Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ENLP promovido na Feira Internacional de Luanda (FILDA)

O segundo vice-presidente da Câmara Brasil-Portugal do Ceará e presidente da Câmara Brasil Angola no Ceará, Roberto Marinho, esteve na 28ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda) entre os dias 20 e 24 deste mês. Seu principal objectivo foi promover o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa (ENLP), que será realizado em Fortaleza (Brasil) em Outubro. Na sua agenda constaram reuniões com diversas autoridades presentes no evento. Roberto Marinho também aproveitou o Encontro para a Cooperação da China, que estava a ser realizado na capital angolana, para fortalecer o contacto entre o país oriental e demais presentes com o Brasil.

Entre as reuniões, destacamos a que ocorreu com Idalina Valente, ministra do Comércio da Angola, que se prontificou, em nome do governo daquele país, a dar todo o apoio possível dentro da agenda de seu gabinete. Entidades, como o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (Ipim), Instituto para a Promoção de Exportações de Moçambique (Ipex), Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Associação dos Executivos Brasileiros em Angola, Agência Nacional para o Investimento Privado, Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Câmara de Comércio e Indústria de Kuando Kubango e Associação Industrial de Angola, Liga dos Jovens Empresários de Angola também reconheceram a importância do ENLP e vão prestar seu apoio institucional, através de divulgação e participação no evento brasileiro.

Com a imprensa, a aproximação se deu a partir de entrevistas na revista Exame Angola, Televisão Pública de Angola (TPA), TV Zimbo, Semanário Econômico e revista Figuras e Negócios, entre outras publicações. Nas conversas foi citada a necessidade de aproximação entre a imprensa angolana e brasileira, especialmente a cearense, para que possa haver uma troca favorável de divulgação nos dois países.

Entre os objetivos do ENLP está contribuir para a aproximação e o intercâmbio entre os países da CPLP, de forma a intensificar os meios e as oportunidades. A expectativa é que o volume de negócios realizados tenha um incremento de 10%. Co-realizado pela Prática Eventos, o Encontro estima a presença de cerca de 300 participantes do Brasil e de países como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.