Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

SARDINHA MONTEIRO:

Sagres: «Uma escola do mar para futuros oficiais»

 Actualmente, o navio-escola da Marinha de Guerra Portuguesa é, acima de tudo, um símbolo de Portugal no Mundo, onde quer que se encontre.

Em entrevista ao Expresso, o actual comandante, Sardinha Monteiro, lembra, no entanto, que "a sua principal razão de ser é funcionar como escola de mar para todos os cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha".

"Um navio-escola como a 'Sagres', um veleiro, permite logo à partida um melhor conhecimento dos elementos meteorológicos. Aqui, tem de se tirar partido do vento e da ondulação para navegar da melhor forma possível", explica.

Sardinha Monteiro entrou pela primeira vez a bordo da "Sagres" em 1988 como cadete da Escola Naval para realizar a habitual viagem no final do segundo ano, durante a qual treinou a navegação astronómica. Como qualquer outro cadete, o actual comandante também subiu aos imponentes mastros do navio escola para ajudar na içar as velas.
Velha senhora

A "Sagres" foi construída nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome "Albert Leo Schlageter". Era o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha alemã para combater na II Guerra Mundial.

No final do conflito, o "Albert Leo Schlageter" coube aos Estados Unidos da América como despojo de guerra, tendo sido cedido ao Brasil em 1948, onde passou a chamar-se "Guanabara", em homenagem à célebre baía do Rio de Janeiro.

Em 1961, a "Guanabara" foi vendida a Portugal por 150 mil dólares (cerca de 115 mil euros ao câmbio atual), graças, segundo a Marinha portuguesa, "à ação empenhada" de Pedro Teotónio Pereira, ministro da Presidência do Estado Novo.

Segundo a Armada, a atual Sagres teve dois antecessores em Portugal com o mesmo nome: um navio inglês que, em meados do século XIX, serviu como navio escola no rio Douro e um outro navio de construção alemã que foi incorporado como português em 1924.

Ao serviço de Portugal, a Sagres já cumpriu três viagens à volta do mundo e participou em eventos como a regata Colombo, em 1992, nas comemorações dos 450 anos da chegada dos portugueses ao Japão, em 1993, e nas celebrações por ocasião dos 500 anos do achamento do Brasil, em 2000.

Já percorreu nas suas missões uma distância equivalente a quase 27 voltas ao mundo e visitou 60 países, tendo passado no total 17 anos fora de Lisboa.


 







Artigos relacionados:

  • Navio-escola Sagres celebra 50 anos ao serviço de Portugal
  • Navio-escola Sagres ruma ao Brasil
  • Se calha a sorte para a Armada estreou em Lisboa a 1 de Abril de 1930