Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TERMINA HOJE, NO RIO DE JANEIRO

Navalshore 2011

Com cerca de 350 expositores de 15 países, decorre, no Centro de Exposição SulAmérica, no Rio, a Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, maior evento do género na América Latina.

A Navalshore 2011 termina esta sexta-feira, 5 de Agosto, devendo receber, segundo os organizadores, mais de 14 mil visitantes, entre eles autoridades dos governos estadual e federal e executivos da iniciativa privada.

Para a gerente da feira, Bárbara Nogueira, o interesse despertado pelo evento reflete o atual estágio de desenvolvimento da economia nacional e, em particular, da indústria naval e offshore brasileira, que vai definindo suas demandas e exigindo do mercado nacional e internacional uma pluralidade de serviços e equipamentos. Ela disse que o evento tem este ano um diferencial: reúne, pela primeira vez, um grupo de empresas nacionais e internacionais de grande relevância em termos de know-how e potencialidade de negócios.

O encontro é realizado no momento em que a indústria naval do país é estimulada pelas encomendas da Petrobras voltadas para a exploração e o desenvolvimento dos campos do pré-sal na Bacia de Santos. Contribuem ainda iniciativas como a da Transpetro, braço logístico da Petrobras, que vem implementando o Programa de Modernização e Expansão da Frota nacional de Petroleiros (Promef).

Com a encomenda de 49 navios, o programa possibilitou a construção de novos estaleiros e a modernização das unidades existentes. Com isso, o país tem atualmente a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral.

A frota de porta-contêineres também apresenta recuperação: somente em 2011, 181 navios de pequeno porte foram encomendados - mais que os 124 encomendados em todo o ano passado.

FONTE: PORTUGAL DIGITAL