Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Angola reforça peso nas exportações das PME portuguesas

O mercado angolano tem assumido uma importância crescente para a economia portuguesa. As pequenas e médias empresas exportadoras que o digam. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Angola tornou-se, ao longo dos últimos três anos, no terceiro principal destino das exportações da PME e no primeiro fora da União Europeia (UE).

A pesquisa "O perfil exportador das PME em Portugal", que analisa o período de 2007 a 2009, revela que o mercado angolano era em 2007 o sexto destino das exportações destas empresas, subindo em 2009 para a terceira posição, assegurando 10,2% das vendas ao exterior das PME lusas.

A liderança continua com Espanha, para onde as empresas portuguesas de pequeno e médio porte exportaram 30,6% do total das suas vendas para fora de Portugal. França, com um peso de 14,8%, é o segundo maior mercado. Alemanha, com 8,7%, e Reino Unido, com 5,4%, estão igualmente na lista de principais destinos.

No período entre 2007 e 2009, os principais países parceiros das PME portuguesas exportadoras de bens foram Espanha, França, Angola, Alemanha e Reino Unido. Em 2009, o conjunto destes cinco países concentrava 69,6% do valor total exportado pelas PME nacionais, revela o INE.

Em 2009, existiam em Portugal 348.552 pequenas e médias empresas, representando 99,7% do total de sociedades do sector não financeiro e cerca de 59% do volume de negócios e do valor acrescentado bruto gerados neste ano. Do total de PME, cerca de 10% eram exportadoras, tendo contribuído com 40% para o volume de negócios total realizado pelas PME.

Além disso, o estudo do INE mostra que em média cada PME exportadora emprega mais que uma não exportadora: embora apenas 9,7% das PME vendam para fora de Portugal, 28% do pessoal ao serviço de PME está em empresas exportadoras.

FONTE: PORTUGAL DIGITAL