Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

«O mar está a dar a Portugal nova oportunidade para se globalizar», diz Ministra do Mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, concedeu uma entrevista ao ‘Jornal Económico’, na qual abordou, entre variados temas, o paradigma da Economia Azul e as ambições de Portugal no contexto da iniciativa One Belt One Road, que integra a Nova Rota da Seda Marítima, garantindo que «500 anos depois, o mar está a dar a Portugal uma nova oportunidade para se globalizar e prosperar».

Lamaignere Cargo recorre à ferrovia para ligar Sines e Sevilha

Através de uma nova conexão ferroviária entre o porto português de Sines e o porto espanhol de Sevilha, a empresa de logística Lamaignere Cargo reforçou o serviço de transporte marítimo com o posicionamento na cidade andaluz, tanto para cargas como descargas.

Que tendências seguem os cruzeiros europeus?

De acordo com o Cruise Industry News Annual Report 2018-2019, as grandes empresas de cruzeiro europeias, apesar de circularem pelo mundo, continuam a preferir a Europa, especialmente o Mediterrâneo, o norte da Europa e as Ilhas Canárias.

A MSC Cruzeiros, por exemplo, tem 47,9% da sua capacidade na Europa, em comparação com os 21,9% nas Caraíbas, ou os 10,7% na América do Sul. Líder europeia, a companhia continua com muito mercado na Europa, ainda que vá para outros locais, como o Dubai, principalmente no Inverno.

FAROL DA PONTA DO PARGO, NA MADEIRA, É O MAIS VISITADO DO PAÍS. O DE AVEIRO É O NÚMERO UM DO CONTINENTE

Visitas aos faróis viram tendência de norte a sul

Rosa Neves, de 53 anos, vai contando os degraus que faltam para terminar a subida, que a faz parar a meio das escadas para respirar. "Olha eu ligeirinho, com 67 anos. Subia o dobro", brinca o marido, Ântimo Carvalho, uns degraus mais acima. Era quarta-feira e, por isso, o farol da Barra (também conhecido por farol de Aveiro) estava aberto, a título gratuito, como outros 27 no país. Rosa, Ântimo e a filha, Diana, residentes em Oliveirinha, Aveiro, nunca lá tinham ido. Assim, tiraram a tarde para um passeio e fizeram-se turistas no concelho vizinho. À semelhança deles, cada vez mais gente visita os faróis portugueses. Em 2017, as imponentes estruturas receberam mais 14,7% do que em 2016.

15 de Setembro é Dia do Porto de Leixões abrir as portas à comunidade

Este ano assinala-se a 10.ª edição do ‘Dia do Porto de Leixões’, uma iniciativa que abre as portas da infraestrutura portuária à cidade com atividades para todas as faixas etárias, das 10h00 às 19h00. A realizar-se no dia 15 de setembro, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estima receber mais de 25 mil visitantes.

Marina de Sesimbra

A Marina do Clube Naval de Sesimbra foi um sonho de muitos gerações, uma velha aspiração do Clube Naval e da Vila de Sesimbra. Equipamento fundamental para o desenvolvimento do Turismo e da Náutica de Recreio, não só no Verão, como ao longo de todo o ano. O porto, bem protegido por um quebra mar de 900m, está localizado a 2Km de Sesimbra. As marcas relevantes são o farol do Cabo Espichei e o farol do Forte do Cavalo.

VÍDEO

Oceanos: vamos ter mais plásticos do que peixe?

Todos os anos são produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico no mundo e 8 milhões despejadas nos oceanos. Para acabar com esta praga é preciso reciclagem, proibição de sacos e de talheres descartáveis, uso de bactérias e fungos e mudança de hábitos no consumo alimentar. Dois minutos e 59 segundos para explicar a invasão dos plásticos no mundo.

VÍDEO | IMAGENS CAPTADAS COM DRONE

Madrid Maersk, um dos maiores porta-contentores do mundo, no Porto de Sines

O Terminal de Contentores de Sines TXXI recebeu, a 3 de Agosto, a escala do navio “Madrid Maersk”, com capacidade para 20.568 TEU (contentores de 20 pés), que integra o top-10 dos maiores porta-contentores do mundo.
Veja o vídeo, imagens captadas com drone.

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Farol da Barra em destaque | Válvula Solar AGA

“Em Ílhavo acontece à sexta” dedicou a última edição ao Farol da Barra. A Câmara de Ílhavo promoveu, no Farol da Barra, mais um encontro temático, desta vez dedicado à Válvula Solar AGA. A Válvula Solar AGA é o resultado de uma aplicação da teoria à prática no campo da Física, que modernizou o funcionamento dos faróis em todo o mundo e é responsável pela atribuição do Nobel da Física a Gustaf Dalén em 1912.

UE busca maior «segurança energética» e vê EUA como parceiro ideal: conjugação perfeita para Sines

A conjuntura internacional poderá estar a sorrir para Portugal, e, neste animador contexto, o Porto de Sines, grande referência portuária nacional, está na pole position para tirar proveito das circunstâncias: se o crescente mercado do GNL já colocava Sines como um player incontornável quanto à comercialização desta alternativa, o acordo firmado entre os EUA e a União Europeia veio fortalecer ainda mais essa condição.

Havia 250 mil mestres e oficiais habilitados para navios da UE em 2016

Um relatório estatístico recente da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA, no acrónimo em inglês) sobre o mercado europeu de marítimos, revela que em 31 de Dezembro de 2016 existiam 174.780 mestres e oficiais com certificados de competência válidos emitidos por Estados membros da União Europeia (UE) e 87.802 com certificados emitidos por países terceiros. No total, são menos do que em 2015, refere o documento.

Nova plataforma de segurança marítima

Foi lançada, recentemente, pela companhia italiana Leonardo, uma plataforma online com um sistema de vigilância inovador, que fornece informações sobre a posição dos navios em tempo real, segundo comunicado oficial. Denominada, SEonSE (Smart Eyes on the SEas), esta pode ser acedida através de um computador ou de um smartphone.

PORTO DE SINES

«Objectivos a nível de carga deverão ser cumpridos», afirma José Luís Cacho

A vinda do colosso do mar Maersk Madrid, porta-contentores que escalou o Porto de Sines ao serviço da Aliança 2M, contou com a presença da Revista Cargo, para acompanhar ao detalhe as operações referentes ao imponente navio da Maersk Line, um dos dez maiores do mundo.

ANDREIA VENTURA

A cidade de Lisboa vista do Porto que a fez crescer

As condições naturais e geográficas propícias à actividade portuária fizeram com que se fixasse em Lisboa a capital do país. O engenho e o empreendedorismo fez com que o Porto de Lisboa seja hoje um dos maiores focos de produção de riqueza e emprego, com uma influência alargada à escala nacional A par do desenvolvimento de actividades turísticas. num País e numa cidade que está cada vez mais na moda, a área do Porto de Lisboa oferece espaço para movimentação de carga, uma actividade essencial para a economia e desenvolvimento da cidade e do País, funcionado como porta de entrada e de saída de mercadorias, ao serviço das indústrias da região e de todos aqueles que aqui vivem e são abastecidos através das mercadorias que entram e saem do Porto de Lisboa.

FAO

201 milhões de toneladas de peixe em 2030

A produção global de pescado vai continuar a crescer na próxima década, mesmo com a estabilização da pesca no estado selvagem e o abrandamento da produção em aquicultura, atingindo as 201 milhões de toneladas em 2030 (+18% do que actualmente), revela um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO na sigla em inglês).

Mais de 900 navios já têm depuradores a bordo

Até 31 de Maio, 983 navios já estavam equipados com depuradores (sistemas de limpeza de gases se escape dos navios, também designados scrubbers), avança a EGCSA,(Exhaust Gas Cleaning Systems Association). No entanto, a mesma associação não acredita que este panorama venha a vingar.

“Embora tenha havido um aumento na procura, e não sendo a capacidade do estaleiro um problema”, outras limitações se podem impor, como a “disponibilidade de experientes nestas instalações”, refere a EGCSA, em comunicado.

ESTREIA

Lisboa escolhida para cerimónia de baptismo de navio de cruzeiro

Mais um feito para o turismo nacional: Lisboa foi escolhida pelos alemães da Tui Cruises como a cidade anfitriã da cerimónia de baptismo de um navio de cruzeiro, o Mein Schiff 2, a 9 de fevereiro de 2019, revela o Porto de Lisboa.

Em comunicado, “a Administração do Porto de Lisboa, S.A. e a Lisbon Cruise Port congratulam-se com a escolha, pela primeira vez, da cidade de Lisboa para o batismo de um navio de cruzeiros acabado de sair de estaleiro”. Segundo o Porto de Lisboa, o evento “destaca a importância crescente da capital portuguesa como centro de cruzeiros”.

EEA Grants poderá financiar Observatório do Atlântico

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, revelou que o Observatório do Atlântico “deverá tomar a forma de associação privada sem fins lucrativos, com sede na Horta”, durante uma interpelação ao Executivo regional, na Assembleia Legislativa açoriana.

Segundo afirmou, “já existem identificadas várias fontes potenciais de financiamento, incluindo dois milhões de euros dos fundos EEA Grants” e já foi criada uma comissão instaladora, na qual os Açores estão representados pelo biólogo Frederico Cardigos.Já terão sido realizadas cinco reuniões, ouvidos vários investigadores e já existirá mesmo um esboço sobre o plano de trabalhos e modo de funcionamento do Observatório do Atlântico.

Livro «Caminho Português da Costa, Estudos» apresentado em Viana do Castelo

Foi apresentado, na sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal, o livro “Caminho Português da Costa, Estudos". A obra reúne artigos de seis autores portugueses: Carlos Brochado de Almeida, Ivone Baptista de Magalhães, Aurora Botão Rego, Deolinda Carneiro, Álvaro Campelo e José Augusto Maia Marques.

Farol de Leça da Palmeira passa a integrar Rede de Museus de Matosinhos

A autarquia de Matosinhos inform que o Farol de Leça "passa a ser o 13.º núcleo museológico a integrar a MuMa", salientando tratar-se de "um monumento que há décadas faz parte da memória coletiva dos matosinhenses e que se constitui como uma mais-valia histórico-cultural e turística".

Citando-o como "um dos edifícios mais visitados no âmbito do Open House Porto (OHP)" e um dos "ícones do concelho de Matosinhos", a autarquia explicou que a sua inclusão na rede museológica mantém as visitas guiadas às quartas-feiras, acrescentando a "possibilidade de desenvolver projetos educativos, através de oficinas e "workshops'".