Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ALVES DOS REIS PRESO A 6 DE DEZEMBRO DE 1925

«SS ADOLPH WOERMAN» - O navio-refúgio do maior burlão português de todos os tempos

SS Adolph Woerman?! O que tem de especial este navio?
Pelo nome aparentemente nada mas se dissermos que foi o navio onde foi capturado o maior burlão português (de todos os tempos) - Artur Virgílio Alves dos Reis - muda completamente de figura.
Durante o ano de 1925, por investigações do mais importante diário da época, "O Século", foram surgindo afirmações e notícias, desde logo desmentidas por especialistas na detecção de notas falsas dos bancos, sobre a possibilidade da circulação de notas falsas em Portugal.

A atenção dos jornalistas do "Século" prendia-se com o facto do Banco de Angola e Metrópole andar a conceder empréstimos na ausência de circulação de moeda (por exemplo depósitos). Como emprestava sem receber? Com a agravante de os fazer com taxas de juros baixas.

Não havendo lugar à detecção de irregularidades, os boatos eram facilmente "anulados" com os resultados das auditorias (que nada detectavam) e com a possibilidade dos alemães estarem a tentar destabilizar Portugal para obter posições de privilégio em Angola.

As investigações jornalísticas não pararam até que em 5 de Dezembro de 1925, o jornal anuncia uma descoberta. Dava conta que o Banco de Portugal enviara para o Porto um inspector do Conselho do Comércio Bancário para averiguar os importantes depósitos efectuados pelo Banco de Angola e Metrópole em notas de 500$00 numa firma cambista chamada Pinto da Cunha. Relatou as difíceis tarefas dada a quantidade de dinheiro em causa. A persistência acaba por encontrar duas notas com o mesmo número de série nessa delegação. É então dada ordem para que todas as agências bancárias retivessem as notas e as colocassem por sequência numérica, resultando na detecção de imensas notas com números de série em duplicado a circular.

O Banco de Angola e Metrópole é confiscado e o autor da burla, Alves dos Reis, preso a 6 de Dezembro a bordo deste navio, o SS Adolph Woerman:

Companhia: Deutsche Ostafrika Linie, DOAL
Dimensões: 121,8 x 17,7mt
Velocidade máxima: 12Kn
Viagem inaugural: 15 Novembro de 1922
Passageiros e tripulação: 1ª Classe 100; 2ª Classe 57; 3ª Classe 134. Tripulação 134 elementos
Construção: Blohm & Voss (Hamburgo)
Retirado de serviço em 22 de Novembro de 1939

FONTE: REVISTA "CRUZEIROS"

PORTUGAL E O MUNDO EM 1925

1925 EM REVISTA SONORA - PROGRAMA "VIDA DOS SONS", EMITIDO PELA RDP

1925 em "Mulher Portuguesa - Álbum de Fotos do Século XX"