as pessoas sobre o impacto que estas plantas têm, não só no seu ecossistema, mas também sobre os benefícios que as mesmas podem trazer para a população local.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 17 a 23 de Novembro

Prevêem-se 22 escalas de navios de mercadorias para o período de 17 a 23 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 porta-contentores, 6 carga geral single deck, 4 mistos – carga geral/contentores 3 tanques e 1 graneleiro.

APDL promoveu Leixões e Viana do Castelo na 8.ª edição do «Business2Sea : Fórum do Mar»

A 8.ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar (que arrancou dia 14 e terminou esta sexta-feira), contou com a presença da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Ministra do Mar encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encerrou a sessão comemorativa do Dia Nacional do Mar 2018, organizada pelo Ministério do Mar no auditório do IPMA, esta quinta-feira.
A sessão contou com diversas apresentações, nomeadamente duas novidades tecnológicas. A de maior impacto foi a apresentação do novo portal BMar (Balcão Eletrónico do Mar - www.bmar.pt), uma nova plataforma online da DGRM que facilita, agiliza e desmaterializa diferentes procedimentos para os cidadãos e empresas.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Tiago Pitta e Cunha, Presidente da Fundação Oceano Azul

Nesta edição do "Porto de Encontro", destaque para a intervenção de Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, num Seminário realizado no Museu Marítimo de Ílhavo sobre 'Economia do Mar'.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES | PODCAST

StoryMap do Porto de Sines, na Rádio Miróbriga

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), que é emitido quinzenalmente na Rádio Miróbriga, de Santiago do Cacém, dá, nesta edição, destaque à disponibilização, na web, da aplicação “StoryMap do Porto de Sines”, que apresenta a evolução histórica desta infraestrutura portuária através de mapas, imagens, vídeos e textos que se revelaram importantes para a afirmação do porto no contexto nacional e internacional.

Publicado o Decreto-Lei que cria o novo regime jurídico da náutica de recreio

A 13 de Novembro foi publicado o Decreto-Lei n.º 93/2018, que cria o novo regime jurídico da Náutica de Recreio. Desta forma, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, dá mais um importante passo na concretização do mar como um desígnio nacional, nomeadamente numa área – a náutica de recreio – que tem registado grande dinamismo, tornando necessária a alteração do atual quadro jurídico da atividade – que estava até aqui enquadrada no Regulamento da Náutica de Recreio aprovado em 2004.

Flash Fiscal da pwc sobre a «Tonnage Tax»

O Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, explicado pela pwc.

Docapesca conclui instalação de escadas e defensas no Porto de Pesca de Matosinhos

A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a reabilitação das escadas e defensas nas pontes-cais nº1 e nº2 do Porto de Pesca de Matosinhos, que representa um investimento de 92 mil euros, parcialmente co-financiada pelo programa operacional Mar 2020, na sequência de empreitada iniciada em Outubro.

Governo dos Açores abre novo concurso para construção de navio de passageiros e carga

O Governo dos Açores vai abrir um novo concurso para a construção de um navio para o transporte marítimo de pessoas, viaturas e carga rodada no arquipélago.
O navio a construir, com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, segundo a resolução do executivo açoriano publicada em Jornal Oficial dos Açores, terá uma despesa até ao máximo de 48 milhões euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
 

«Tonnage Tax»

Publicado o Decreto-Lei que cria novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional

Foi publicado esta terça-feira, dia 13 de novembro, o Decreto-Lei n.º 92/2018, que define um novo enquadramento jurídico para a marinha mercante nacional, um tema definido como prioritário pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, com o objetivo de reforçar a competitividade da bandeira portuguesa.

Dragagem no Porto do Funchal custa 700 mil euros

Depois do anúncio do investimento de cinco milhões de euros para reforçar o manto de protecção da Pontinha, a APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira vai investir mais de 700 mil euros, acrescidos do IVA à taxa legal em vigor, para a dragagem entre o cais número seis e o cais número oito.

Secretário de Estado do Ambiente defende dragagens no Sado e Tejo

O Secretário de Estado do Ambiente está convencido de que as novas tecnologias e a capacidade da engenharia portuguesa vão permitir minimizar os impactes ambientais das dragagens previstas para os rios Sado e Tejo.
“Hoje em dia as tecnologias disponíveis permitem fazer esse trabalho” e lidar com “a problemática do risco”, disse Carlos Martins, acrescentando que “os engenheiros portugueses tem mostrado, ao longo dos anos, que tem capacidade para fazer obras de grande envergadura, de as fazer bem, e acautelando os valores ambientais que estão em jogo”.