Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ALBUFEIRA

Campanha alerta banhistas para perigo da queda de arribas

Os veraneantes que frequentarem as praias de Albufeira no próximo mês e meio vão ser alertados para o perigo de derrocada de arribas, ao abrigo de uma campanha nas 25 zonas balneares do concelho, anunciou a câmara.

Sob o lema 'Proteja-se das Arribas', a campanha de sensibilização está a percorrer as praias do concelho com elementos da Proteção Civil, da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira e dos Escuteiros da cidade e de Paderne, que distribuem aos banhistas panfletos a advertir para o perigo de estarem debaixo de uma arriba.

'Escolha a sombra mais segura... Arribas não são opção' é um dos conselhos que a Proteção Civil de Albufeira está a passar aos turistas e residentes que frequentam as praias e que, muitas vezes, se colocam debaixo ou junto das arribas para se protegerem do sol, apesar dos avisos de perigo à entrada.

Está é já a terceira edição da campanha, que se vai prolongar até 25 de agosto para procurar evitar acidentes como o registado em 2009 na praia Maria Luísa, em Albufeira, quando a queda de uma arriba provocou a morte de cinco pessoas.

"Durante os meses mais fortes de verão, a campanha vai percorrer todas as praias de Albufeira, informando acerca dos principais riscos existentes e alertando para as melhores formas de os prevenir e combater", refere a autarquia em comunicado.

O vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Quintino, frisa que, "independentemente dos avisos nas entradas das praias, das obras e contenções realizadas, dos derrubes controlados, é preciso alertar e sensibilizar as pessoas, despertando as suas consciências para um perigo que existe e que cabe a cada um evitá-lo".

As praias do município estão rodeadas por arribas, que, apesar da sua beleza natural, sofreram desgaste com a erosão provocada pelo inverno e estão em "situação de risco, que se traduz no perigo de derrocadas ou queda de blocos", alerta ainda o vereador.

"Deste modo, e porque a natureza é imprevisível, a Proteção Civil alerta para os fatores de risco e aconselha a respeitar a sinalização, para que todos possam desfrutar de uma praia em segurança", acrescenta.

A campanha estará a 21 de julho nas praias da Falésia, da Rocha Baixinha e do Barranco das Belharucas, percorrendo no dia 28 as praias do Castelo, Coelha, São Rafael e Arrifes.

A 04 de agosto, vai estar na praia dos Salgados, a 11 nas da Galé, Evaristo e Manuel Lourenço, a 18 nas de Santa Eulália, Maria Luísa e Olhos de Água e no dia 25 termina nas praias dos Pescadores e do Peneco.

fonte